Artigo da pesquisadora da FE-USP Sabrina Paixão discute o papel das HQ na formação de leitores. Publicado originalmente na Plataforma do Letramento em 2016
Por Sabrina da Paixão Brésio*
E você, lia? Provavelmente. Em algum momento já deve ter folheado um gibi da Turma da Mônica por aí, ou passado os olhos em tirinhas do jornal, enquanto os adultos liam as “notícias sérias” sobre o resto do mundo. Ou quem sabe você teve aquele tio, primo, irmão, vizinho que tinha sagrados volumes do Homem Aranha ou do Batman? Você pedia emprestado, ou se resignava a ler junto, sob o juramento de nunca amassar os cantinhos das páginas?
Talvez você assistisse a desenhos animados japoneses e quem sabe colecionasse mangás, explicando para todos que se lê de trás para frente mesmo. Aposto que já teve um livro didático e, entre as diversas atividades para responder, havia uma tirinha da Mafalda, ou do Calvin.
A questão é: de um jeito ou de outro, esses quadradinhos ilustrados com balões surgiam à frente de seus olhos. Mas foi há muito tempo, você pode dizer. Ah é? E por que, perguntaria eu, em uma conversa despretensiosa, como esta.
Por que deixou de ler quadrinhos? Quando eles deixaram de fazer parte de seu repertório de leitura? Calma, antes de responder, proponho outra pergunta: os quadrinhos realmente deixaram de fazer parte de seu cotidiano?
Hoje você é um/a adulto/a, com uma profissão, digamos, professor/a. Ou já tem filhos, ou convive com crianças e adolescentes. É provável que já tenha presenciado o fascínio que os quadrinhos despertam neles, seja como incentivo à leitura, como veículo de alfabetização, como ponte para a socialização. O cinema e a televisão estão inundados de filmes e séries que fazem referência a heróis e heroínas dos quadrinhos.
As HQ estão em evidência. Ampliou-se substancialmente o número de editoras que começaram a publicar quadrinhos, o número de eventos sobre o tema, a exposição nas lojas, o destaque nas livrarias on-line, os editais de fomento e financiamento coletivo. Até mesmo o número de eventos acadêmicos sobre o tema cresceu pelo país. E tudo porque, enfim, existem aqueles que não pararam de ler quadrinhos na infância. E há todos vocês, que estão começando a ler quadrinhos agora, ou retornando a eles agora. Seus alunos estão levando estes quadrinhos para a sala de aula, leem e conversam sobre heróis e heroínas na hora do intervalo (e possivelmente na aula também).
Lancei uma pesquisa on-line, por meio da qual pretendo obter um panorama mais diversificado de como as pessoas começaram a ler quadrinhos, quais as suas memórias com esse material e que caminhos haviam tomado: ainda leem quadrinhos, ou deixaram de ler? O que acham dos quadrinhos em sala deaula? Até o momento recebi 94 respostas, de diferentes partes do país, e os resultados parciais foram que 91 pessoas identificaram que a leitura de quadrinhos na infância contribui para sua formação pessoal e enquanto leitor/a; 85 pessoas ainda leem quadrinhos; e por fim, quando perguntados “Com relação ao ensino regular, o que pensa da presença de quadrinhos na escola?”, as respostas foram unânimes.
Todos afirmaram que a presença dos quadrinhos na escola é fundamental. As ressalvas são: desde que bem aplicados; desde que com qualidade; desde que o professor saiba lidar com essa linguagem, entre outras.
Passamos a bola para os educadores. Como trabalhar quadrinhos em sala de aula? Bem, minha resposta a isso sempre é a mesma: apropriando-se da linguagem, conhecendo-a, mas, principalmente, reconhecendo as histórias em quadrinhos como expressão de arte, nem inferior ou superior às demais. As HQs têm uma linguagem própria, com profundas percepções de utilização de espaço, tempo, dimensão, cor, texto, imagem.
Na formação docente, a presença dos quadrinhos é mínima, mas existe e está se expandindo. Para você que deseja empreender esta jornada por conta própria, há disponível uma variedade de obras teóricas e introdutórias de grande qualidade de pesquisadores nacionais e estrangeiros. (Quer uma lista? Envie-me um e-mail.**)
Mas antes de debruçar-se sobre leituras e leituras teóricas, deixo aqui um fio de Ariadne. Sente-se, feche os olhos e faça uma viagem para dentro: recorde-se de suas memórias pessoais com os quadrinhos, tente se lembrar de quando foi a primeira vez que folheou um, onde, quem estava com você, qual era a emoção que isso lhe causava. Que marcas deixaram em sua vida, em seu caminho.
Você pode se surpreender ao perceber como a presença da escola é persistente, e talvez você tenha sido alfabetizado com a ajuda de HQ. Não é incrível que agora você esteja lendo este texto muito por conta dos quadrinhos? No final, você percebe que eles sempre estiveram com você, e que na verdade é simples ofertá-los aos demais. É por aí que a jornada começa.
* Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com a pesquisa Nas trilhas do herói − Histórias em quadrinhos e itinerários de formação (São Paulo: USP, 2016. Para baixar, clique aqui.). Atualmente, desenvolve a tese de doutoramento na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação, na mesna instituição. Monitora do Núcleo de Experimentações em Quadrinhos do Lab_Arte da Faculdade de Educação da USP, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura (Geifec) e membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (Aspas), roteirista e cronista nas horas vagas. **E-mail: sapaixao.hq@gmail.com.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.