Ciclo de debates: Educação em tempos de (pós)pandemia

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Ciclo de debates: Educação em tempos de (pós)pandemia

Instituto Alcoa e Cenpec promovem três encontros, abertos a profissionais da educação, sobre como rede e escolas podem efetivar o direito à educação; saiba mais

No dia 13 de outubro, começa o ciclo de debates Educação em Tempos de (Pós)Pandemia: como redes e escolas podem efetivar o direito à educação?, um espaço de reflexão com grandes nomes da Educação sobre os desafios atuais do campo.

O evento está relacionado ao eixo produção e disseminação do conhecimento do Programa Ecoa Formação, desenvolvido pelo Instituto Alcoa com coordenação técnica do Cenpec desde 2020. Ative a notificação e participe!

O Programa tem como objetivo estratégico evidenciar e incidir sobre as desigualdades educacionais, por meio de ações pautadas nos resultados educacionais e em políticas públicas comprometidas com o alcance de patamares superiores de qualidade, de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes. 

Atualmente, são atendidos diretamente pela iniciativa cerca de 400 educadoras(es) e técnicas(os), envolvendo 37 escolas das redes municipais de ensino de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).

Veja as novidades do Programa Ecoa Formação para 2022

Monica Renata Espadaro, gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa, avalia como o ciclo de debates contribui com a estratégia do Programa Ecoa Formação:

Foto: acervo pessoal

Através do conhecimento e da experiência de especialistas em educação, buscamos encontrar alternativas para problemas sistêmicos. O conjunto de diferentes perspectivas ajuda a vislumbrar novos caminhos e possíveis soluções, para que possamos avançar na melhoria da educação”. 

Monica Renata Espadaro


Conheça as(os) participantes

Ao todo, serão três encontros, sempre às 18h às quintas-feiras, com transmissão gratuita pelo canal no YouTube do Centro de Referência do Professor de Poços de Caldas (MG) – CERPRO, e aberta a todos e todas.

Em cada um deles, renomados especialistas apresentarão suas contribuições sobre os principais desafios para a efetivação do direito à educação no atual contexto brasileiro, com mediação conduzida por Romualdo Portela de Oliveira, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec.

O professor Fernando Abrucio, doutor em Ciências Políticas e coordenador da área de Educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (Ceapg-FGV), e Maria Alice Setubal, doutora em Psicologia da Educação e fundadora e integrante do Conselho de Administração do Cenpec e da Fundação Tide Setubal, são os convidados do primeiro dia (13/10). 

Em seguida (20/10), participarão Valter Silvério, doutor em Ciências Sociais e titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Sandra Ferreira, doutora em Educação (PUC-SP) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação: Formação de Gestores Educacionais (PPGP-Ge) da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Por fim, no dia 27/10, as discussões serão realizadas por Alexsandro Santos, doutor em Educação e diretor-presidente da Escola do Parlamento; Eloisa Vidal, doutora em Educação e professora associada da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e Sofia Lerche, doutora em Filosofia e História da Educação e professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Uece

Solange Feitoza, coordenadora de pesquisa e avaliação do Cenpec, argumenta que promover encontros dessa natureza é cada vez mais necessário:

Foto: acervo pessoal

Nunca vivemos um momento tão ímpar e singular na educação nacional como agora, sendo necessário a nós, educadores e instituições comprometidas com uma educação de qualidade e democrática, nos debruçar sobre os desafios impostos pela conjuntura e buscar formas de superação”. 

Solange Feitoza

Este é o segundo ciclo de debates que acontece no âmbito do Programa Ecoa Formação. Em 2021, o ciclo de diálogos teve como tema Educação pública no Brasil: contexto atual e perspectivas para os próximos anos. O evento foi base para a produção do e-book Educação pública no Brasil no contexto atual e perspectivas para os próximos anos, lançado pelo Cenpec em agosto de 2022.

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