Palavra de Criança: escola, família e comunidade unidas pela alfabetização na idade certa
Raimunda Alves Melo (UFPI) aborda o papel do coordenador pedagógico em programa de alfabetização piauiense. Entrevista publicada em 2015 na Plataforma do Letramento (Cenpec)
O desafio de promover a inserção de todas as crianças na cultura letrada, na idade certa, tem pautado muitas políticas educacionais, nas diferentes regiões do Brasil, com o intuito de criar as condições adequadas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da leitura, escrita e compreensão de textos, habilidades cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo. Esse é o objetivo principal do Programa Palavra de Criança, realizado desde 2009 com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância/ United Nations Children’s Fund (UNICEF) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí (Seduc).
Tendo por meta consolidar a alfabetização dos alunos das redes municipais até o 3º ano do Ensino Fundamental, o programa promove a formação de coordenadores pedagógicos para monitorar os docentes e gestores no processo de aprendizado da língua escrita. Além disso, realiza a avaliação das habilidades de leitura e escrita adquiridas pelas crianças, a quem concede um certificado atestando o estágio de aprendizagem em que se encontram. Uma importante característica do Palavra de Criança é a valorização do papel da família no processo educativo, o que é evidenciado pelas ações de estímulo à participação dos pais e outros familiares na vida escolar das crianças.
O Programa, que se iniciou pelas prefeituras de Teresina (Piauí) e de Sobral (Ceará), foi ampliado, desde 2012, a 188 municípios do Piauí. Para falar mais sobre esta proposta e sobre o papel do coordenador pedagógico nela, a Plataforma do Letramento entrevistou Raimunda Alves Melo, doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e consultora do Programa Palavra de Criança em 25 municípios piauienses.
Plataforma do Letramento: Quais são os objetivos e a abrangência do Programa Palavra de Criança? Raimunda Alves Melo: O Programa Palavra de Criança, implantado no estado do Piauí em 2009, pelo Unicef, tem por objetivo qualificar as equipes das redes municipais de educação para a implementação das políticas de alfabetização e letramento, visando garantir o direito das crianças de serem alfabetizadas e letradas na idade certa. O Programa tem se consolidado por sua relevante contribuição para a alfabetização de milhares de crianças piauienses, espalhadas por 188 municípios do estado.
PL: Quais são as principais linhas de ação do Programa e como ele repercute no cotidiano da escola, dos professores, estudantes e de seu entorno? RAM: O trabalho é realizado por meio da formação e do assessoramento aos coordenadores municipais de alfabetização, profissionais responsáveis pela articulação e implementação das ações propostas pelo programa no seu município. O Programa tem como principais eixos: organização da sala de aula, participação da família na vida escolar do aluno, formação dos diretores e coordenadores pedagógicos, e monitoramento das ações do plano de trabalho. No que diz respeito ao eixo “organização da sala de aula”, os coordenadores municipais são capacitados para fazer a formação continuada dos coordenadores pedagógicos e gestores escolares de seus municípios. O foco é a formação desses profissionais por serem eles que se encarregam de orientar os professores em relação ao trabalho com a literatura infantil, ao planejamento da ambientação da escola e das salas de aula, e ao estabelecimento de propostas pedagógicas que garantam a alfabetização e o letramento das crianças. Essa formação abrange estudos em três áreas da gestão: do ensino, da aprendizagem e das rotinas escolares.
PL: De que forma o coordenador pode promover a inserção das crianças na cultura letrada? RAM: O coordenador pedagógico é o profissional que, na escola, tem o importante papel de desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Sua principal frente de trabalho é a relação com a equipe docente. Por meio da formação, do acompanhamento e da reflexão sobre a prática de sala de aula, esse profissional garante a coerência da abordagem de cada educador com o projeto pedagógico da escola. Atua também no sentido de pesquisar e integrar as ações das escolas aos projetos culturais da comunidade, de modo a aproximar o ambiente escolar e os espaços dos quais as crianças participam além dos muros da instituição.
PL: Como é a atuação deste profissional no Programa Palavra de Criança? No Programa, o coordenador pedagógico é relevante na garantia de condições que assegurem a alfabetização e o letramento das crianças, pois ele é um orientador das práticas dos professores, estimulando-os a adotar estratégias metodológicas diversificadas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. É ainda um mobilizador das famílias e da comunidade, bem como um articulador das condições físicas e materiais em que se desenvolvem os processos de ensino e aprendizagem. Em relação ao ciclo da alfabetização, cabe ao coordenador favorecer a inserção das crianças na cultura letrada por meio da articulação das seguintes ações: formação continuada e orientação dos professores; acesso e utilização das obras literárias; e conscientização das famílias para estímulo ao letramento desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
PL: Como a formação oferecida pelo Programa pretende contribuir para que o coordenador pedagógico exerça bem seu papel? RAM: Ao ser selecionado ao cargo, o coordenador pedagógico recebe capacitação para identificar as diferentes demandas presentes nessa trama comunicativa e exercer seu papel com sucesso. Ao participar mensalmente dos encontros de formação continuada propostos pelo Programa Palavra de Criança, este profissional é preparado para discernir as diferentes instâncias pelas quais seu trabalho perpassa e atuar facilitando o desenvolvimento da escola, bem como os processos de ensino e aprendizagem, alfabetização e letramento dos educandos e de suas famílias.
PL: De acordo com a formação oferecida no Programa, como o coordenador pedagógico atua na orientação do trabalho dos professores alfabetizadores em sala de aula? RAM: No que se refere às práticas de leitura e escrita,todo o trabalho é organizado com base em uma rotina de sala de aula, na qual as crianças participam de atividades que estimulam os três pilares de ensino da língua: leitura, escrita e comunicação oral. O coordenador pedagógico auxilia os professores na definição das rotinas semanais e na elaboração de sequências e projetos didáticos que permitam a exploração da leitura e da escrita diariamente. Em relação ao trabalho com a literatura infantil, fornece subsídios teóricos e práticos que estimulem os educadores a trabalhar com os diversos gêneros textuais. Como parte da gestão das rotinas escolares, o coordenador se articula com o gestor escolar para garantir um bom acervo de textos e livros, bem como a criação de ambientes propícios para a prática diária de leitura e escrita. Durante todo o ano, as crianças participam de forma sistemática de atividades permanentes como: rodas de leitura, visita a bibliotecas escolares ou públicas, atividades de leitura e escrita por meio da utilização de recursos tecnológicos, criação de murais e painéis na escola, projetos de contação de histórias, chás literários, projetos com gêneros literários, entre outras atividades que proporcionem o prazer da leitura e da escrita, contemplando o uso social destas.
PL: Como o Programa Palavra de Criança estimula o envolvimento da família no letramento e na alfabetização dos estudantes? RAM: A participação da família na vida escolar do aluno é outro eixo importante do Programa. Para assegurá-la, o coordenador pedagógico atua no desenvolvimento de ações educativas e de articulação que visam integrar as famílias à vida escolar, para que elas garantam a frequência regular dos educandos e acompanhem suas atividades escolares. Por meio de encontros educativos mensais com as famílias, o coordenador pedagógico orienta a adoção de hábitos diários de contação de histórias para as crianças, empréstimos de títulos literários na biblioteca e estratégias de leitura em casa. Como forma de estímulo, os professores são orientados a planejar diariamente atividades envolvendo leitura, para que as crianças realizem em casa com os pais. O empréstimo diário de livros dos cantinhos de leitura, bem como as rodas de leitura no dia seguinte, têm sido importantes estratégias no estímulo à formação de alunos leitores, extensivas às famílias.
Assista ao vídeo que apresenta os objetivos e as práticas promovidas pelo Programa Palavra de Criança:
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.