-
Desafio Inova Escola: confira os 25 Destaques Regionais
Desafio divulga lista de 25 iniciativas selecionadas em todo o País como destaques de inovação. A partir do dia 8, público poderá escolher sua favorita
- José Alves
Por João Marinho
Um chamado a todos os educadores e escolas brasileiras de educação básica que se proponham a trilhar um caminho para a inovação educativa. Com esse objetivo, o Desafio Inova Escola chega agora à sua Etapa Regional, com a divulgação das 25 Iniciativas Destaques.
As iniciativas, selecionadas pelos Comitês Técnicos Regionais do total de planos de inovação válidos e produzidos nas trilhas formativas do Desafio, representam todas as cinco regiões brasileiras: cinco iniciativas por região – e o público poderá opinar.
Entre os próximos dias 8 e 11, será possível entrar no site do Desafio Inova Escola, assistir aos vídeos de cada um dos Destaques Regionais e escolher o seu favorito. Uma iniciativa de cada região será escolhida pelo voto popular, e a escola receberá um certificado de reconhecimento pelo potencial de mobilização da comunidade escolar.
Além da categoria Voto Popular, os 25 Destaques Regionais também serão avaliados por uma comissão composta por especialistas, que escolherão os cinco Destaques Nacionais.
A premiação dos cinco Destaques Nacionais incluirá medalhas e certificados para cada integrante das equipes e intercâmbio para até dois representantes de cada equipe.
Já as escolas serão premiadas com certificado, troféu, assessoria técnica e apoio financeiro para a implementar, em 2020, os planos de inovação selecionados.
Enquanto isso, confira quem são os Destaques:
Os 25 Destaques Regionais do Desafio Inova Escola:
Arteduca
A baixa frequência de estudantes dos anos finais do ensino fundamental é o desafio a ser encarado pela equipe. A proposta é realizar mudanças na configuração do espaço escolar e nas práticas pedagógicas, com ações inovadoras e artísticas, para aumentar o engajamento e a presença dos estudantes na escola.
Educador responsável: Jacinaila Louriana Ferreira
Equipe: Claudia Michelle Weirich Caetano, Elaine C. S. de M. da Silva, Juliana Ap. do C. Ananias da S. Fernandes, Ketheley Leite Freire
Escola: EE Professora Zeni Vieira – Sinop (MT)
Brincando com alimentos: introdução de alimentos PANCs na merenda escolar
O plano de inovação desse projeto prevê sensibilizar os alunos sobre práticas sustentáveis e saudáveis, estimulando entre eles o consumo de Plantas Não Convencionais (PANCs). Como ação, a equipe propõe a ampliação da horta escolar, em modelo agroflorestal, para promover mudanças na merenda escolar.
Educador responsável: Anysio Henriques Neto
Equipe: Ana Maria de Souza Lins, Daniela de souza silva, João Paulo Ramirez Dias, Lundia Holpert Rocha, Márcia Sebastiana Fernandes Xavier, Marlene Auxiliadora Alves de Menezes Neto, Sírley dos Anjos
Escola: EM Nerone Maiolino – Campo Grande (MS)
Equipe Teotônio Vilela
A proposta é utilizar o projeto de vida dos estudantes como instrumento para emancipar a visão deles diante das possibilidades de futuro. Estão previstas ações formativas em temáticas como: sonhos, objetivos, autoconhecimento, inteligência emocional, marketing pessoal e currículo.
Educador responsável: Telma Giovana de Freitas
Equipe: Camilla Carbinatti, Lahís Cristina da Silva Belizario, Jean Carlos Azevedo Penasso, Thomas Gustavo Silva da Cunha
Escola: EE Teotônio Vilela – Campo Grande (MS)
José Décio
Os educadores têm como desafio os métodos avaliativos da escola. Pretendem rever o foco do ensino-aprendizagem, ainda concentrado na transmissão de conteúdo. A ideia é ampliar o processo educativo centrado no estudante, com base em suportes como as Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Educador responsável: Carolina Leonel Bueno
Equipe: Amanda Siqueira de Mendonça, Aurora Luiza Paladini Lessa, Aurora Madalena Celestino de Deus, Dayane Domingues de Paiva Fukuda, Eleandro Adir Philippsen, Sebastião Teixeira da Silva
Escola: Colégio Estadual Doutor José Balduino de Souza Décio – Formosa (GO)
Rui Barbosa – Itumbiara
Diante dos problemas sociais, emocionais e de indisciplina encontrados na escola, a equipe planejou uma série de atividades para potencializar a relação dos alunos com o espaço escolar, com os responsáveis e entre eles. A proposta é intensificar a autonomia e as múltiplas habilidades dos estudantes por meio de práticas esportivas e culturais.
Educador responsável: Rafael Dias da Silva Campos
Equipe: Cláudia Pimenta Lopes Rachid, Ilma Neres, Karume da Silva Maluf Franco, Matheus Silveira de Almeida
Escola: Centro de Educação em Período Integral Rui Barbosa – Itumbiara (GO)
Bastião atômico
A necessidade de a comunidade acessar a água na escola e utilizá-la de maneira consciente instiga esta equipe a construir uma cultura de sustentabilidade. Estão previstas oficinas de robótica, o uso de práticas de tecnologias alternativas e parcerias com colaboradores locais, startups, escolas e universidades.
Educador responsável: Alexsandro Alberto da Silva
Equipe: Ailton de Souza Lima Brito, Ana Paula Grijp Xavier, Cláudio Nunes da Costa, Edmar Roberto Sobreira Almeida, Jackson Atos Ferreira de Souza, Luís André Jacinto, Vilma Amaral de Souza
Escola: Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião – Jaboatão dos Guararapes (PE)
Equipe Santa Terezinha
Ao perceber que o acesso à internet e à tecnologia é uma realidade distante dos estudantes, a equipe propõe ações para a inclusão digital na escola. As atividades passam pela conscientização e pelo apoio dos familiares e responsáveis, assim como pelo incentivo às práticas aplicadas em sala de aula, com a utilização das tecnologias digitais.
Educador responsável: Sheillane Regina dos Santos
Equipe: Adja Roberta da Silva Santos, Benielle Amorim da Silva, Flávia Silva Rocha, Jéssica Siqueira dos Santos, Luana Costa Cerqueira, Poliana da Silva Santos Ferreira, Vilma Fernandes Marques
Escola: Escola Municipal Santa Terezinha – Coruripe (AL)
Expandindo conhecimento
Para motivar os estudantes e educadores, a equipe propõe reutilizar o espaço escolar. O projeto prevê a adaptação de duas salas inativas para transformá-las em uma “Super Sala” – espaço compartilhado, ativo, criativo, que estimule o protagonismo -, além da criação de uma rampa de acesso à área aberta da escola. A proposta também põe foco pedagógico na prática esportiva e na educação ambiental.
Educador responsável: Iara Alves Rodrigues
Equipe: Jose Nadjailson de Lima Silva
Escola: Escola Municipal Maria José da Silva – Belém de Maria (PE)
Inova IEMA
A necessidade de interdisciplinaridade entre a Base Técnica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhada à preocupação com o ensino-aprendizagem em sala de aula, é o desafio destacado pela equipe. A solução passa por reunir professores de ambas as modalidades para planejamentos interdisciplinares ao longo do ano.
Educador responsável: Francilma Ronetia Barbosa Marinho Everton
Equipe: Anna Célia Corrêa Mendes, Flavia Regina da Silva Correa
Escola: IEMA – Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Unidade Plena Itaqui Bacanga – São Luís (MA)
Itavivo
A proposta da equipe é integrar a escola com o parque natural onde está localizada. O desafio é criar novos espaços-vivências de aprendizagens para os alunos, que favoreçam a troca de experiências entre a escola e a comunidade. Prevê-se a inclusão da educação ambiental no projeto didático escolar, além da criação de um “espaço maker“, uma estufa e um ambiente de lazer.
Educador responsável: Ewerlline Karen Brito de Oliveira Martiniano
Equipe: Martamiria Delmiro dos Santos Ferreira
Escola: Escola Municipal Constâncio Maranhão – Vitória de Santo Antão (PE)
Esse rio é minha rua
A falta de prática de leitura e o baixo rendimento no ambiente escolar trazem um sentimento de baixa autoestima aos estudantes. Por isso, a equipe quer promover oficinas e palestras culturais voltadas à leitura e ao letramento social, como uma gincana literária com obras regionais. Também estão previstas ações para aproximar a família do cotidiano escolar.
Educador responsável: Rita de Cassia Damasceno Barbosa
Equipe: Denise do Socorro Mendes da Silva
Escola: EEEFM Salesiana do Trabalho – Belém (PA)
Guerreiros do campo
Ao averiguar o alto índice de faltas, evasão e repetência, a equipe decide criar estratégias de ensino que possam adequar o cotidiano do aluno ao ambiente da escola. A proposta é promover oficinas e um calendário escolar mais flexível à realidade do local, para melhor acolher os estudantes e suas famílias.
Educador responsável: Erica Correa de Sousa
Equipe: Aglaís Oliveira Assunção, Cirley da Silva Ferreira, Francisco Antonio dos Santos Rodrigues, Márcio Jesus Morais da Silva, Maria Marcilene Alves da Silva, Maria Rosidalva Alves Barros
Escola: EMEF Joana Darc – Nova Esperança do Piriá (PA)
Nenhum a menos!
Com o propósito de criar um ambiente mais inclusivo aos estudantes, principalmente às pessoas com deficiência, a equipe deseja constituir um espaço de conhecimento e integração. Para transformar a realidade, propõe a instalação da sala de recurso, com mobiliários adaptados, cadeiras com ajustes e ferramentas escolares adaptadas.
Educador responsável: Mary Sônia Dutra de Alencar
Equipe: Carmem Helena Batista Azevedo, Claudia Alessandra Batista Alfaia, Erica de Freitas Ferreira Souza, Evanilda Leocadio Simas, Luciane da Silva Mendes, Rejeane Maria Ramos Mourao, Vilma Vasconcelos Costa
Escola: Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa – Parintins (AM)
Oficina da transformação
Contra o baixo interesse pela escola, a equipe propõe criar mecanismos que abordem tanto a motivação dos estudantes quanto a importância dos estudos. O projeto prevê o desenvolvimento de projetos de resgate da história da escola e da memória da cidade.
Educador responsável: Eliseu Silva de Sousa
Equipe: Angela Maria Mota, Hugo Araujo Sales, Regina da Silva Amaral, Rejane Malveira Vaz, Roberta Oliveira dos Santos
Escola: EMEF Abraham Lincoln – Medicilândia (PA)
Os desafiadores
A equipe diagnosticou dificuldades de leitura em sua escola e entraves no tratamento da questão. Para resolver esse desafio, busca maior participação da família na vida escolar. A estratégia é criar um termo de compromisso dos responsáveis com o projeto, para auxiliar no desenvolvimento de uma leitura mais fluente entre os estudantes.
Educador responsável: Fernando Antônio de Souza Trindade
Equipe: Enielen Silva de Sousa
Escola: EMEF do Cujari – Abaetetuba (PA)
Black box
A proposta é tornar o ensino mais interativo e inserir os estudantes como sujeitos no ensino-aprendizagem. Prevê o uso de games para a resolução de problemas e para a qualificação da aprendizagem aliada à tecnologia, de forma a tornar as aulas mais atraentes.
Educador responsável: Willian Borges Lisboa
Equipe: Geysa Santos Xavier, Jhonatan Mesley Santos Alves
Escola: Centro Educacional Ímpar – Montes Claros (MG)
Escola do mangue
A ideia é repensar as ações pedagógicas da escola, considerando novos espaços de aprendizagem e a reorganização de tempos e propostas, para favorecer a participação da comunidade educativa. As ações passam por organizar as turmas de 1º e 2º ano em estações de aprendizagem, pelo menos uma vez por semana, para superar a dificuldade dos alunos em língua portuguesa e matemática.
Educador responsável: Thais Anita Silva Barros
Equipe: Licia Bonsi Negri, Marileia Dias Fonseca, Rafaela Sangiorgi Silva, Sandro Chervenhak
Escola: EM Henrique Tavares de Jesus – São Sebastião (SP)
IFF9!
Diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos e de casos de retenção, a equipe planeja ações de acolhimento e promoção da autonomia dos estudantes, para melhor gestão do tempo, conciliando liberdade e responsabilidade. Também prevê a instituição de empresas júnior e o desenvolvimento de jogos digitais educativos, baseados em obras literárias de domínio público.
Educador responsável: João Felipe Barbosa Borges
Equipe: Camila Ramos de Oliveira Nunes, Carine Lavrador de Farias, Cláudia Aleixo Alves, Fabiana Castro Carvalho de Barros, Joselia Rita da Silva, Michelle Maria Freitas Neto, Orlando Pereira Afonso Junior
Escola: IFF – Campus Itaperuna – Itaperuna (RJ)
Juntos somos mais fortes
Com base em um diagnóstico realizado na escola, a equipe se propõe a desenvolver metodologias alternativas para aumentar a autoestima dos alunos, colocando em evidência os seus potenciais criativos. O plano estabelece a criação de um programa de monitoria nas salas de aula, envolvendo todas as disciplinas.
Educador responsável: Fernanda da Silva Geraldo
Equipe: Cynthia da Rosa Queiroz Gonçalves, Daiane Vieira de Rezende Pinhal
Escola: EMEF Cândida Soares Machado – Guarapari (ES)
Revitalizar
A equipe propõe a construção e a revitalização de espaços físicos acolhedores, que possuam identidade com os estudantes, proporcionando um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Estão previstas reformas na quadra e no parque, a abertura de um espaço verde e a criação de uma trilha ecológica.
Educador responsável: Lincoln de Carvalho Junior
Equipe: Mayara Mantovani, Muriel Cravo Favoreto
Escola: EM Sebastião Leite da Silva – Ilhabela (SP)
Aprender, colaborar e inovar na educação de jovens e adultos
Com o desafio de reduzir a evasão dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a equipe propõe mudanças no ambiente escolar. Entre elas, enfatiza, no Plano de Inovação, a criação de uma sala própria para socialização e um cronograma de atendimento e auxílio, para utilização de ferramentas tecnológicas.
Educador responsável: Graziela Munchen
Equipe: Aliana Regina Schneider, Antonio Augusto Pereira Hille, Deyze Zapelini Faust, Elisangela da Silva, Francieli Friedrich
Escola: SESI Educação de Jovens e Adultos de Joinville – Joinville (SC)
Inovatech
Diante da falta de perspectiva dos alunos no ambiente escolar, os educadores se propõem o desafio de ajudá-los a construir projetos de vida. Por meio da sensibilização do grupo, a equipe projeta atendimentos especializados, espaços acolhedores, acesso à tecnologia e inserção dos alunos em outras esferas, utilizando realidade virtual.
Educador responsável: Paula Fabiana Pinheiro
Equipe: Andréia Cappelletti Moreira, Bruno Rogério Regio, Glaucia Lisliane Fernandes, Josiane de Oliveira Baldez, Luciano Rodrigo da Silva, Marcia Adriana Roldão, Paula Stange Goulart
Escola: EMEF Dom Diogo de Souza – Viamão (RS)
Partilha de vida
A participação dos pais e responsáveis no ambiente escolar é a pergunta-problema levantada pela equipe. O desafio é aperfeiçoar os espaços da escola com mudanças e adequações, para executar um programa de atendimento familiar e individualizado dos alunos.
Educador responsável: Marcelo Pertussatti
Equipe: Claudia Mara Lemes da Silva, Luciane Tereza Mattiello, Maria Irene Zanluchi, Marines Mella Sacardo
Escola: Escola Básica Municipal Santa Terezinha – Xaxim (SC)
Urbano
Pensando no desperdício de materiais e na falta de conscientização da comunidade escolar, a equipe propõe estratégias para garantir a discussão desta temática. As ações visam desenvolver a autonomia e a conscientização durante as refeições, além de enfatizar assuntos como a separação, reutilização e reciclagem dos resíduos.
Educador responsável: Rúbia Schmitt
Equipe: Claudia Mara Lemke Heinzen, Flavia Regina Lemke Truppel, Janaina da Silva Corrêa, Marcia Sadzinski Maida, Marizete Machado, Roselia Alves Lisboa Madalena Gonzaga, Simoni da Silva
Escola: EMEFE Pe Urbano Teixeira da Fonseca – Guaramirim (SC)
WebArthur
Diante das baixas notas dos estudantes, o desafio da equipe é motivá-los com aulas interessantes. A proposta é estimular a criatividade e o protagonismo, por meio de grupos de trabalho que favoreçam o engajamento coletivo e as parcerias interdisciplinares. Também está previsto o trabalho com recursos tecnológicos, como games, e a criação de aplicativos em sala de aula.
Educador responsável: Daniela Duarte Ilhesca
Equipe: Fábio Gutterres Fernandes, Fernanda Moser, Greisi Araujo Diedrich, Leocidia Ana Jachini de Lima, Rangel Ricardo Garcia, Solange do Rosário Pedroso Zambrzycki, Tiago Maia Oliveira
Escola: EMEF Arthur Pereira de Vargas – Canoas (RS)
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Inscreva-se para receber
nossos conteúdos por e-mail
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |