Iniciam os preparativos para o primeiro encontro de formação do programa, que este ano abre espaço para a inscrição de gestores(as) escolares e traz novas ideias para apoiar os municípios
Na segunda-feira que vem, dia 5.4, ocorre o primeiro encontro com os municípios que aderiram ao Programa Apoio Pedagógico Complementar. Até o momento, onze municípios do Baixo Paraíba estão nessa lista: Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Mogeiro, Pilar, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sobrado, Caldas Brandão, Juripiranga e Sapé.
O total de inscritos para essa primeira formação é de cerca de 80 pessoas, entre técnicos(as) das secretarias municipais de educação e gestores(as) escolares. A inclusão de gestores(as) – que compõem a maioria desses inscritos – é a grande novidade deste ano, em relação ao ano passado.
Érica Maria Toledo Catalani, coordenadora do Programa Apoio Pedagógico Complementar, comenta essa importante mudança:
Em 2020, nós trabalhamos com 17 pessoas, todas das equipes técnicas. A ideia era que elas fizessem esse trabalho de formação, promovendo o desencadeamento das ações com gestores e professores. Este ano, conseguimos ampliar o público-alvo, trabalhando diretamente com os gestores. Eles ainda terão que realizar as formações para os professores, para que as ações de apoio pedagógico no contraturno (objetivo do programa) cheguem aos alunos e aos familiares.”
Érica Catalani
Mais atenção ao Plano de Ação e Monitoramento
O Apoio Pedagógico Complementar (APC), uma tecnologia que se insere no âmbito do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, tem como objetivo apoiar as secretarias de Educação dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva) a enfrentar os desafios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é atuar preventivamente para reduzir taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série, e garantir o direito de educação de qualidade com equidade.
É nesse documento orientador que serão registradas as ações e intenções planejadas e necessárias para implementar o programa nos diferentes âmbitos: da Secretaria, no caso do plano de ação desenvolvido pela equipe técnica; ou da escola, no caso dos(as) gestores(as). Em formato de planilha, o plano de ação contempla as três etapas do programa: início, desenvolvimento e finalização.
Nessa primeira etapa, estão as ações de levantamento e diagnóstico, no sentido de verificar o que já existe e o que será necessário implementar para a realização do programa, referente a insumos, orientações, guias, reuniões etc. Quantas crianças precisam ser atendidas, quais as condições do município para o atendimento, quais estratégias podem ser utilizadas no contexto da pandemia são algumas das questões que fazem parte dessa mobilização inicial.
No desenvolvimento, o foco é a formação de professores(as) e como eles(as) vão atender os(as) alunos(as). Aqui entram ações acerca de qual proposta pedagógica é mais adequada para o atendimento desses(as) alunos(as) e que conteúdos essenciais são esses para garantir continuidade e sequenciamento da aprendizagem.
Por fim, vêm as ações de avaliação do programa, de forma a verificar quantos alunos foram atendidos e como foi esse processo.
A ideia de focar no plano de ação surgiu da avaliação do Programa do ano passado, como explica Érica:
Em 2020, trocamos muitas ideias com os participantes, conversando e verificando as ações, e deixamos o plano para ser feito a distância. Vimos que eles tiveram grandes dificuldades, mesmo com os formulários e templates que disponibilizamos. Para algumas equipes foi um desafio extrapolar para além das sugestões apresentadas. Este ano, resolvemos trazer essa tarefa como uma oficina, para subsidiar melhor a construção desse plano.”
Érica Catalani
Para trabalhar o tema em duas horas de encontro virtual, a equipe pretende dividir os participantes em subgrupos para que possam analisar um plano de ação modelo e discutir entre os pares sobre as possíveis e necessárias adaptações para cada realidade municipal.
Outro desafio da formação deste ano será conciliar atividades que contemplem tanto os municípios que já participavam do APC ano passado, como os novos inscritos. Ainda que a equipe técnica participante seja diferente, é preciso garantir que não haja repetições.
Mogeiro e Pilar foram dois municípios muito atuantes, que estiveram conosco no ano passado. Assim, não podemos fazer uma formação que seja mais do mesmo. Precisamos colocar algo desafiador para essas equipes também. Ao trabalharmos a mesma temática do plano de ação, por exemplo – que é um aspecto fundamental do programa – estamos trazendo uma abordagem diferente, para que se torne algo inédito para todos.”
Érica Catalani
Além disso, a equipe do projeto precisa olhar para as incertezas que cercam o planejamento devido à situação da pandemia no país. O desenho deste ano, com a inclusão dos(as) gestores(as) no público atendido, pretende ampliar a formação de professores(as), de forma a ter mais resultados positivos para efetivar o trabalho com os(as) estudantes.
Informação e formação pelo direito à educação Para apoiar educadores(as), gestores(as) e redes de ensino neste momento complexo, sistematizamos nossas produções sobre essa temática desde o início da pandemia no Brasil. Confira #EducacaoNaPandemia
Em um cenário em que as escolas se mantêm fechadas e as atividades pedagógicas devem seguir remotas, a equipe do projeto espera propor novas ideias que atendam melhor esses(as) alunos(as) que precisam de atenção de forma mais eficiente. Uma dessas propostas é o atendimento por telefone, já que o acesso à internet nos municípios da região é precário – tanto que os(as) professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental acabam trabalhando apenas com apostilas e materiais impressos.
A ideia desses atendimentos por telefone foi inspirada na experiência que tem sido realizada pela Comunidade Cenpec com estudantes de uma escola do Jardim Lapenna, na periferia da cidade de São Paulo. No projeto Letra Móvel, coordenado por Alice Junqueira, mediadoras têm encontros virtuais semanais com crianças do 1º ano do ensino fundamental, para estimulá-las no seu processo de letramento.
Nossa proposta é, de alguma forma, estimular, nesse primeiro encontro, o levantamento dessa possibilidade. Queremos verificar se há adesão e condições para realizar esse atendimento por telefone, nem que seja na forma de um projeto piloto. O fato de não ter acesso à internet pode resultar em não ter acesso ao telefone, possivelmente, mas queremos estimular que, no momento de escrever o plano de ação, os participantes reflitam sobre esse tipo de proposta e pensem livremente o que é possível fazer dentro das condições que cada município tem.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.