Por Stephanie Kim Abe
O CENPEC Educação tem acompanhado de perto os impactos da pandemia na Educação. Aqui no Portal, desde março temos dado muita atenção e pautado muitas questões que foram colocadas com o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais em todo o país.
Abordamos os desafios e limites do ensino remoto, sugerimos materiais, guias e cursos que poderiam ajudar neste período, mostramos como a pandemia tem afetado a comunidade escolar e a saúde emocional de educadores(as), e trouxemos práticas pedagógicas de educadores(as), e experiências de gestores(as) e secretarias que se desdobraram para manter o vínculo com os(as) estudantes e familiares.
Também acompanhamos a discussão da reabertura das escolas, em seus amplos aspectos: a necessidade de planejamento prévio e da participação da comunidade escolar, o olhar para educação inclusiva, a questão da infraestrutura e do cuidado para garantir uma escola saudável, a importância do acolhimento, e as possibilidades do ensino híbrido.
Com um futuro ainda incerto, é necessário continuar discutindo esse cenário complexo, ouvindo diferentes vozes da comunidade escolar e de especialistas para encontrar as melhores soluções, e refletindo sobre essas práticas e suas consequências para a garantia da aprendizagem e do direito à Educação de todos e todas.
É nesse sentido que o CENPEC Educação participa da campanha #Reviravolta da Escola. Realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, em parceria com diversas instituições, ela articula ações que buscam discutir as aprendizagens vividas em 2020, assim como os caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia.
Clique aqui para acessar a Campanha #Reviravolta da Escola
Conteúdos para pensar novos caminhos
A campanha conta com a parceria de outras instituições, como Fundação SM, Instituto Alana, Ashoka, Avante, Cenários Pedagógicos, Comunidade Educativa CEDAC, Flacso, Gol de Letra, Itaú Social, Instituto Rodrigo Mendes e Movimento de Inovação na Educação.
A ideia é que essas instituições abasteçam o site #Reviravolta da Escola com conteúdos referentes a temas-chave para a campanha, como:
- o risco de evasão escolar e a importância de estratégias concretas para combatê-la, como a Busca Ativa Escolar;
- a discussão sobre o ensino híbrido;
- o monitoramento da aprendizagem pelas redes de ensino;
- a infraestrutura das escolas;
- o diálogo com e a escuta dos(as) estudantes;
- a questão orçamentária e os investimentos necessários para preparar as escolas para o retorno;
- os desafios da alfabetização neste contexto.
Live de lançamento
O lançamento desta campanha acontece com uma live nesta sexta-feira (dia 27/11), das 10h às 12h. Com o tema “Reviravolta da Escola: qual o papel da escola neste contexto?”, o evento on-line terá a participação de Tereza Perez, diretora-presidente da Comunicade Educativa CEDAC; Helena Singer, vice-presidente da Ashoka para América Latina; Cristiana Berthoud, secretária de educação de Tremembé (SP); e Consuelo Almeida, gestora do CEMEI Salvador. A mediação será de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM Brasil.
Acompanhe a live pelo canal no YouTube ou pela página no Facebook do Centro de Referências em Educação Integral
Planos para 2021
Uma segunda live já está programada para o dia 09 de dezembro, também das 10h às 12h. A ideia é discutir os planos para o próximo ano, com o tema “Planejamento 2021: como as redes podem se organizar?”.
Estão convidados(as) profissionais especialistas de diferentes áreas para abordar questões como:
- a organização do orçamento e de recursos humanos;
- a estratégia de Busca Ativa Escolar;
- a questão dos espaços físicos das instituições;
- as particularidades da Educação Infantil.
Entre os(as) participantes confirmados(as) estão Karla Nascimento, secretária de Educação de Açailândia (MA), Carlos Eduardo Sanches, especialista em educação; Beatriz Goulart, arquiteta e educadora; Maria Thereza Marcilio, consultora associada da ONG Avante. A mediação será de Cleuza Repulho.
Veja também