Por João Marinho
O que é planejar no contexto das políticas públicas de educação? Por que é importante traçar planos de ação visando a enfrentar um dos principais desafios da área, como a distorção idade-série? Reflexões como essas têm acontecido, desde a última semana, no contexto de formação a distância do programa Apoio Pedagógico Complementar.
Aprendizagem
no ensino fundamental
Desenvolvido pelo Itaú Social e pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva) com parceria técnica do CENPEC Educação, o Apoio Pedagógico Complementar insere-se no âmbito do programa Melhoria da Educação.
A proposta é dar assessoria e formação a técnicos de secretarias municipais de Educação, a fim de que ofereçam apoio pedagógico a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com foco em língua portuguesa e matemática, promovendo a aprendizagem e prevenindo a distorção idade-série e a evasão escolar.
No último mês de fevereiro, o Apoio
Pedagógico Complementar foi apresentado e ofertado aos municípios do Cogiva, na
Paraíba, e iniciou a primeira etapa de
formação do módulo de planejamento, que foi presencial, com a mestra em Educação
pela Universidade de São Paulo (USP), Regina Estima.
Educação
a distância
Na segunda-feira (23), teve início a etapa de educação a distância (EaD), liberada para os técnicos participantes do curso por meio de login próprio aqui, no Portal CENPEC Educação. A mediadora, mais uma vez, é Regina Estima – novamente, no módulo de planejamento, que propôs a reflexão que abre este texto.
“O Apoio Pedagógico Complementar iniciou as atividades de forma presencial em um encontro onde se reuniram representantes dos municípios do Cogiva. A EaD iniciada na última semana é uma continuidade do que foi apresentado naquele encontro, a fim de desenvolver habilidades e competências que permitam aos técnicos atuarem na implantação, implementação, monitoramento e avaliação do programa”, explica Estima.
A intenção do CENPEC Educação é continuar contribuindo para que os sistemas de ensino criem ferramentas para o enfrentamento da reprovação, distorção idade-série e evasão de alunos.”
Regina Estima
Plano
de ação
Cerca de 30 pessoas estão inscritas na formação, que conta também com um módulo especial de ambientação para familiarizar os cursistas com a plataforma EaD.
O módulo de planejamento, em especial, prossegue até o dia 29/05 e tem como principal tarefa a primeira de cinco etapas para a formulação dos planos de ação dos municípios. Para isso, além do conteúdo e do material de apoio, os cursistas contam com fóruns e ferramentas interativas.
Nessa primeira
etapa do plano, cada município deverá realizar levantamento e análise de dados
de sua rede para:
- conhecer melhor os estudantes envolvidos
no programa;
- definir o enunciado do problema;
- definir os objetivos do programa.
Nos próximos meses, serão ofertados os módulos de língua portuguesa/alfabetização e de matemática, com mediação de Patrícia Calheta e Sandra Regina Correa Amorim, respectivamente; e, em agosto e setembro, está prevista a oferta do último módulo, de avaliação.
Érica Catalani, coordenadora de Projetos do CENPEC Educação, explica que a formação já está sendo readequada devido às recomendações contra a pandemia de Covid-19: inicialmente, estavam previstas formações presenciais ainda para o mês de abril, por exemplo, em diferentes módulos.
“Estamos adequando o curso, a fim de que o distanciamento social seja respeitado. Portanto, o foco passa a ser, no momento, nas atividades a distância, em vez das presenciais. O módulo de planejamento, coordenado por Regina Estima, já tem uma forte orientação nesse sentido e está adequado ao momento atual”, explica Catalani.
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