Dia Nacional do Livro: incentivar a leitura nas bibliotecas e escolas
Entenda como a parceria entre bibliotecas e escolas pode ser potencializada e veja dicas de práticas para incentivar a leitura e o acesso ao livro
Por Stephanie Kim Abe
O Dia Nacional do Livro é celebrado todo 29 de outubro em homenagem à Biblioteca Nacional do Brasil, criada em 29 de outubro de 1810. Considerada uma das mais belas do mundo, ela fica na cidade do Rio de Janeiro e tem um acervo de cerca de 10 milhões de itens – é a maior biblioteca da América Latina!
As bibliotecas são importantes espaços não só de armazenamento, catalogação, organização e preservação de livros, mas também de incentivo à leitura e de garantia de acesso aos livros para todos e todas. Além das bibliotecas públicas, há também bibliotecas comunitárias que lutam ainda mais pela democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura e que costumam atuar em territórios mais vulneráveis ou periféricos.
Para falar mais sobre como bibliotecas e escolas podem trabalhar juntas para incentivar a leitura e formar uma sociedade leitora, o Portal Cenpec conversou com Julia Santos.
A bibliotecária trabalha na Biblioteca Comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves, localizada na periferia da zona sul da capital paulista, no bairro Chácara Santa Maria. Lá, ela atua como bibliotecária, gestora cultural e mediadora de leitura, mas também é auxiliar na Biblioteca do Centro Universitário do Campus Santo Amaro do Senac.
Confira a entrevista abaixo:
Portal Cenpec: Como você analisa as políticas públicas de incentivo à leitura e ao livro nos últimos anos?
Julia Santos: Na verdade, não temos avançado. As políticas públicas, principalmente na área de cultura, são de governo – ou seja, a cada governo que entra, muda tudo. Isso acaba sendo prejudicial, porque não há uma continuidade de boas ações da gestão anterior e a rotatividade de gestoras(es) é muito grande.
Então avançamos muito pouco em termos de políticas públicas voltadas para a leitura, o livro e as bibliotecas nos últimos 10 anos. Em São Paulo, onde eu atuo, tivemos várias trocas de secretários da Cultura, que não levaram adiante e não consideraram como prioridade o incentivo à leitura, e não viam as bibliotecas como pontos centrais para desenvolver ações.
📖
Portal Cenpec: Como você vê a relação entre as escolas e as bibliotecas? Qual a potência dessa parceria?
Julia Santos: No Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca – PMLLLB de São Paulo, instituído em 2015, está prevista a ação conjunta das bibliotecas comunitárias, escolares e municipais com a escola e o trabalho das secretarias de Educação e de Cultura em diversas metas. Porque é uma questão de democratizar o acesso ao livro para todos e todas e avançar muito no sentido de crescermos como uma cidade leitora.
Essa perspectiva também tem que estar presente a nível nacional, já que o retorno e o resultados dessas ações são potentes. O acesso ao livro e à leitura reflete na alfabetização das crianças e o desenvolvimento da leitura é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Além disso, vale estender essa parceria também com outros órgãos, como a Unidade Básica de Saúde (UBS). Seria uma integração em prol da leitura, da informação, da disseminação do conhecimento.
📖
Portal Cenpec: Como a biblioteca da escola ou o espaço de leitura que ela tem se diferencia daquele de uma biblioteca comunitária ou pública?
Julia Santos: As bibliotecas comunitárias muitas vezes possuem um acervo diferente do da escola e, portanto, as pessoas podem encontrar um acervo pautado na bibliodiversidade e assim ter contato com diferentes tipos de literaturas.
Muitas vezes, o espaço de leitura das instituições escolares fica fechado também, enquanto que a biblioteca comunitária tem um acesso mais livre e democrático. Ela costuma ser mais enraizada na comunidade e atender um público maior que aquele da escola.
Por isso, é comum que as bibliotecas comunitárias façam mapeamentos das escolas do entorno, trabalhem e realizem ações com os professores para criar uma integração e atuar em rede em prol da leitura e do acesso ao livro. Ela acaba sendo uma referência no território.
Eu não tenho muito contato com as bibliotecas públicas, mas vejo que elas precisariam ter uma ação de maior diálogo com as escolas do entorno. Se cada região fizesse esse mapeamento e essa articulação de ações entre bibliotecas e escolas, todos sairíamos ganhando.
📖
Portal Cenpec:Que tipo de ações são realizadas nas bibliotecas (públicas e comunitárias) que podem complementar as práticas de incentivo e estímulo à leitura realizadas dentro da sala de aula?
Julia Santos: Quando fazemos formações ou mesmo contato com os professores, buscamos conversar com eles e apresentar atividades que realizamos, como clube de leitura, saraus, oficinas de escrita e batalhas de slam. Todas são práticas que também podem ser feitas na escola, e por isso vamos nos fortalecendo juntos.
Buscamos sempre divulgar as nossas ações e manter essa relação próxima com os educadores e a comunidade do entorno, para que cada vez mais pessoas tomem conhecimento da biblioteca que está no território, se sintam convidados a frequentá-la e se apropriem dela e de seu acervo.
📖
Que tal propor diários de leitura?
Já realizou uma atividade em que a proposta foi fazer diários de leitura? O diário seria uma ferramenta de escrita cotidiana, realizada de forma regular e processual, para testemunhar a experiência de leitura das(os) estudantes.
Sendo um espaço pessoal, ele acaba abarcando questões de subjetividade e identidade, análise e interpretação do texto por cada um(a).
Maria Coelho Araripe de Paula Gomes, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contou sobre como tem realizado esse trabalho e as reflexões geradas por ele em palestra realizada durante a live do Encontro Final do Programa Escrevendo o Futuro, realizada em 20 de outubro.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.