O gênero multimodal apareceu pela primeira vez na edição do ano passado do concurso e trouxe aprendizados e materiais formativos para ajudar os educadores a trabalhá-lo em sala de aula
Por Stephanie Kim Abe
Já é possível conferir três dos quatro documentários vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que aconteceu em 2019. Na quarta-feira da próxima semana (15/07), será divulgada a última produção.
Os documentários, com cerca de cinco minutos, trazem o olhar de grupos de estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio, orientados por um(a) professor(a), sobre diferentes aspectos da sua realidade – “o lugar onde vivo”, conforme o tema da 6ª edição do concurso.
Ficamos muito felizes com o resultado dos documentários aos quais tivemos acesso. Educadores e estudantes encontraram recortes relevantes do tema, utilizaram a linguagem de maneira bastante expressiva e encontraram soluções criativas para as limitações de recursos
Tereza Ruiz, técnica da equipe do Programa Escrevendo o Futuro.
A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 2.432 documentários e elegeu 19 finalistas.
A inclusão do gênero Documentário entre as categorias do concurso foi uma das novidades trazidas pela 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que também escolheu pela primeira vez homenagear um(a) escritor(a) – no caso, a escritora mineira Conceição Evaristo.
“Há algum tempo o Programa Escrevendo o Futuro já produzia materiais sobre multimodalidade e pensava como professoras e professores podiam trazer as práticas contemporâneas de linguagem, cada vez mais próximas e cotidianas para os estudantes em contextos informais, para dentro da escola. O documentário acabou sendo o gênero acertado, na medida que convoca o olhar para a realidade – e o tema do concurso foi justamente O lugar onde vivo“, explica Tereza.
O desafio valeu a pena, já que as produções vencedoras são ricas por mostrar diferentes aspectos da realidade do país na visão dos estudantes. O documentário “Meu lugar, Ubaranas”, por exemplo, revela o cotidiano de um jovem em sua comunidade quilombola e traz relatos de alguns dos seus moradores. Eles falam sobre pertencimento, história, tradição e cultura.
O documentário foi produzido por Bruna Santos Vitalino Almeida, Francisco André Silva de Moura e Lucas Cauã de Lima da Silva, da Escola Estadual Barão de Aracati, localizada em Aracati (CE), sob a orientação do professor Francisco Márcio Pereira da Silva.
Já “Flores do meu bairro”, dos estudantes Iana Daise Alves da Silva Marinho, João Vitor de Moura Vasconcelos e Kauany Vitória Batista da Silva, da Escola Estadual Joaquina Lira, em Aliança, interior do Pernambuco, discute o preconceito contra os moradores de uma parte estigmatizada da cidade, a rua da Palha. O documentário foi feito sob a orientação da professora Itânia Flávia da Silva.
Material de apoio: caderno do professor
Para ajudar os educadores nessa empreitada, foi lançado o Olhar em movimento: cenas de tantos lugares, um Caderno do Professor com conteúdo de caráter teórico-conceitual e prático a ser utilizado em sala de aula. As atividades sugeridas não seguem uma sequência didática, o que significa que elas podem ser realizadas de forma independente.
Nossa preocupação, compartilhada com a autora do material Cristina Teixeira Vieira de Melo, era que professores e professoras tivessem a oportunidade de se aprofundar e rever os conhecimentos que eventualmente já tivessem sobre documentários, refletir sobre o gênero em suas muitas possibilidades de existência, ampliar seu repertório, aproximar-se da linguagem audiovisual e propor aos seus estudantes atividades práticas que culminassem na produção de um documentário.
Tereza Ruiz, técnica da equipe do Programa Escrevendo o Futuro.
Este ano, o Caderno do Professor passa por uma revisão, procurando incorporar as críticas e sugestões trazidas pelas devolutivas dos participantes. Entre elas, estão a inclusão de alguns dos documentários produzidos como exemplos a serem analisados. A revisão estará disponível a partir de 2021.
Formação sobre o gênero documentário
Embora seja um material de apoio criado por ocasião da entrada do gênero no concurso, o Caderno do Professor tem um caráter formativo e pode ser acessado a qualquer momento por qualquer educador(a) que deseja trabalhar com Documentário na escola, independente da participação no concurso.
Além disso, no Portal Escrevendo o Futuro, é possível acessar outros materiais formativos sobre o tema. O Especial por Gênero – Documentário é um deles, e traz uma seleção rica de materiais que complementam e ampliam o trabalho proposto no Caderno.
Já o curso online autoformativo e gratuito Avaliação textual: análises e propostas tem um módulo dedicado somente ao gênero documentário. As inscrições para a turma de segundo semestre desse curso estarão abertas a partir de 21 de setembro.
Além do gênero Documentário, a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa contou com produções nas categoriasPoema (5º ano EF), Memórias Literárias (6º e 7º anos EF), Crônica (8º e 9º anos EF) e Artigo de opinião (3º ano EM). Em 2019, ela teve a participação de 85.908 professores e de 42.086 escolas, distribuídas em 4.876 municípios brasileiros.
O concurso é uma das ações promovidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC Educação, que busca contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.