Apoio Pedagógico Complementar: quando uma criança não aprende, é problema de todo mundo
Webinário celebra dois anos da do Programa Melhoria da Educação na Paraíba; desigualdades educacionais foi o tema central do evento.
Por Breno Procópio
Quando uma criança não aprende, é problema de todo mundo. Nós não podemos permitir que uma criança não aprenda. Temos que olhar os dados e a partir deles olhar para as crianças que não estão conseguindo aprender, e tentar entender as causas desse não aprendizado. E temos que usar as tecnologias educacionais para corrigir isso.”
Alexsandro Santos
O argumento acima é do professor da Universidade da Cidade de São Paulo e conselheiro do Cenpec. Santos falou sobre o enfrentamento das desigualdades educacionais no Brasil durante o webinário do Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementar (APC) que aconteceu, no dia 6/12, no canal do YouTube do Cenpec. Confira o evento na íntegra:
O objetivo do evento foi celebrar os dois anos da parceria entre o Itaú Social e o Cenpec com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva). Desde 2020, o APC vem oferecendo encontros formativos e assessoria para as equipes técnicas das secretarias municipais de educação e gestoras/es escolares de 13 municípios participantes do consórcio.
Para a coordenadora de implementação regional do Itaú Social, Cláudia Petri, a parceria permitiu uma incidência mais ampla da tecnologia educacional do APC no território da Paraíba, com resultados positivos.
Fico feliz de celebrar esse encontro com o Cenpec e com vocês, técnicas(os) e gestoras(es) dos municípios integrantes do Cogiva. Estamos fechando esse ciclo de dois anos no qual a tecnologia educacional do APC buscou ajudar as redes de ensino da Paraíba a enfrentar as desigualdades de aprendizagens e prevenir a distorção idade-série. Sabemos que os desafios foram muitos, mas os resultados mostram o compromisso das equipes pedagógicas em cuidar das escolas e das(os) estudantes.”
Cláudia Petri
Para José Aderaldo Elias, secretário executivo da Câmara Técnica do Cogiva, o programa Melhoria da Educação representou um divisor de águas para os municípios atendidos, já que auxiliou as redes de ensino na redução da distorção idade-série —um problema nacional, não só da Paraíba ou do Nordeste, ressalta ele.
O APC tem tido um papel fundamental para as secretarias de educação e gestores pedagógicos, já que tem levado uma tecnologia que permite o diagnóstico e o planejamento com foco no ensino e aprendizagem de todas(os) as(os) alunas(os).”
José Aderaldo Elias
A presidente do Conselho do Cenpec, Anna Helena Altenfelder, contou que a equipe do APC atuou na Paraíba mantendo um olhar atento para a realidade de cada rede de ensino, buscando formas de enfrentar as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Nós sabemos que os desafios e impactos gerados pela Covid-19 ainda se fazem presentes. Porém, acreditamos que as ferramentas e os conhecimentos produzidos no âmbito do projeto apoiarão as profissionais e os profissionais da educação do Cogiva a enfrentar os obstáculos existentes nas escolas da região.”
Anna Helena Altenfelder
Anna Helena, finaliza com um convite freiriano:
Convido a todas e todos a esperançar, como dizia Paulo Freire. Que não é esperar. Esperançar é se levantar, é ir atrás, é construir, é não desistir. Esperançar é levar adiante, é juntar-se com o outro para fazer de outro modo.”
Anna Helena Altenfelder
Os resultados do APC na Paraíba
A coordenadora de projetos do Cenpec, Erica Catalani, acompanhou durante dois anos a implementação do APC nos municípios do Cogiva. Segundo ela, em 2020 o programa atuou com foco em processos de gestão com as equipes técnicas das secretarias municipais de educação.
Já em 2021, o programa foi ampliado, passando a atender não apenas as equipes técnicas das SMEs, mas também as equipes gestoras de escola.
Agora estamos no fechamento do ciclo da parceria. Momento que é de passagem do bastão, em que os municípios da Paraíba vão dar continuidade aos processos de avaliação e diagnóstico, planejamento e implementação de estratégias e práticas pedagógicas visando o apoio aos estudantes seja no contraturno, seja com intervenções na própria sala de aula. Acredito que aquilo que aprendemos de forma conjunta ficará como legado do projeto e da parceria com o Cogiva.”
Erica Catalani
Balanço de 2 anos do APC
2020
2021 (dados de 06/12/21)
7 municípios
13 municípios
17 técnicas(os)
44 técnicas(os) de secretaria
–
100 gestoras(es) de escola
100% de certificação
124 técnicas(os) e gestoras(es) certificadas(os) na etapa inicial 20 técnicas(os) certificadas(os) na etapa final e previsão de +8 54 gestoras(es) certificadas(os) na etapa final e previsão de +14
Fonte: APC
O legado para o Cogiva
Para as equipes técnicas e gestoras(es) do Cogiva, o APC ofereceu uma série de ferramentas para a gestão escolar, com destaque para:
Planejamento de Práticas pedagógicas — priorização dos aspectos metodológicos para facilitar o aprendizagem por parte das(os) estudantes;
Princípios para a formação de professoras(es).
Desigualdades educacionais e o papel da escola
Como superar os desafios educacionais presentes no Brasil? Evasão e abandono escolar, desigualdade de aprendizagem adequada entre regiões e estados, e acesso a oportunidades. São muitos os problemas enfrentados pela escola pública brasileira, porém para o professor Alexsandro Santos a escola é um lugar de potência e um lugar de garantia de direitos.
Segundo ele, a escola pública ocupa um papel central na vida de crianças e jovens do país, já que 82% dos estudantes brasileiros estão na rede de ensino pública.
A escola pública brasileira apresenta muitas desigualdades porque está inserida em uma sociedade muito desigual. Daí temos o desafio de construir uma escola justa, em uma sociedade injusta. E o que é uma escola justa? É uma escola que não deixa ninguém pra trás. É uma escola onde todas as crianças podem aprender no seu tempo, no seu ritmo, que inclua e se interesse por todas as crianças!”
Alexsandro Santos
Segundo a pesquisa Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, realização do UNICEF e Cenpec, nem todos que precisam da escola, estão na escola. Em 2019 havia 1,1 milhão de crianças e jovens fora da escola. Em 2020, com a crise sanitária causada pela Covid-19, esse número aumentou e chegou a 1,5 milhão de crianças e jovens fora da escola.
Isso significa que 3% da população escolar está fora da escola. Porém, é um número nacional. Quando olhamos para as regiões e estados, vemos que a desigualdade se amplia. Nas regiões Norte e Nordeste, temos um percentual maior de crianças e jovens fora da escola. No Nordeste em 2019, havia 330 mil fora da escola. E na Paraíba, 29 mil. Em 2020, o Nordeste saltou para 620 mil crianças e jovens fora da escola. E a Paraíba aumentou esse número para 78 mil.
A gente já tinha um problema em 2019, e a pandemia ampliou o problema de acesso à escola. E a pandemia causou isso não só pela crise sanitária. Mas também porque o Brasil está vivendo uma crise econômica, social e de liderança política. O esforço que cada município deve fazer é muito maior para reverter esse quadro.”
Alexsandro Santos
O papel do APC
Conectar o que é pedagógico com o que não é pedagógico. O APC vai funcionar na sua plenitude se conseguirmos construir no seu entorno uma Rede de Proteção Intersetorial, que não deixa nenhuma criança sem aprender. É preciso lembrar sempre que, quando uma criança não aprende, é problema de todo mundo. Não podemos permitir que nossas crianças, adolescentes e jovens caiam no abismo, o nosso país pode ser muito melhor do que isso.”
Alexsandro Santos
E conclui: “Por isso precisamos ter o APC nos anos iniciais no ensino fundamental, para oferecer apoio complementar nessa etapa tão importante. Para que as(os) educadoras(es) consigam ajudar as(os) estudantes com mais dificuldade, para diminuir as desigualdades e fazer da escola um espaço mais justo”.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.