Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária discute fortalecimento e expansão
Evento realizado no CENPEC teve como objetivo aprofundar o conceito de aprendizagem solidária, convidar organizações a integrarem e fortalecer a Rede e propor atividades para o ano
Por João Marinho
De acordo com o Dicionário Caldas Aulete, alguns dos sentidos da palavra solidariedade são ajuda, amparo, apoio, simpatia com os pobres e desprotegidos ou ainda “assistência moral, espiritual, que se concede a alguém, por simpatia, piedade ou senso de justiça”. Como pode o processo de aprendizagem ser, então, solidário?
Apesar do significado tradicional que a palavra carrega, a resposta pode ser encontrada na própria língua, já que outros sentidos incluem cooperação, coparticipação, interdependência e reciprocidade. É nessa definição que a aprendizagem solidária aparece como concepção de educação que busca promover o desenvolvimento integral por meio de vínculos com as comunidades locais e também as globais e envolve outras concepções bastante difundidas na área, como educação integral, protagonismo juvenil, pedagogia de projetos, articulação curricular e interdisciplinaridade.
Encontro e solidariedade
Visando a divulgar o conceito, fortalecer a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária e convidar parceiros a integrarem a iniciativa, foi realizado um encontro no auditório do CENPEC na última terça-feira (29/01), ao qual compareceram mais de 30 representantes de 23 instituições de todo o País. O CENPEC é responsável pela coordenação da Rede.
Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva da organização; e Alexandre Isaac, assessor de relações institucionais, fizeram a abertura do evento citando Paulo Freire e sua discussão sobre a práxis transformadora, que, segundo Mônica Franco, dialoga com a proposta da aprendizagem solidária.
A ideia é que, por meio de práticas educativas transformadoras, se intervém diretamente na comunidade em que se insere a escola para gerar mudanças que beneficiem as pessoas sob a perspectiva da ética e da garantia de direitos.
Nesse ponto, é que há a pedagogia dos projetos: a aprendizagem solidária requer que os estudantes, que assumem o papel de protagonistas no processo, desenvolvam ações que causem impacto na comunidade a longo prazo – e mais importante: que as ações sejam discutidas com a própria comunidade, a fim de que atendam, de fato, às necessidades do território.
A aprendizagem solidária dialoga com a educação integral porque, como postula esta última, passa a existir um diálogo entre a escola e o território. Além disso, os estudantes potencializam sua aprendizagem por meio de um currículo que articula os conhecimentos das diferentes disciplinas (interdisciplinaridade) em prol de objetivos comuns.
“A solidariedade se aprende e pode estar no espaço escolar, pode estar presente no currículo. Ela é passível de ser demandada, de gerar intervenções, problematizações e práxis transformadoras”, comenta Mônica Gardelli Franco.
O encontro foi complementado com uma palestra sobre o tema, proferida por Katia Gonçalves Mori, especialista em currículo e consultora de Educação do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS), e com o encaminhamento de propostas de atividades para 2019, que incluíram reuniões periódicas e realização de eventos futuros em outros estados. Houve ainda uma dinâmica conduzida por Isabella Moreira e Sofia Carvalho, do Movimento Futuro.
Mensagem política
O conceito de aprendizagem solidária formalizou-se no início dos anos 2000, na Argentina, como uma resposta de parte da sociedade à crise socioeconômica vivenciada pelo país na época. Os referenciais de Educação da UNESCO e do Fórum Econômico Mundial serviram de inspiração para a proposta de garantir múltiplas formas de letramento e desenvolvimento de competências e habilidades em diferentes espaços.
A proposta tem raízes que podem ser traçadas até o início do século XX em teóricos de diferentes países e tem recebido diversas nomenclaturas no exterior, como aprendizaje-servicio, aprendizaje y servicio solidario e service-learning. Em torno dela, tem-se constituído uma rede internacional de mais de 90 organismos governamentais, universidades e organizações da sociedade civil (OSCs) que envolve instituições educacionais e se ramifica em diferentes regiões do mundo, como América Latina, Espanha e América do Norte.
No Brasil, a Rede de Aprendizagem Solidária começou a constituir-se no final de 2017 e foi lançada no início de 2018, liderada pelo CENPEC, em articulação com o CLAYSS e apoio da Rede Ibero-Americana de Aprendizagem-Serviço. Desde o ano passado, têm sido mapeadas ações desenvolvidas no País que tenham relação com a aprendizagem solidária, e as organizações responsáveis têm sido convidadas a conhecer e se filiarem à Rede.
Além do fortalecimento e expansão, o encontro do dia 29 teve como objetivo evidenciar a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária na articulação com uma luta política maior, por uma Educação de qualidade que dialogue com as realidades dos territórios.
► Em 29/03/2019, será realizado, em São Paulo (SP), um seminário internacional com enfoque em aprendizagem solidária. As novidades sobre o evento, você acompanha aqui, pelo Portal CENPEC.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.