O terceiro fascículo da coleção Ensinar e aprender no mundo digital apresenta propostas de trabalho na escola segundo uma possível abordagem da relação entre cultura digital e ciências humanas. Para isso, explora procedimentos de navegação em ambientes virtuais, direcionados a questões ligadas às disciplinas que constituem a área.
Essa abordagem voltada à pesquisa de informações pode ser ampliada a reflexões e análises sobre os modos de ser e de atuar nas redes sociais virtuais. Assim, os procedimentos de navegação podem apoiar um trabalho de construção de identidade virtual ou de representação do espaço no mundo virtual.
O material pode ser lido linearmente como uma publicação impressa, mas também dispõe de alguns recursos de leitura interativa, como sumário interativo e “migalha” (do inglês “breadcrumb trails”, “caminho de migalha de pão”), no alto da página, para navegar pela estrutura dos capítulos.
CENPEC. Coleção Ensinar e aprender no mundo digital. São Paulo, 2011. (V. 3: Sujeitos, espaços e meio ambiente: redes virtuais.)
Sobre a coleção Ensinar e aprender no mundo digital
Produzido pelo CENPEC em 2011, este material traz propostas didáticas para incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao currículo escolar com base em uma abordagem interdisciplinar.
Entre os objetivos do material, estão:
• aproximar a cultura digital e o currículo escolar, tendo como interlocutores e parceiros os gestores, os professores e os alunos;
• contextualizar a cultura digital contemporânea;
• fomentar ações e reflexões entre os educadores acerca do que as tecnologias digitais representam no cotidiano de todos, educadores e alunos;
• refletir sobre a necessidade e as possibilidades de inserção das TIC no universo da escola e suas implicações para o currículo escolar, considerando-as nas esferas social, humana e conceitual.
Os fascículos organizam-se em quatro eixos temáticos − Arte e Cultura; Sujeitos, Espaços e Meio Ambiente; Línguas e Linguagens; e Resolução de Problemas – que estão metodologicamente alinhados entre si e trabalham com o conjunto de habilidades básicas necessárias para ensinar e aprender na internet: pesquisar, comunicar-se, publicar e trabalhar utilizando a internet como instrumento e suporte.
Sem a pretensão de esgotar a temática e as possibilidades que se abrem ao ensino e à aprendizagem com a presença das TIC na escola, esta coleção tem como finalidade servir como ponto de partida para a construção coletiva e colaborativa de um conjunto de ações didáticas que possam ser usadas por qualquer professor do Ensino Fundamental II que busque ampliar as possibilidades de um currículo escolar apoiado nas TIC. Para isso, indica outras fontes de pesquisa sobre tecnologias e currículo no mundo digital para que o educador amplie seu repertório e aprofunde seus estudos a respeito.