Caminhos para o protagonismo de crianças e adolescentes
Não existe uma receita para desenvolver a participação de crianças e adolescentes, mas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) refletem e dão dicas de como realizar essa escuta ativa e aprimorar práticas; veja mais
Se existem princípios que são praticamente unânimes entre aqueles/as que se dedicam a pesquisar e refletir sobre a área da educação, um deles é a ideia de que crianças e adolescentes devem ser protagonistas da própria trajetória de aprendizagem.
Essa premissa é fundamental para trabalharmos com o conceito de educação integral e inclusiva. E fazer isso vai muito além de estabelecer momentos pontuais de consulta ou diálogo: é preciso integrar e se abrir, de forma que a participação seja estimulada em todas as etapas das ações e atividades propostas pela organização ou escola, do planejamento à avaliação.
Como fazer isso acontecer? Para ajudar nessa reflexão, o Programa Itaú Social Unicef traz os relatos e as dicas sobre a temática de algumas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) participantes do Programa. Há também relatos das próprias crianças e adolescentes envolvidas(os) nessas práticas.
Aprender a escutar e construir relações de confiança
Que tal começar, por exemplo, com uma conversa interna? Essa é uma das ações sugeridas por Márcia Cavalcante, coordenadora institucional do Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – Cirandar, em Porto Alegre (RS):
É importante que a própria instituição reconheça a importância da escuta e desse protagonismo. Ao iniciar uma nova ação, ela precisa ser de todo mundo, de toda a equipe da organização”.
Márcia Cavalcante
A OSC atende crianças e adolescentes da comunidade Chocolatão e promove arte, cultura, leitura e literatura, com o gerenciamento de bibliotecas e a oferta de cursos e atividades de formação.
Kaká Portilho, presidente do instituto Hoju, que atua há mais de 20 anos no Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro (RJ), conta como é preciso entender que esse processo de escuta é orgânico e imprevisível quanto às demandas que podem surgir das próprias crianças e adolescentes:
A gente não tem muito como prever o que vem. Por exemplo: recentemente um grupo de jovens pediu para incluirmos atividades de reforço escolar. Dialogamos, redesenhamos a proposta e criamos um acompanhamento educacional, que vai além do reforço escolar nesta ou naquela disciplina. Abordamos os conteúdos em que há mais dificuldade e ao mesmo tempo fazemos um trabalho de médio e longo prazo, olhando também para o caminho vocacional de cada um e cada uma”.
Kaká Portilho,
Acolher a todos, superar o silenciamento e impulsionar mudanças
Já Raquel Fabeni Ricardo, educadora e coordenadora de Assistência Social da Associação Beneficente Nàná Ìyalóòde Ayé – Abenaiya, em Simões Filho (BA), chama atenção para a importância de acolher a diversidade e entender que nem todas(os) jovens e crianças participarão da mesma maneira:
Algumas crianças e adolescentes vivenciam um silenciamento dos seus desejos e ideias de forma mais intensa, enquanto outros já estão mais habituados e habituadas a se expressar. Trazer esse público para esse lugar de fala é contribuir para que eles e elas se desenvolvam de forma mais saudável, para que aprendam a nomear seus sentimentos e se autorizem a expressar ideias e opiniões”.
Raquel Fabeni Ricardo
Por fim, Raimundo Melo e Talita Barbosa, que trabalham com educação e coordenam o Centro de Documentação e Comunicação Popular – Cecop, apontam os desafios das escolas públicas em abrir espaço para que as(os) estudantes mostrem suas habilidades, práticas culturais, formas de enxergar o mundo e sua relação com o conhecimento.
O Cecop atua em diferentes municípios do Rio Grande do Norte com programas de formação em cultura, educação e comunicação popular junto a crianças e adolescentes, muitas vezes em parceria com escolas e outras instituições.
Para eles, há uma ausência de programas e políticas públicas que incentivem essas práticas, a resistência que ainda persiste em alguns ambientes escolares e a falta de apoio para sistematizar e divulgar boas experiências.
Para gerar mudanças, é preciso mobilizar docentes, famílias e responsáveis para a relevância dessas práticas, fortalecer conexões e parcerias com a comunidade e, por fim, dialogar com o poder público. Como ressaltam os educadores:
Não é possível pensar em processos, projetos e ações que impactem positivamente a vida das pessoas, que gerem melhorias na educação pública, se eles não forem realizados de forma democrática”.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.