Notícias
Procure por

Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia

Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >

Livros audiovisuais acessíveis para ler com as crianças

O Leia para uma Criança, em parceria com a Mais Diferenças, disponibiliza gratuitamente 20 livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade

APC: construindo um planejamento pedagógico intermunicipal

Conisul Alagoas publica diretrizes para implementação do APC e municípios iniciam avaliação diagnóstica para complementar Plano de Ação

A educação de pessoas surdas no Brasil

Artigo publicado no Portal Escrevendo o Futuro aborda as características da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as estratégias de ensino para estudantes surdas(os)

Explorando a potência da literatura indígena

O Projeto Jamaxim Cultural incentiva a leitura e a escrita de obras que tratam da cultura dos povos originários; conheça a iniciativa e confira dicas de obras da literatura indígena

Contação de história para trabalhar oralidade e combater preconceito linguístico

Plano de aula para ensino fundamental II do Escrevendo o Futuro propõe desenvolver a espontaneidade da oralidade

Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização

Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem

#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?

Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia

Tirando de Letra: brincando com letras, palavras e textos

Vídeos explicam como atividades e práticas sociais como bingo, parlendas e outras brincadeiras contribuem para a alfabetização das crianças

Tirando de Letra: videodicas de alfabetização

Pílulas dão orientações sobre como ajudar as crianças em alfabetização a estudar em casa, pensar atividades escolares e conceitos da BNCC

Letra móvel: uma experiência alfabetizadora em contexto remoto

Conheça essa iniciativa da Comunidade Cenpec e como ela tem impactado educadoras e famílias de estudantes em alfabetização

APC: priorização curricular para alfabetização

Educadoras(es) da Paraíba montaram plano de ensino de Língua Portuguesa, definindo as habilidades essenciais da BNCC

APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada

Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.

Olimpíada de Língua Portuguesa lança 7a edição

Evento de lançamento será realizado on-line e ao vivo na segunda-feira, 22 às 18h, com transmissão pelo YouTube e Facebook do Programa Escrevendo o Futuro. Mudanças sobre formato desta edição serão anunciadas no evento

Videodicas: Professores(as), sintam-se acolhidos(as)!

Série traz sete vídeos com dicas para educadores(as) enfrentarem desafios comuns durante a pandemia.

Educação na pandemia: como contribuir para a alfabetização?

Em artigo e vídeo, Maria Alice Junqueira, coordenadora do Projeto Letra Viva, indica algumas possibilidades para escolas e famílias

Maria Alice Junqueira: como a família pode contribuir para a alfabetização?

Como dar continuidade às aprendizagens iniciadas presencialmente? Como a escola e a família podem se articular para isso? Assista amanhã, 5/5, no YouTube do CENPEC Educação

Parceria pela alfabetização em tempos de pandemia

Iniciativa do CENPEC Educação e Fundação Tide Setubal apoia famílias em situação de vulnerabilidade em São Paulo