Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”

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Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”

Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.

Uma das principais referências em alfabetização no mundo, a pedagoga e doutora em Psicologia Ana Teberosky nasceu na Argentina em 1943, onde desenvolveu pesquisas sobre a aprendizagem da linguagem oral e escrita na educação infantil, como catedrática pela Universidade de Barcelona.

Seus estudos ganharam notoriedade nos anos 1980 com a obra A psicogênese da língua escrita, escrita em coautoria com a psicolinguista Emilia Ferreiro.

Nessa teoria, com base na própria experiência em escolas primárias, as duas pesquisadoras investigam como as crianças pensam e aprendem a ler e escrever. Suas descobertas reforçam o protagonismo das crianças na aprendizagem e destacam o papel do contexto social e cultural na alfabetização, ou seja, o contato com livros, a leitura em família e outras práticas letradas desde a pequena infância favorecem a aprendizagem da leitura e da escrita.

Ao longo de sua vida, Ana Teberosky desenvolveu diversos estudos sobre métodos e práticas de alfabetização em países de língua espanhola.

No Brasil, coordenou o projeto Trilhas, iniciativa do Cedac que tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades da leitura e da escrita em crianças de 4 a 6 anos.

Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização
Navegue pelo especial multimídia baseado na proposta de Magda Soares de alfabetizar letrando, em diálogo com a Psicogênese da língua escrita.

Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu no dia 1 de abril deste ano, republicamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.


Entrevista “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”

Ana Teberosky. Arquivo: Cenpec

Esta entrevista foi realizada em setembro de 2014. A conversa foi mediada pelo pesquisador Antônio Augusto Gomes Batista (Ceale/UFMG), então coordenador de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec e editor dos Cadernos Cenpec, e Beatriz Cardoso, diretora executiva do Laboratório de Educação.

De fala rápida, munida de papel e lápis com a ajuda dos quais construía seu pensamento, Ana comentou os resultados dos estudos que vinha desenvolvendo em escolas de Barcelona e as estratégias e métodos utilizados, com destaque para os jogos de linguagem. Sobre as polêmicas existentes no meio acadêmico brasileiro sobre o início da alfabetização já na educação infantil, Ana Teberosky reforçou que suas investigações se dão “no chão da escola”, o seu grande laboratório:

O destinatário do que estou fazendo, há muito tempo, é o professor em sala de aula, ou seja, o professor em interação com os alunos. Isto é o que eu estudo: o que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos? Esse é o meu objeto de trabalho.”

Ana Teberosky

📒 Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, 2014. Especial Formação de professores. Acesse aqui as outras matérias da publicação.


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