Ações em rede: escola, família, comunidade

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Ações em rede: escola, família, comunidade

… a escola não opera sozinha, não dá conta de responder e
agir sozinha sobre os ganhos de aprendizagem que se esperam dela.”

Ações em Rede

A melhoria da educação depende de olhares e ações múltiplos, que envolvem diversas dimensões, setores, espaços e sujeitos. Entre estes, ganham destaque a comunidade e o território, como sujeito e espaço partícipes da coisa pública. Nesse sentido, é fundamental fortalecer o tecido social das comunidades, (re)construindo a confiança sobre as relações presentes nos territórios.

Com base nessas constatações, o caderno Ações em rede promove a reflexão e ação colaborativa entre escola, família e comunidade como caminho para a melhoria da educação pública e a efetivação do direito à aprendizagem para todos e todas.

CENPEC, FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN, Ações em rede: escola, família, comunidade. São Paulo, 2010.

Voltada a gestores de escolas, educadores e professores, bem como a técnicos do sistema público de ensino, a publicação mostra, por meio de relatos e experiências recolhidos em encontros de formação realizados
nos municípios paulistas de São Carlos, entre 2005 e 2007, e de Bebedouro, entre 2007 e 2009, a importância de envolver outros equipamentos sociais também estarem envolvidos na tarefa de atender às crianças e aos adolescentes.


Veja também

Publicação: A voz das famílias e a escola

Cadernos CENPEC: Escola, família e comunidade

Diálogos entre família e escola (entrevista com Susan Sheridan)

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O Saberes e Práticas nasceu para apoiar sua jornada docente, oferecendo conteúdos que fortalecem o ensino e inspiram a transformar as salas de aula pelo país. Agora, queremos compartilhar uma atualização importante: esse ambiente será descontinuado a partir de 17 de abril, mas seguimos juntas(os) nessa caminhada!

Parte dos conteúdos estará disponível no site do Cenpec, e continuaremos produzindo e disseminando materiais em novos formatos e canais, sempre voltados à prática docente e à análise das políticas públicas educacionais.