E-book traz orientações práticas para apoiar escolas na reabertura
Este é o segundo volume elaborado pelo CENPEC Educação para a série Nós da Escola, da Editora Moderna, e foca nos protocolos sanitários para o retorno às aulas presenciais
Por Stephanie Kim Abe
Muito tem-se falado sobre a volta às aulas presenciais nas escolas. Este processo, em meio à pandemia da Covid-19 que ainda segue fazendo vítimas, requer muito planejamento e adaptações e segue com datas incertas na maioria das cidades brasileiras.
Para ajudar a pensar esse plano de ação, do ponto de vista sanitário, a Editora Moderna disponibiliza o novo e-book A escola de um novo tempo: o retorno seguro. Elaborada pelo CENPEC Educação, a publicação está disponível para download gratuito, mediante o preenchimento de um formulário simples.
“Nosso objetivo foi subsidiar os gestores das escolas com uma proposta de planejamento para a reabertura, a partir de normas e protocolos instituídos por órgãos oficiais de saúde. Com base nessas informações, a ideia é que possam fazer as adaptações necessárias e encontrar saídas de acordo com as suas singularidades e o seu contexto local, explica Juliana Gonçalves, responsável pela produção da cartilha pelo CENPEC Educação.
Desafios: elaborar e comunicar o plano de ação
A cartilha está dividida em três partes. A primeira engloba as informações que já temos sobre o vírus, do ponto de vista da saúde: o contexto do surgimento da doença, como ocorre a contaminação e transmissão da Covid-19 e os comportamentos e as rotinas necessários para diminuir os riscos de infecção.
Nesse processo de curadoria, a equipe compilou a indicação de fontes confiáveis e boas referências – que devem ser constantemente consultadas, já que novas informações sobre a doença estão sendo difundidas e toda a comunidade escolar precisa estar atenta a elas e entender como os protocolos são dinâmicos.
Na segunda e na terceira partes, são propostos dois desafios para os(as) gestores(as): elaborar o plano de ação para a volta às aulas presenciais, considerando as adaptações necessárias para o retorno seguro, e comunicá-lo.
São discutidas questões como as premissas necessárias para a organização desse plano e a importância de se ouvirem os professores, os alunos e toda a comunidade escolar para entender o contexto em que vivem e melhor adaptar os protocolos sanitários.
“Não é só o ambiente da escola que precisa estar bem cuidado, é entender, por exemplo, como os professores e os estudantes se deslocam até a escola, em que situação vivem. Essa escuta atenta é importante para adaptar o plano às especificidades da escola, criando, se necessário, protocolos complementares que considerem a realidade local.”
Juliana Gonçalves, responsável pela produção da cartilha pelo CENPEC Educação
Instrumentos práticos para fazer esse planejamento
As partes II e III da cartilha possuem ao final uma proposta de “Mão na Massa”, sessão em que são disponibilizados instrumentos práticos para apoiar os(as) gestores(as) no planejamento desse plano de ação.
“Um desses instrumentais é uma planta arquitetônica fictícia de uma escola. A ideia seria o gestor se basear na própria planta da sua escola para pensar a utilização desses espaços e no tipo de adaptação que ele precisa fazer, tanto em termos estruturais quanto de oferta de equipamentos de proteção individuais (EPIs)”, diz Juliana.
O documento está disponível como anexo no final do livro, para ser impresso e preenchido pelos(as) gestores(as).
Para ela, porém, um dos grandes diferenciais do livro é a preocupação com a promoção e comunicação desse plano de ação entre os diferentes públicos envolvidos. Esse é o tema da parte III da cartilha, que traz estratégias de promoção juntos aos pais, professores, alunos etc.
A sessão “Mão na Massa” mostra referências de diferentes tipos de peças de comunicação (cards, infográficos, ilustrações, produções audiovisuais) utilizadas por fontes e instituições confiáveis.
“O foco foi pensar como conseguir mobilizar essa comunidade para colocar tudo isso em prática. Como falar de um assunto tão delicado com as crianças? Como as pessoas se corresponsabilizam para fazer com que esses novos protocolos e regras de convivência sejam efetivamente colocados em prática na escola? Daí trazermos diferentes exemplos para que o gestor possa utilizá-los ou para que crie os seus próprios materiais de comunicação.”
Juliana Gonçalves, responsável pela produção da cartilha pelo CENPEC Educação
O livro contou com a consultoria de Matheus Natal, biomédico especialista em epidemiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e em virologia pelo Hospital Sírio-Libanês, que revisou e subsidiou a produção com referências técnicas e bibliográficas.
Outros livros da série Nós da Escola
Este é o terceiro e último livro da Série Nós da Escola, da Editora Moderna. O primeiro volume trata do acolhimento a partir das competências socioemocionais, e foi desenvolvido por Telma Pantano e Cristiana Castanho de Almeida Rocca, ambas do Instituto de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da USP. O segundo, também desenvolvido pelo CENPEC Educação, traz práticas pedagógicas no contexto da pandemia.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.