Como e por que trabalhar as manifestações da cultura popular na escola?
Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”
Albert Camus
O dia 22 de agosto, no Brasil, é dedicado ao folclore. A data, criada em 1965, por meio do Decreto n. 56.747, tem como objetivo valorizar as manifestações da cultura popular.
Graças à diversidade de culturas que formam o povo brasileiro, nosso folclore é um dos mais ricos do mundo. No entanto, a extensão territorial do nosso país dificulta o conhecimento de tantas expressões culturais, que muitas vezes ficam restritas às regiões onde nasceram.
A palavra folclore (do inglês antigo) é formada pelos termos “folk” (povo) e “lore” (conhecimento, cultura). Assim, folclore se refere ao conjunto de conhecimentos e tradições de um povo, expressas na forma de costumes, crenças, contos, mitos, lendas, adivinhas, parlendas, trava-línguas, canções, danças e festas. Folclore também diz respeito aos estudos das tradições, dos costumes e das expressões artísticas de um povo.
A graça da mistura
Deus me faça brasileiro, criador e criatura Um documento da raça pela graça da mistura Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil Têm a cor da formosura”
Moraes Moreira, “Meninas do Brasil”
Uma das finalidades de comemorar o Dia do Folclore é compartilhar nacionalmente um pouco dessa riqueza e diversidade. A mescla das três matrizes culturais brasileiras – indígena, africana e europeia – dão um tom único às nossas manifestações populares.
Expressões oriundas da África ou da Europa, por exemplo, ganharam outras influências aqui e se transformaram. É o caso da marujada, festejo que surgiu em Portugal, em celebração às navegações ultramarinas dos séculos XVI e XVII, e aqui ganhou novos ritmos e cores, principalmente com a influência dos afrodescendentes.
Brasil… Mastigado na gostosura quente do amendoim… Falado numa língua curumim De palavras incertas num remeleixo melado melancólico… Saem lentas frescas trituradas Pelos meus dentes bons… Molham meus beiços que dão beijos Alastrados”
Mário de Andrade, “O poeta come amendoim”
A oralidade do nosso povo dá frutos ricos em cores e sabores, vindos “da boca do povo na língua errada do povo / Língua certa do povo”, nas palavras do poeta Manuel Bandeira, um dos grandes entusiastas do nosso folclore. O poeta pernambucano se situa ao lado de nomes como Mário de Andrade, Cecília Meireles, Ariano Suassuna, Cora Coralina, Patativa do Assaré e tantos outros que tiveram na lírica popular terreno fértil explorado em suas obras, tanto pela temática, como pela sonoridade.
As brincadeiras orais presentes em trava-línguas e parlendas, a sabedoria do senso comum nos provérbios, a musicalidade das quadrinhas de ciranda, as metáforas presentes nas charadas, as rimas de cordel revelam a capacidade criativa do povo e são, até hoje, inspiração para quem tem na palavra seu objeto de trabalho, lazer e amor.
Veja a atriz Edi Fonseca interpretando “A seca e o inverno”, cordel do poeta cearense Patativa do Assaré (1909-2002):
E por falar em cordel, que tal conhecer um cordelista contemporâneo? O compositor, poeta e educador social pernambucano Cacá Lopes conta como trabalha a literatura de cordel nas escolas.
O folclore não é apenas o que ficou no passado. É pelas mãos de quem cria a cultura todos os dias, revisitando e reinventando a tradição, que esta ganha vida, atualidade e novos significados.
Um bom exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelo rapper e arte-educador P.MC. O mineiro de Juiz de Fora, também conhecido como Mestre Pê, explora o repertório de brincadeiras orais, como as quadrinhas e os trava-línguas, para criar rimas ao ritmo de rap junto com crianças e adolescentes.
Explorar as manifestações da cultura a que pertencem os estudantes é fundamental para a valorização de suas raízes, a autoestima, o autoconhecimento e a construção de sua identidade. O diálogo com o território e com a cultura local possibilita a identificação dos alunos com o espaço e o conhecimento escolar. Essa aproximação é necessária para se promover uma educação baseada no diálogo e no respeito à diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.
Na Carta do Folclore Brasileiro, de 1951, em seu capítulo III, que trata de ensino e educação, estão presentes estas orientações:
2. Considerar a cultura trazida do meio familiar e comunitário pelo aluno no planejamento curricular, com vistas a aproximar o aprendizado formal e não formal, em razão da importância de seus valores na formação do indivíduo.
3. Envolver os educadores de diferentes matérias em torno do folclore, considerando-o um amplo campo de ação para os estudos e a prática da multidisciplinaridade.
[…]
11. Enfatizar a importância da participação de portadores de folclore nas atividades de ensino/aprendizagem em todos os níveis.”
Já na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre as 10 competências gerais estabelecidas está a de trabalhar o repertório cultural dos estudantes: “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural” (MEC, BNCC, 2017).
Qual a importância as manifestações da cultura popular na formação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos?
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.