Navegar pela diversidade de nossa língua é preciso!

-

Navegar pela diversidade de nossa língua é preciso!

mapa colaborativo construído com a assessoria do professor Carlos Alberto Faraco (UFPR) que reúne vídeos com os diversos falares em língua portuguesa

Neste Especial, a variedade linguística se faz presente por meio de um mapa com vídeos enviados por pessoas de diferentes regiões do Brasil e de outros países falantes de português. Você encontrará ainda vídeos e textos elaborados por Carlos Alberto Faraco, linguista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que enfoca aspectos teóricos e práticos desse tema, dando dicas sobre como trabalhar oralidade na escola, além de muitos outros materiais para quem quiser se aprofundar na questão.

Clique abaixo e navegue pelo mapa colaborativo!

Desde as caravelas lusitanas, nosso idioma se espalhou e criou raízes por diversas partes do mundo. Da Europa à África, Ásia e América, a “última flor do Lácio” − como a chama o poeta Olavo Bilac − se enamorou de outros tantos idiomas, gerando novos sotaques, vocabulários, sintaxes: formas de ver, sentir, comunicar, expressar o mundo. A diversidade da língua, percebida de forma mais intensa na oralidade, reflete a riqueza cultural dos povos que a utilizam. Ao mesmo tempo, o idioma constrói a identidade de uma nação, bem como é canal de comunicação e colaboração entre povos irmãos, falantes da mesma língua.

Assim, conhecer e expressar essa diversidade é fundamental para compreender a língua como um processo vivo, sempre em transformação. Além disso, considerar, comparar e valorizar as variedades orais é uma forma de combater o preconceito linguístico, prática que deprecia o diferente e ainda hoje exclui milhões de pessoas do acesso aos bens da cultura letrada.


Veja também