APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços
As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais
Por Débora Britto
Fortalecer as ações no chão da escola, qualificar cada vez mais professoras(es) e garantir ferramentas que permitam conhecer mais e melhor as(os) estudantes que precisam de apoio na recomposição de aprendizagem são os objetivos para o terceiro ano do Programa Eleva Aprendizagem, com a implementação da tecnologia Apoio Pedagógico Complementar (APC).
Para isso, planejar é essencial, bem como realizar bons diagnósticos. É a partir desses eixos que as atividades do ano tiveram início. Com três encontros realizados ao longo de março, nos dias 14, 21 e 22, as participantes mergulharam nos desafios e próximos passos dos eixos de Avaliação e Planejamento, que tem previstos uma avaliação diagnóstica, a reformulação do Plano de Ação, Comunicação e Monitoramento (PACM) do Programa Eleva Aprendizagem e o desenho do Plano de Formação de Professoras(es).
Graça Rosa, tutora e formadora do eixo Planejamento, explica que os dois eixos estão conectados e precisam caminhar juntos. “Existem duas avaliações, a primeira do programa refere-se ao diagnóstico do desempenho e a segunda envolve levantar o perfil dos(as) estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem. É assim que vamos dar identidade a esses números. Não se trata apenas do desempenho na prova, eu preciso saber quem são, onde moram, quais são as condições de aprendizagem e acesso à saúde. Preciso saber sobre eles(as) na integralidade. Assim vou entender o que precisam para apoiar a recomposição de aprendizagem desse grupo“, explica.
Em seguida, a reformulação do PACM e a construção detalhada do Plano de Formação de Professoras(es) são atividades que demandarão um olhar atento para verificar o andamento das ações e, se preciso, ajustar o curso.
O plano de formação já era uma proposta de 2022. Agora, o que precisa ser feito é entender se teve como monitorar a ação. Tive como acompanhar ou como promover o plano de formação docente? O que a gente quer é uma qualificação dessas(es) professoras(es). Quando a(o) estudante for para o atendimento, precisa entender que não é porque ele(a)precisa de um apoio, que não tem potencialidades. É preciso ter uma abordagem diferenciada para ajudar a recompor aprendizagem“, destaca.
Graça Rosa
Diferente da recuperação, que é quando se pretende recuperar alguma coisa ou conteúdo dado, falar em recompor aprendizagem significa dizer que trabalharemos assuntos que as crianças não viram. Por isso, é necessário trabalhar com um olhar e estratégias diferenciadas. O Plano de Formação é importante nesse sentido, reforça Graça.
As formações realizadas em março focaram nos eixos de avaliação e planejamento, centrais para estruturar as ações dos municípios, e dar o pontapé nas atividades do ano. Ao longo do ano, o percurso formativo vai contemplar quatro eixos, dando continuidade à implementação da tecnologia do APC pelas equipes das secretarias à comunidade escolar:
Planejamento: mobilização da colaboração na (re)elaboração do Plano de Ação, Comunicação e Monitoramento do Programa Eleva Aprendizagem .
Avaliação: apoiar tanto o diagnóstico, a definição de metas e o acompanhamento das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, como a definição e acompanhamento do perfil dos(as) estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Língua Portuguesa/Alfabetização: fortalecer e subsidiar percursos formativos destinados às necessidades das professoras e dos professores em relação ao desenvolvimento das competências leitora e escritora.
Matemática: fortalecer e subsidiar percursos formativos destinados às necessidades das professoras e dos professores em relação ao desenvolvimento do letramento matemático.
Com relação à avaliação, os primeiros passos deste ano dizem respeito à realização do diagnóstico inicial e à aplicação do questionário de perfil de estudantes. No eixo de planejamento, o foco no PACM traz outros desafios, que serão trabalhados de perto com o acompanhamento pelas tutorias, que a partir deste ano terão maior peso nas atividades.
Sendo o terceiro ano do Programa Eleva Aprendizagem, no Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), garantir a continuidade e o envolvimento dos pontos focais são também desafios a serem enfrentados.
Érica Catalani, coordenadora do APC pelo Cenpec, destaca que, apesar dos desafios, o consórcio tem um histórico de grande capacidade de mobilização e ações que possam fortalecer o engajamento dos pontos focais já estão sendo organizadas.
Nossa expectativa está alinhada ao grande compromisso desse território com a melhoria das aprendizagens. Tanto as ações que serão discutidas com o Núcleo de Implementação do Conisul quanto as tutorias e encontros presenciais serão importantes para conferir maior sustentabilidade ao Programa Eleva Aprendizagem e à construção do Plano de Ação, Comunicação e Monitoramento para 2023″, aponta.
Érica Catalani, coordenadora do APC pelo Cenpec
Garantir aprendizados para uma política pública
A experiência acumulada da tecnologia do APC tem mostrado resultados que já são palpáveis no chão da escola. Um dos exemplos compartilhados na última formação foi o de uma criança que, questionada sobre seu cabelo crespo, respondeu afirmando com orgulho suas origens e valorizando as suas características, de uma menina negra.
Essa partilha se deu no contexto dos debates sobre como o clima escolar é determinante para criar espaços em que a recomposição da aprendizagem e a educação antirracista sejam preocupações aliadas para promoção da aprendizagem nas escolas, sem reforçar estigmas ou segregarr as crianças.
Graça lembra que temos 20 anos da Lei 10.639/03, que prevê o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras, mas ainda temos muitos desafios na sua implementação em todo território nacional.
Assim como essa lei, ela entende que os passos para fortalecer o APC parte importante de uma política pública para recomposição de aprendizagens e superação das desigualdades educacionais estão sendo trilhados.
A ideia do clima escolar nos anos iniciais é preventiva. Isso é importante para essas(es) meninas(os) terem voz e vez, que elas(es) mesmas(os) suscitem diálogos para que não cheguem a extremos. Isso colabora para entender que não é um estigma alguém participar da recomposição de aprendizagem fora do horário de aula. A ideia de trabalhar clima escolar é abrir espaços de diálogos, de troca de ideias, para se sentirem amparadas(os) a apresentar suas ideias, entender e aceitar o diferente, e desnaturalizar os bullyings. Para isso, temos essas leis para apoiar e as ações no chão da escola.”
Graça Rosa
✏️
Ccomo, então, garantir que os aprendizados fruto do APC fortaleçam a construção de políticas públicas? Érica destaca dois caminhos centrais para começar a responder a essa pergunta-chave: fomentar a participação democrática e ter um olhar para uma política pública para além de gestões e governos.
Como ela explica, o primeiro compromisso para evitar que uma política pública fique pelo caminho é a participação democrática: “Essa política precisa dialogar com os anseios de todas as pessoas envolvidas, precisa atender às dores e aos problemas vividos por elas e eles. Nesse caso os princípios da gestão democrática, da transparência e do combate às desigualdades são essenciais. Fazer junto contribui para laços de confiança, pertencimento e para a construção das corresponsabilidade”, diz Érica Catalani, coordenadora do APC pelo Cenpec.
O segundo compromisso é decorrente do primeiro e se refere ao olhar cuidadoso para que o Programa Eleva não seja encarado como uma política de governo, ou seja, uma política temporária, decidida sem a participação social, sem bases institucionais e sociais de acompanhamento bem definidas.
Os diálogos, as ações e os indicadores de acompanhamento do APC fomentam a construção de uma política de estado, que envolve mais de uma instância de discussão, mais propícia às mudanças de normas e de práticas preexistentes. Esse é um grande desafio e que não pode ser enfrentado de maneira isolada, por isso, em nossa atuação com as(os) técnicas(os) da secretaria, estimulamos a implementação de ações sistêmicas entre a gestão central, gestão das escolas, docentes e comunidade escolar além de ações intersetoriais, com o envolvimento de outras secretarias e setores sociais“, complementa.
Érica Catalani, coordenadora do APC pelo Cenpec
Troca de experiências e fortalecimento de redes
Para Edvânia Lessa, ponto focal do município Piaçabuçu, um aspecto inspirador das formações é a oportunidade de trocas experiências com outros municípios e aprimorar as práticas pedagógicas dialogando sobre os desafios e possibilidades em conjunto.
Na formação a gente troca muitas experiências de cada município. Então cada município tem o seu instrumento e com a formação a gente está aprimorando. Estamos reformulando, replanejando, e reconstruindo esses instrumentos que servirão para as necessidades formativas das nossas crianças e das(os) nossas(os) professoras(es). Os encontros nos oferecem esse mapeamento e orientação para o bom percurso formativo.”
Ao longo das formações, as conexões também têm colaborado para o fortalecimento de ações em colaboração entre os municípios, que é um dos objetivos do APC.
“Uma expectativa é colaboração, a união e o engajamento dos 17 municípios que fazem parte do Conisul, visando a elevação dos bons índices para uma educação igualitária, equitativa, com acesso e com a permanência e sabermos que estamos devolvendo a dignidade para a nossa sociedade. Com essa questão dessa defasagem, muitas crianças ficaram para trás e a gente precisa devolver essa dignidade”, defende Edvânia.
Tutorias: como contemplar realidades diferentes
Para além das pontes necessárias e do fortalecimento de redes, cada município tem especificidades que podem surgir como dúvidas e incertezas na construção dos planos de formação e no PACM. Pensando nisso, neste ano as tutorias, que já aconteciam, ganham um novo formato, com objetivo de garantir mais tempo de acompanhamento individualizado, mas não isolado.
“Esse ano estamos incentivando e propondo um número maior de tutorias para acompanhar as secretarias. Temos uma proposta de ser transversal sobre o Plano de Ação, Comunicação e Monitoramento (PACM) e sobre os desdobramentos dele. A Secretaria propôs um plano, mas na hora de colocar em prática pode ter dúvidas e desafios. A tutoria é o acompanhamento mais específico, caso a caso“, explica Graça.
Além das formações, as tutorias podem ser o espaço em que os principais desafios do APC ganhem contornos mais específicos, a partir de cada realidade. Nesse ponto, a ideia está conectada a um dos objetivos e princípios da tecnologia: melhorar a aprendizagem com equidade.
O grande desafio da APC é como melhorar a aprendizagem com equidade. Podemos melhorar e deixar de fora meninas e meninos que mais precisam. As crianças negras, as que moram longe, as que têm questões de saúde… A ideia é pensar sobre como deixamos de fora algumas pessoas no processo educativo. Quem fica para trás?”, questiona Graça, e complementa: “As tutorias são indiretas, com as equipes das secretarias, mas espero que isso esteja chegando nas(os) professoras(es) ao longo do ano, como tratar essas questões.”
Graça Rosa, formadora do eixo Planejamento e tutora
Portanto, um plano bem desenhado precisará ter em conta como associar as teorias trabalhadas às dinâmicas próprias de cada território.
“A gente vai ter que pensar como promover equidade e apoiar todas e todos, por isso a recomposição de aprendizagem é tão importante para os anos iniciais. A gente precisa conhecer as crianças e saber como atender com equidade e qualificar as práticas do território e atender as meninas e os meninos“, pontua Graça.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.