APC: Laboratório de Práticas na superação dos desafios educacionais
Iniciativa estimula a troca de experiências e desperta o olhar de gestoras(es) e técnicas(os) do Conisul Alagoas para acompanhamento e aceleração das aprendizagens
Por meio da tecnologia Apoio Pedagógico Complementar (APC), foi realizada a primeira formação presencial e o Laboratório de Práticas em Língua Portuguesa com representantes dos 17 municípios do Conisul Alagoas.
Foi em um contexto de proximidade que a parceria Cenpec, Itaú Social e Conisul Alagoas avançou mais um passo no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem.
Foi tão bonito, tão emocionante… Estar perto, olhar os ‘rostinhos’, entender cada gesto, cada sorriso(…) desse povo tão acolhedor, apaixonado pela educação e famintos de novas possibilidades, de novos fazeres. Foram encontros intensos!”
Patrícia Calheta, Formadora de Língua Portuguesa e Alfabetização do Programa Apoio Pedagógico Complementar
Os encontros aconteceram de 16 a 18 de maio, organizados por polos, com significativa participação de gestores, técnicos e, a pedido de alguns municípios, coordenadores pedagógicos e formadores de professores da área de Língua Portuguesa.
O eixo dos encontros foi a “Alfabetização e (multi)letramento(s)”, sendo a formação conduzida em torno do tema a “Priorização curricular em Língua Portuguesa e metas para acompanhamento das aprendizagens”.
Aceleração: trabalhar as habilidades com equidade
O APC é um apoio de fundamental importância para os municípios consorciados. Nos fortalece na questão da recomposição das aprendizagens e acompanhamento. Além de fortalecer essa integração das ações conjuntas que nos permitirão avançar.”
Edvânia Maria Santos Rocha Lessa, Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Piaçabuçu (AL)
É com o olhar para o presente que o APC propõe aos municípios a via da “aceleração” das aprendizagens e não da “recuperação”. Nessa perspectiva, a educação não olha para aprendizados que não foram consolidados como se desejava, mas para aqueles que estão por vir, proporcionando a construção de verdadeiras pontes (andaimes) para que as(os) estudantes possam desenvolvê-los.
O objetivo é trabalhar as habilidades previstas para determinado ano, mas sempre fazendo a articulação com os conhecimentos prévios, necessários para que o(a) aluno(a) possa aprender o conteúdo do ano em curso.
Uma criança não alfabetizada que esteja no 3º ano, por exemplo, vai participar das atividades propostas para este ano ao mesmo tempo em que se enfatiza com esse conteúdo as atividades de alfabetização.
Desse modo, os conteúdos e habilidades trabalhados com as(os) estudantes na recomposição passam a ter mais sentido em sua rotina escolar, contribuindo com o seu avanço pedagógico na turma vigente e em sua motivação com a aprendizagem.
Como ensinar e acompanhar os resultados?
As modalidades organizativas são uma pista para o sucesso das práticas, uma vez que têm como proposta fazer uma previsão, guiar os passos, evitando a sobreposição de assuntos. Clarear o ponto de partida e o de chegada, começando do todo e aos poucos criando as ramificações”
Eva Maria da Silva Palmeira, Diretora de Gestão do Ensino/ Ponto Focal do município de Campo Alegre (AL)
O primeiro passo para o “como ensinar” é ter em mente quais habilidades serão trabalhadas.
Por meio dos resultados da Avaliação Diagnóstica são definidas as “aprendizagens foco”. Essas habilidades serão ensinadas com base nas “modalidades organizativas” que ajudam a estabelecer uma rotina para o trabalho pedagógico, por meio de sequências e de atividades didáticas, projetos e iniciativas que favoreçam e estimulem um trabalho mais amplo com a linguagem.
Durante o encontro formativo, realizado em Teotônio Vilela, no dia 17 de maio deste ano, as dinâmicas possibilitaram a gestoras(es) e técnicas(os) compreenderem melhor a realidade do(a) aluno(a) que está em sala de aula e a “enxergarem” as atividades sob a ótica da criança.
“Não se trata apenas de escolher as atividades, mas a de escolher as melhores atividades para aquelas necessidades de aprendizagem, para as habilidades que eles precisam aprender e ainda não conhecem”, explica Patrícia Calheta.
Outro ponto destacado na formação foi a importância do acompanhamento/monitoramento das aprendizagens para mapear os resultados, e com eles definir as ações a serem implementadas. Além da Avaliação Diagnóstica, foram apresentadas outras propostas que podem auxiliar neste acompanhamento, como planilhas, quadros de organização de dados etc.
O monitoramento deve passar por todas as camadas dos agentes envolvidos com a educação, desde a secretaria municipal, gestoras(es), técnicas(os), até as(os) docentes em sala de aula. Nesta proposta de “cascata formativa”, ao chegar à camada das(os) professoras(es), as planilhas são individuais, ajustadas conforme as habilidades de cada estudante.
Laboratório de práticas: partilhas, ideias e solidariedade
Um ganho que a gente teve com o laboratório, além da sensibilização para a tecnologia APC, é que a dinâmica de reunir pessoas de diferentes lugares e com experiências diversas propiciou um abrir os olhos para o novo, para outras possibilidades no seu fazer pedagógico.”
Aline Tiemi Yokoyama, técnica de projetos do Programa Melhoria da Educação, Apoio Pedagógico Complementar (APC) no Conisul Alagoas
Os laboratórios aconteceram nos dias 16 (polo Rio Mar e polo Educ) e 18 de maio (polo Terra Mar), nos municípios de Jequiá da Praia, Teotônio Vilela e Barra de São Miguel, respectivamente, no estado de Alagoas.
Esta foi a primeira experiência do APC com a modalidade de formação conduzida pelas(os) integrantes das equipes técnicas dos municípios anfitriões com apoio do Cenpec.
Embora as dinâmicas dos trabalhos tenham sido diferentes, em função das pautas escolhidas por cada polo, o Laboratório de Práticas mostrou ser um ambiente acolhedor para o fomento das experiências, projetos e para a colaboração entre os municípios.
Conseguimos visualizar nossa realidade e conhecer as experiências de outros municípios. Cada relato foi muito importante, ora por sentir uma identificação por semelhança, ora por perceber naqueles municípios que já superaram certas dificuldades os caminhos que percorreram, logo nos ajudando a nortear/vislumbrar possibilidades para sanar nossas dificuldades.”
Márcia Soares de Melo Tavares, Diretora de Ensino no município de Barra de São Miguel (AL)
Em Campo Alegre, iniciativas focadas no “ajuste do tempo didático”, previsto na Resolução para o Conisul, acenam como novas possibilidades para a aceleração das aprendizagens.
Nós possuímos o projeto Conexão da Aprendizagem que prevê enturmações dos estudantes que apresentarem dificuldades. Essas turmas são acompanhadas por professores específicos que passam por formação continuada e trabalham essas dificuldades no contraturno. Outra proposta é a intervenção qualificada durante a regência da sala de aula. Além disso, a rede de Campo Alegre possui em sua matriz curricular dois componentes curriculares específicos para o trabalho de leitura, interpretação e produção textual e resolução de problemas que, de forma geral, buscam trabalhar essas habilidades de forma específica.”
Eva Maria da Silva Palmeira, Diretora de Gestão do Ensino e Ponto Focal do município de Campo Alegre (AL)
Alguns relatos nos encontros apontaram que não só a superação das dificuldades de aprendizagem se faz necessária, é fundamental superar os reveses daquelas(es) que ainda não compreendem os benefícios das mudanças propostas e, talvez por isso, as rejeitem.
A resistência ao uso de novas tecnologias educacionais, seja entre as(os) professoras(os) ou nas camadas das equipes técnicas e gestoras, despertou a solidariedade e colaboração entre os municípios, num efervescer de sugestões, trocas de experiências e possibilidades futuras de intercâmbio formativo sobre essas ações.
“Se o APC tivesse uma forma… seria uma massinha, um material líquido que vai chegando, entendendo o contexto e abraçando as pessoas pra realmente ser apoio para as necessidades daquele município”, explica Aline Tiemi Yokoyama.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.