APC: avaliação e monitoramento do Programa em 2020
Confira resultados do informe de monitoramento e avaliação (M&A) elaborado pelo Polo de Desenvolvimento Educacional para o Itaú Social
Num ano de imprevistos, pandemia e isolamento social, os resultados do informe de monitoramento e avaliação (M&A) elaborado pelo Polo de Desenvolvimento Educacional para o Itaú Social mostram que o Apoio Pedagógico Complementar (APC) conseguiu auxiliar os técnicos das secretarias de educação na busca pela melhoria da aprendizagem. A pesquisa levantou os resultados de curto prazo da tecnologia educacional integrante do Programa Melhoria da Educação, voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva).
A análise avaliou os indicadores: Acesso a saberes; Mudança de Percepção; e Criação de Condições para aprendizagem de estudantes.
Os dados foram levantados a partir de uma pesquisa quantitativa com 21 técnicos e técnicas das Secretarias Municipais de Educação de 9 dos 13 municípios que compõem o Consórcio.
Eles mostram que o melhor desempenho apontado ocorreu no item Mudança de percepção, seguido por Acesso a saberes e Criação de condições, com discretas diferenças entre eles. O desempenho geral da tecnologia educacional foi elevado, de 87,4%. Confira no gráfico acima.
O Apoio Pedagógico Complementar – uma tecnologia voltada para auxiliar as redes a enfrentarem suas dificuldades em garantir o direito de crianças, jovens e adolescentes à aprendizagem de qualidade –, no contexto da pandemia, alcançou uma relevância ainda maior no combate às desigualdades educacionais.
A pesquisa quantitativa contou ainda com a leitura e análise de todos os registros produzidos. Já o componente qualitativo do estudo foi realizado a partir de uma conversa reflexiva com a gestora de território, um ponto focal e uma reunião de aprendizagem com o CENPEC Educação e a equipe do Itaú Social.
Estamos muito confiantes quanto à perspectiva de implementação da formação a distância para as equipes gestoras das escolas e para o corpo docente em 2021. Temos o desafio de colaborar com as equipes dos municípios participantes na reflexão sobre as possibilidades de atendimento dos(das) estudantes com dificuldades no próximo ano, sempre atentos às normas definidas pelo poder público e aos imprescindíveis protocolos sanitários.”
Érica Catalani, coordenadora técnica do projeto Apoio Pedagógico Complementar (APC)
O estudo também buscou dados sobre a qualidade do APC, que foi avaliada em 93%, do engajamento, que foi de 93,2%, e da satisfação geral com o programa, que ficou em 89%. De acordo com os dados, a tecnologia educacional foi reconhecida em seu potencial de propiciar saberes a respeito do planejamento e da elaboração de protocolos para a volta às aulas. Também foram destacadas as reflexões acerca do currículo escolar, do diagnóstico da rede municipal e de melhores práticas pedagógicas para os estudantes com dificuldades no processo de aprendizagem. A equidade social também foi citada como um importante fator considerado para criar condições para aprendizagem dos estudantes, além do engajamento das secretarias.
Efeitos da pandemia
Todos os participantes da investigação apontaram a sobrecarga das equipes das Secretarias Municipais de Educação este ano, seja por excesso de atribuições, por equipes com número reduzido ou pelo aumento de tarefas no contexto de isolamento social e aulas remotas. Também houve percepções de que a implementação da tecnologia pode ter sido afetada pela falta de integração entre os municípios, sobretudo por conta da pandemia e das eleições municipais deste ano.
Sobre sua interação com o Programa, os entrevistados apontaram que ela foi afetada pela falta de familiaridade com o modelo de formação remota e problemas com conectividade (10%), por aspectos emocionais devido a problemas de saúde de familiares e do contexto de incerteza (10%) e pelo excesso de atribuições nas Secretarias com a chegada da pandemia (47%).
Por outro lado, a qualidade da formação foi reconhecida, assim como a competência dos profissionais e a pertinência da temática. Também recebeu destaque o apoio no contexto de pandemia e a flexibilidade e adaptabilidade da tecnologia aos diferentes contextos municipais.
Sandra Maria Santos da Silva, Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Itabaiana (PB), reflete sobre os muitos desafios do próximo ano deixados pela pandemia:
Muitas foram as lacunas deixadas no âmbito da educação como um todo, a exemplo da redução na aprendizagem e da falta de formação dos professores no enfrentamento ao novo jeito de ensinar. O ensino remoto, de maneira improvisada, nos apresentou a desigualdade social diante das tecnologias, entre outros aspectos.
Diante de tal realidade, para mim, o grande desafio será desenvolver ações que promovam a qualificação dos professores frente ao ensino híbrido, a proximidade das famílias no acompanhamento dos estudos de seus filhos, a organização de instrumentos para avaliação diagnóstica e a reorganização dos novos currículos para que tenham como foco amenizar as perdas na aprendizagem dos estudantes.”
Sandra Maria Santos da Silva, Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Itabaiana (PB)
A técnica ainda ressalta que diante dos desafios apresentados, o APC tem muito a contribuir nas orientações e no oferecimento de materiais essenciais para o aprofundamento teórico-prático na formação dos técnicos da Secretaria de Educação.
Conteúdos temáticos
Salésia Alves Cassiano, de Mari (PB), destaca os conteúdos sobre avaliação a partir de planilhas elaboradas para cada aluno e sobre como montar os planos de ação. Em relação à Língua Portuguesa, destacou os temas relacionados à alfabetização, produção de texto e oralidade. Ela cita ainda os conteúdos sobre álgebra e operações com números naturais para as aulas de Matemática.
Os desafios acredito que irão ser muitos, pois é desafiador despertar o aluno para dar continuidade na sua aprendizagem. Porém, aprendemos meios de motivá-los, nos fóruns cada coordenador deu muitas dicas.”
Salésia Alves Cassiano, professora e técnica da Secretaria de Educação no município de Mari (PB)
A professora leciona há quase 23 anos na área de Ciências, com especialização em Educação Ambiental Geográfica do semiárido, mas atualmente atua na secretaria com o Programa.
Sua colega de formação Sandra também aponta a relevância dos temas apontados nos módulos do APC e destaca os conteúdos da área.
Cada questionamento levantado nas videoconferências me fez refletir sobre os problemas e as causas em relação ao ensino e a aprendizagem promovida pelas escolas municipais de Itabaiana (PB). Destaco o módulo de Matemática como principal contribuição no que diz respeito ao aprofundamento dos meus conhecimentos em relação às temáticas levantadas e sua forma de levá-las ao chão da sala de aula. Com eles, minha atuação como formadora tomou outros direcionamentos, como refletir com os professores sobre seus conhecimentos em cada temática apresentada e, a partir daí, promover a formação com base nas necessidades reais dos mesmos para, dessa forma, criarem estratégias de aprendizagem que cheguem efetivamente aos nossos alunos.”
Sandra Maria Santos da Silva, Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Itabaiana (PB)
Com os resultados da pesquisa e os relatos das equipes técnicas que já iniciaram o trabalho com essa tecnologia, é possível perceber o quanto o Apoio Pedagógico Complementar pode contribuir para apoiar as Secretarias de Educação no atendimento ao direito de crianças, adolescentes e jovens à educação de qualidade, colaborando para reduzir as desigualdades educacionais.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.