Ilustração com delicados traços azuis mostra uma jovem sentada em uma cadeira. Ela tem os cabelos curtos e uma faixa no cabelo, em seu colo está um livro aberto e ela parece ler. À frente dela estão quatro crianças, sentadas no chão em um semicírculo. Um menino de cabelos lisos e camiseta listrada olha para a menina sentada à sua esquerda. A menina tem os cabelos crespos presos em duas chuquinhas e eleva o dedo indicador da mão direita. À esquerda dela está um menino de óculos e camiseta também listrada; ele olha atentamente para a jovem lendo o livro. Ao lado esquerdo dele está um rapaz, ele é o intérprete de libras, está com o indicador direito erguido e com a boca aberta como se estivesse falando, tem o cabelo arrepiado e é mais alto que os demais. Finalizando a roda, uma menina de cabelos lisos e compridos, presos em um rabo de cavalo, observa atentamente a jovem que está lendo o livro. Abaixo do desenho, há um mosaico com várias formas quadriculadas e sobrepostas; estas formas são coloridas e têm diferentes tamanhos e disposições. Formam uma espécie de grafismo, que ocupa toda parte inferior do desenho e são coloridas em tons de amarelo, azul, vermelho, verde, roxo e laranja.

Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva

O Guia

Bem-vindo(a) a One Page do Guia de Mediação de Leitura Inclusiva e Acessível, uma iniciativa da Fundação Volkswagen, desenvolvido pela OSCIP Mais Diferenças e com apoio institucional da Plataforma do Letramento.

O Guia de Mediação de Leitura Inclusiva e Acessível é uma publicação que pretende trazer o livro e a leitura ao centro dos exercícios e das atividades de mediação escolares em todo o Brasil, tendo a inclusão da pessoa com e sem deficiência como foco para contribuir com a democratização do acesso ao livro e à leitura e a equiparação de oportunidades para todos.

Este Guia traz novos conhecimentos, possibilitando novas experiências e sugerindo diferentes conteúdos e atividades para todos os professores que pretendem fazer do livro e da leitura, vetores e potências essenciais na formação de alunos e, consequentemente, cidadãos, dentro de uma perspectiva inclusiva, acessível e para todos.

Nessa plataforma você poderá baixar a versão do Guia em pdf, consultar e/ou baixar a versão acessível em audiovisual, além dos conteúdos complementares como textos e vídeos, e também poderá navegar contando com recursos de acessibilidade, já que esta plataforma é compatível com leitores de telas e todos os textos estão traduzidos para Libras em pequenos vídeos ao lado de cada texto, em cada seção.

Boa leitura!

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou observação sobre o Guia, escreva para o e-mail guiademediacao@md.org.br, que teremos prazer em contribuir.

O Guia de Mediação de Leitura Inclusiva e Acessível possui, além da versão impressa que será distribuída por todo o Brasil, sua versão digital – aqui disponibilizada – e uma versão acessível em audiovisual.

Essa versão acessível em audiovisual contém diferentes recursos de acessibilidade, fazendo com que todo seu conteúdo possa ser acessado e fruído por qualquer pessoa, independentemente de sua deficiência. Ela conta com audiodescrição, que contempla todas as informações visuais, como o projeto gráfico, ilustrações, fotografias e vídeos. Além disso, todo o texto foi gravado em áudio e em Libras para que todos possam acessar o texto de diferentes maneiras e sem barreiras sensoriais, linguísticas ou cognitivas.

Nesta seção da One Page, a versão acessível pode ser baixada na íntegra ou por capítulos, dependendo das diferentes necessidades e utilizações de cada um, além de contar com versões em alta e baixa resolução.

Versão Acessível


Vídeos

Aqui você poderá acessar a playlist do canal da Plataforma do Letramento no YouTube. Nesta playlist estão disponíveis todos os vídeos que fazem parte do conteúdo complementar do Guia que são sinalizados com o ícone do “play”. São trechos de documentários, livros acessíveis, exercícios de mediação, entre outros. Todos eles contam com recursos de acessibilidade para que todos possam utilizá-los e usufruí-los.

Além disso, um pequeno trecho de O Pequeno Príncipe em audiovisual acessível foi incluído na mesma seção como uma pequena amostra do conteúdo da playlist do YouTube.

Assista aqui um trecho do Pequeno Príncipe acessível audiovisual

Saiba mais

Ao longo do Guia de Mediação de Leitura Inclusiva e Acessível diversas leis, decretos, obras de literatura e outros documentos são sugeridos para complementar as discussões, atividades para composição de um arcabouço teórico mais vasto.

Nesta seção, indicada ao final de cada capítulo do Guia, estão disponíveis para baixar, seja por capítulo, seja individualmente, diversos materiais ou conteúdos que, de alguma forma, estão ligados à mediação de leitura em uma perspectiva inclusiva.

Biblioteca Acessível

Ao longo do ano de 2015 e 2016, a OSCIP Mais Diferenças desenvolveu o Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas junto ao Ministério da Cultura, tendo trabalhado com 10 bibliotecas de todas as regiões brasileiras, desenvolvendo ações de formação, mobilização, disponibilização de acervos acessíveis e Tecnologia Assistiva.

Uma das fases do projeto esteve focada na produção de acessibilidade de obras atuais e clássicas da literatura brasileira e mundial.

Aqui, estão disponibilizados alguns dos títulos que integram o projeto, todos em domínio público e que contam com audiodescrição, locução e janela de Libras, dando a possibilidade de todos lerem, de muitas formas, tais obras.

Um especial agradecimento ao Ministério da Cultura por ceder essas obras para a plataforma, possibilitando que mais professores, alunos e leitores aproveitem o universo rico e plural deste acervo literário único e para todos.


“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupery, em audiovisual acessível

“Relíquias da Casa Velha”, de Machado de Assis, em audiovisual acessível

“O Alienista”, de Machado de Assis, em audiovisual acessível

“A Alma Encantadora das Ruas”, de João do Rio, em audiovisual acessível

“Crônicas”, de Lima Barreto, em audiovisual acessível

“O Falutista de Hamelin”, de Robert Browning, em audiovisual acessível

“Aventura de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, em audiovisual acessível

Nesta seção está disponível para download o Glossário Acessível.

Este Glossário contém para cada letra do alfabeto uma palavra, que, por sua vez, apresenta suas referências visuais e materiais, a escrita em braile e a sinalização na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Todos esses elementos estão unidos em torno de uma mesma palavra, para que todos possam entrar em contato com as diferentes traduções, possibilidades e materialidades que essas palavras contêm. Assim, cada palavra se torna um universo único de aprendizagem, tanto para professores quanto para alunos, por meio de diferentes contatos com as linguagens que nos rodeiam e, finalmente, de novos contatos com as pessoas e o com o mundo.

Também estão disponíveis vídeos com recursos de acessibilidade para que todos entrem em contato com novas ou antigas palavras de maneiras múltiplas, seja a partir de diferentes linguagens ou, até mesmo, de diferentes abordagens.

Clique aqui e faça o dowload do Glossario Ilustrado Bilíngue.

Glossário Acessível

Astro

Estrela

Lua

Madura

Noite

Rua

A Mais Diferenças

A Mais Diferenças é uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos, pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Fundada em dezembro de 2005, temos como foco de atuação Educação e Cultura Inclusivas. Trabalhamos através da articulação e da parceria com os setores público, privado e terceiro setor.

Nos projetos realizados ao longo dos últimos anos, envolvemos diretamente cerca de 90 mil pessoas. Para tanto, contamos com uma equipe interdisciplinar e trabalhamos com a produção e elaboração coletiva de saberes e práticas, com a equiparação de oportunidades e com a construção da autonomia, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo.

Por termos como princípio as práticas e políticas inclusivas, não desenvolvemos ações de atendimento direto, realizando todos os nossos projetos em parceria, fortalecendo assim a inclusão das pessoas com deficiência, TGD e altas habilidades, nos diferentes espaços e contextos.

Para saber mais acesse www.md.org.br