“O que é educação integral? Como estimular as potencialidades das crianças e adolescentes? Como se aprende? Por que aprender em grupo?” Essas são questões mobilizadoras desta publicação, que trata do ensino-aprendizagem como condição fundamental para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
O desenvolvimento integral pressupõe a ampliação das oportunidades de aprendizado por meio da socialidade, ampliação do repertório cultural, informações, acesso e uso de tecnologias e participação nas comunidades em que vivem. Nesse sentido, a articulação entre os espaços educativos presentes na comunidade é fundamental para a formação integral das pessoas.
Este livro destaca a importância de espaços educativos que atuam de forma complementar e colaborativa à escola, desenvolvida em horários alternados ao escolar. Para apoiar essas ações educativas, oferece uma coletânea de textos a educadores que convivem com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, convidando-os a olhar pelo ângulo, não da falta, mas sim das possibilidades.
CENPEC; FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL; UNICEF. Muitos lugares para aprender.
São Paulo, 2003.