Ações complementares à escola

-

Ações complementares à escola

Guia apresenta sugestões de trabalho para implementar a educação integral de crianças e adolescentes

Alimentação, moradia, saúde. esporte, cultura, lazer, artes, educação são direitos de toda pessoa. Quando se trata de crianças e adolescentes, nossa Constituição, em conjunto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabelece o acesso a esses e outros direitos como responsabilidade conjunta do Estado e da sociedade.

A realização desses direitos está intimamente ligada à formação integral de crianças e adolescentes. Para isso, é necessário atuar em duas linhas: fortalecer a escola pública para que ofereça educação de qualidade a todos; oferecer ações complementares a esta, principalmente junto a crianças e adolescentes de classes desfavorecidas, promovendo melhores condições de desenvolvimento e acesso à cultura e à informação.

Este Guia apresenta sugestões e subsídios para a realização de ações diversas com esse público, trazendo exemplos concretos de todo o país. O público-alvo são tanto gestoras(es) públicas(os) como dirigentes e executoras(es) de programas de instituições voltadas a crianças e adolescentes.

UNICEF; CENPEC. Guia das ações complementares à escola para crianças e adolescentes. 3. ed. São Paulo, 2002.

Olá, educadora(or)!

O Saberes e Práticas nasceu para apoiar sua jornada docente, oferecendo conteúdos que fortalecem o ensino e inspiram a transformar as salas de aula pelo país. Agora, queremos compartilhar uma atualização importante: esse ambiente será descontinuado a partir de 17 de abril, mas seguimos juntas(os) nessa caminhada!

Parte dos conteúdos estará disponível no site do Cenpec, e continuaremos produzindo e disseminando materiais em novos formatos e canais, sempre voltados à prática docente e à análise das políticas públicas educacionais.