Cidade Adentro: Letramento Político e Educação Integral
Neste artigo, o educador José Luiz Adeve (Cometa) fala da relação entre educação de jovens e democracia, sustentabilidade e tecnologias
O homem não vê o universo a partir do universo, o homem vê o universo desde um lugar.”
Milton Santos
Pensar a cidade como forma sensível de civilização exige processos e itinerários socioeducativos que dialoguem com inovações cívicas. As comunidades que vivem realidades complexas de subcidadania necessitam ter acesso às inovações e tecnologias que dialoguem com o desenvolvimento e a qualificação de sua participação comunitária. Isso envolve aliar tecnologias de comunicação, interculturalidades, linguagens midiáticas e fluxos informacionais que permitam funcionalidades informativa, participativa e interativa, a fim de promover participação social, processo educativo e entendimento por parte das pessoas que vivem as vulnerabilidades provocadas por modelos ineficazes de desenvolvimento urbano, que até hoje não garantiram o direito desse público à cidadania.
Assim, desde 2008, trilhamos um caminho com adolescentes e jovens de São Miguel, zona leste do município de São Paulo, dentro e fora da escola com projetos de educomunicação, intervenção social, processos e ações voltadas à conexão dos espaços educativos com os territórios, com os lugares onde se vive. São adolescentes, jovens e educadores com os quais desenvolvemos juntos, habilidades e jogos arte – comunicacionais para provocar descobertas e estímulos sensoriais – ecossistêmicos nas linguagens audiovisual, literária, musical, poética e de reflexão histórica – política – social.
Assim, passamos a conviver com as possibilidades de produção de conhecimento alimentada por inteligências colaborativas, facilitadas também pelas tecnologias da contemporaneidade. Experimentações dentro e fora dos muros das escolas, modos e processos com finalidade “comunicativa – comunitária” organizados em sequências didáticas em sintonia com as atividades permanentes e ocasionais das escolas ou dos projetos, atividades nascidas e geradas nas descobertas dos jovens em relação aos campos de atuação, autorias e intervenções nos territórios físico e subjetivo.
Aprendemos nessa jornada que os impactos sonhados e projetados pelos jovens ao identificarem possibilidades da exercer ativamente a participação, o sentimento e a corresponsabilidade pela vida e pelo equilíbrio dos seres animados e inanimados de um lugar, num princípio de leitura do mundo, configura uma postura política. Isso sempre nos estimulou a prosseguir num caminho que identificamos talvez como transdisciplinar, o que, mais tarde, relendo Basarab Nicolescu (autor de Pedagogia da vida), propõe a consideração de uma realidade multidimensional, estruturada em múltiplos níveis, substituindo a realidade unidimensional, com um único nível.
Dessa forma, adentramos um aprendizado que passa a ter o direito à cidade como pressuposto fundamental, visitando e compreendendo a importância das plataformas colaborativas, do controle social e do “mangue ativo gerador” de propostas para mudar as múltiplas realidades, advindas do interesse, sobretudo dos jovens, em estudar o lugar onde vivem, compreender a cidade sistêmica e organicamente a partir de aprendizados sobre a função social e a organicidade do território e, nessa ambiência, provocar o olhar para a comunidade e para a escola pública, nosso objetos mais afetivo numa certeza de que a escola se reinventa sempre.
Seguimos assim um caminho que, além de constatar e intervir, remete a todos com os quais aprendemos e nos relacionamos conhecer com profundidade o real e o possível somado à necessidade da existência de lampejos utópicos numa dimensão política, entre os sonhos e o necessário para a redução das desigualdades. Esse caminho requer trabalhar com o altruísmo da reciprocidade, com o compartilhamento e o engajamento em rede, considerando o presencial e a ocupação cultural e pedagógica do espaço público, importantes “arregimentadores” de saberes, sentidos e de ideias.
Entendemos também que as tecnologias da contemporaneidade impulsionam a multiplicação de espaços e rodas para semear um ativismo com potência democrática e estética política que permitem estudar as causas da pobreza e o surgimento de uma nova forma de se educar e viver para a igualdade e equidade. Isso implica ter consciência de que é nosso corpo, nossos sentidos e ideias que movimentam a rede (autoria), de que habitar é mais do que estar aqui, ali, acolá, habitar é se relacionar, compor e entender o organismo da cidade e seu funcionamento para interagir e, consequentemente, voltar-se para uma cultura participativa e democrática.
Existem em São Paulo muitas experiências educomunicativas estimuladas, sobretudo, pela sociedade civil que dialogam com escolas públicas e territórios que provocam mais participação e ativismo comunitários. Nossas experiências na região de São Miguel e Itaim permitiram configurar um universo relacional de educadores e de educandos, colaboradores geradores de experiências, práticas e intervenções que dialoga com o ciclo autoral, também as recentes mobilizações dos jovens do ensino médio e, recentemente identificados com alguns itinerários formativos dos professores da rede municipal.
Assim, o que foi construído colaborativamente passou a contribuir para com as interações e relações entre as pessoas no sentido de fazer com que as potências juvenis, no nosso caso com uma metodologia que se identifica com os conceitos da educomunicação, possam comungar propostas e discuti-las. Para tanto, o Galpão de Cultura e Cidadania teve papel preponderante, pois abrigou desde 2008, um verdadeiro laboratório real e, sobretudo, encontros entre as escolas do Projeto Jovem Comunica, para que as trocas, o compartilhamento e um ativismo coletivo pudessem ser percebidos por todos, frutos do trabalho de educadores da Fundação Tide Setubal no chão das escolas com grupos híbridos de educadores e educandos.
Muitas das 23 escolas com as quais nos relacionamos ao longo desses oito anos desenharam a cada encontro uma rede de comunicação e de produção de conhecimento compartilhados sobre seus territórios e saberes, com suas intervenções e exemplaridades. Os momentos vividos e as experiências fortaleceram nossas intenções de levar adiante um desejo de dialogar ainda mais com as escolas públicas de São Miguel, numa perspectiva possível de investir num movimento que permita contribuir para um movimento epistemológico da periferia para o centro, compartilhando os saberes com a cidade.
Hoje participamos do processo de provocar o pensar e o agir para o fortalecimento da escola pública, por meio das formações de educadores dos ciclos Interdisciplinar e autoral, aprendendo muito com educandos, educadores e gestores. E há dois anos um grupo de jovens do Projeto Intermídia Cidadã, participantes ativos das ações de mobilização comunitária no Jardim Lapenna, suas intervenções arte – comunicacionais no espaço público, verdadeiros colaboradores das ações nas escolas públicas e nas ruas de São Miguel do que passamos a chamar de letramento político, em meio ao desenvolvimento de habilidades e de conhecimento em sintonia com intencionalidades de sustentabilidade social, beneficiados por uma política pública municipal de transferência de renda, bolsa-trabalho, idealizaram um aplicativo denominado “Cidade Adentro”, que tem como proposta incentivar os debates virtuais a cerca do encaminhamento das políticas públicas e oferecer informações sobre a esfera política de uma cidade.
Mesmo que esse projeto não seja materializado, o processo de criação foi vivido com ações e estratégias protagonizadas por esses mesmos jovens na relação com a comunidade, também por meio, do que denominamos, letramento político. Essa ideia dialoga com tecnologias digitais e com telefonia celular pela sua ubiquidade, uma verdadeira proposta de mídia cívica com potencial para interagir com a cidade e exercer um papel preponderante para disseminar a cultura da participação na polis.
Essa cocriação juvenil despertou o interesse de atores que tem como viabilizar tecnicamente seu desenvolvimento, o processo de disseminação / difusão e a dinâmica participativa que advém de suas possibilidades. Quiçá um dia, pelo menos, possa ser considerado uma semente e colaborar para uma finalidade voltada ao desenvolvimento de localidades da periferia paulistana. Esse é um dos frutos dessa caminhada, o qual pode despontar, porém tantos outros olhares, significados, impactos e frutos já despontaram, como por exemplo, jovens que estão na universidade estudam e se aprofundam em questões que vivenciaram nas ações e provocações educomunicacionais identificadas com o desenvolvimento humano.
Os jovens do Projeto Intermídia Cidadã, lá do Jd Lapenna, seguiram seus caminhos, porém deixaram um legado e uma experiência de que educar é mais do que aprender e ensinar é saber intervir. Como disse o geógrafo Milton Santos: “O homem não vê o universo a partir do universo, o homem vê o universo desde um lugar”. Olhando para o território em que vive sob a perspectiva dos direitos, desejamos, sempre, que a comunidade torne-se protagonista da sua luta por direitos, verdadeiros agentes transformadores da própria história.
Sobre o autor
José Luiz Adeve, o Cometa, é educador, comunicador, escritor, poeta, músico, atuando como coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária na Fundação Tide Setubal.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.