Veto do presidente Jair Bolsonaro a PL que garantia acesso à internet para alunos e professores de escolas públicas prejudica ainda mais a população mais vulnerável e acirra desigualdades
Por Stephanie Kim Abe
Não faltam evidências sobre a falta de conectividade que cerca os(as) estudantes das escolas brasileiras – principalmente aqueles em condições mais vulneráveis. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, 20 milhões de domicílios brasileiros não possuem internet (28% do total). Nas classes D e E, a internet só chega a metade dos domicílios.
O acesso à internet e a infraestrutura escolar foram as maiores dificuldades enfrentadas pelas redes municipais de ensino no planejamento das aulas de 2020, de acordo com pesquisa mais recente realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A pesquisa foi respondida por 3672 redes municipais de todo o país. Ela também apontou que a maioria das secretarias concentrou suas atividades remotas ao longo do ano passado em materiais impressos (95,3%) – justamente por considerar a realidade dos(as) estudantes que não possuem acesso ou têm acesso precário à internet.
Apesar dos esforços de gestores regionais e locais para, dentro de suas realidades, manter o vínculo com os(as) estudantes e suas famílias, e dar sequência às atividades escolares, a conectividade, neste momento, é um fator indispensável para a garantia do direito à educação e o combate às desigualdades socioeducacionais. Romualdo Portela de Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do CENPEC, analisa:
Se considerarmos a população em idade escolar, temos algo em torno de 4% fora da escola, ampliando-se o número registrado em 2019, de cerca de 2% entre a população de 6 a 17 anos. Assim, temos que a pandemia agrava a exclusão da escola, com maior incidência na população mais pobre, negra e indígena.”
Romualdo Portela de Oliveira
Mesmo diante desse cenário, e com a perspectiva de mais um ano letivo com as escolas fechadas e as atividades pedagógicas não presenciais, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o Projeto de Lei Conectividade Já (PL 3477/2020), que visa assegurar acesso à internet gratuita a alunos(as) e professores(as) da educação básica pública.
O veto foi publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (dia 19.3), e pegou de surpresa muitas entidades e especialistas da área educacional. Em nota, a Undime disse ter recebido “com perplexidade e incompreensão” a decisão do presidente. A Frente Parlamentar Mista da Educação e a Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital também se comprometeram a lutar pela derrubada do veto:
As Frentes Parlamentar Mista da Educação e Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital são contrárias ao veto por considerar grave que o Estado não viabilize meios de garantir a universalização do acesso à internet e o princípio constitucional básico da educação, previsto a todos os brasileiros na Constituição Federal, sobretudo ao constatar as desigualdades cada vez maiores e evidentes.”
Frente Parlamentar Mista da Educação e Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, nota de 19/03.
O veto deve ser analisado pelo Congresso Nacional, que pode ainda derrubá-lo.
Educação na pandemia Nós do CENPEC Educação temos acompanhado de perto os diversos aspectos que envolvem o debate sobre a educação no contexto de pandemia: dos desafios de gestores(as) e educadores(as) aos impactos nos(as) estudantes; da importância do acolhimento aos limites do ensino remoto; das orientações e protocolos sanitários à necessidade de busca ativa.
O intuito é divulgar materiais formativos e informativos que colaborem para a garantia do direito à educação de todos(as) os(as) estudantes e para a redução das desigualdades educacionais em nosso país.
O PL prevê o repasse de 3,5 bilhões de reais a estados e municípios para ações que garantam o acesso à internet, com fins educacionais, a estudantes de escolas públicas pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além daqueles(as) matriculados(as) em escolas indígenas e quilombolas. Professores(as) da educação básica da rede pública também podem ser beneficiados(as) pelas ações.
Ao justificar o veto, o governo afirmou que a proposta “não apresentou uma previsão estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro, motivo pelo qual não poderia ser aprovada em razão de vedação expressa na Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal”.
De acordo com o texto da proposta legislativa, os recursos viriam do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), e poderiam beneficiar 18 milhões de estudantes das famílias inscritas no CadÚnico, por meio da compra de planos de internet móvel e tablets para alunos(as) e professores(as). Os recursos também podem provir do orçamento da União e de doações de empresas privadas.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro se opõe a medidas legislativas que buscam garantir conectividade na educação pública. Em dezembro de 2020, o presidente vetou um trecho da lei do Fust (Lei 9998/2000) que prevê a implantação de internet banda larga nas escolas de todo o país até 2024. Na quarta-feira passada (dia 17.3), o Congresso derrubou esse veto.
Segundo o estudo “Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia”, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com dados da Pnad Contínua 2018, há 6 milhões de estudantes da educação básica sem acesso domiciliar à internet. Nas escolas públicas, as crianças e os jovens negros e indígenas são mais de 70% dos estudantes sem acesso domiciliar à internet em banda larga ou 3G/4G.
Uma vez que a maior parte dos estudantes sem acesso ao ensino remoto, de acordo com os dados do ano de 2018, são os de menor renda, moradores das áreas rurais e municípios do interior do país, pode-se considerar que provavelmente este é o público mais afetado com o fechamento das escolas durante a pandemia.”
Ipea, ago. 2020
No mesmo sentido, o diretor de Pesquisa e Avaliação do CENPEC ressalta:
Nesse momento, a única possibilidade de contato com algum processo mais formalizado de educação é o ensino remoto. Ou seja, sem ele temos praticamente uma situação de abandono da escola. O principal obstáculo para o acesso a essa alternativa é a ausência de equipamentos e de rede. Como esse isolamento é fortemente correlacionado com renda mais baixa e determinadas características das populações mais vulneráveis, a exclusão é fortemente enviesada, prejudicando as populações mais pobres.”
Romualdo Portela de Oliveira
Para Adriana Silvia Vieira, coordenadora de Tecnologias Digitais do CENPEC Educação, é urgente um programa nacional que promova a conectividade de professores e estudantes das escolas públicas:
Juntamente com a conectividade – que entendo como o acesso a dispositivos (computadores, tablet ou smartphone) conectados à internet -, é preciso um plano de formação de gestores e professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais. Essa formação deveria contemplar o desenvolvimento de competências digitais e oferecer conteúdos que possibilitem às redes de ensino e escolas a análise crítica e seleção de plataformas, ferramentas e recursos digitais integrados ao currículo e às práticas educativas. Ou seja, um programa nacional de educação e tecnologia que possa de fato contribuir com o ensino e aprendizagem durante e pós-pandemia. Mas o que vemos é exatamente o contrário, com a diminuição de investimentos em educação pelo governo federal e uma total desarticulação das políticas públicas nessa área.”
Adriana Vieira
A conectividade nas escolas é uma questão que ultrapassa o contexto da pandemia e medidas de caráter emergencial, ainda que estas, neste momento, sejam fundamentais. Como afirma Romualdo:
Passada a pandemia, o ensino remoto tende a ser incorporado às práticas educativas cotidianas das escolas presenciais. Caminhamos para o uso desses instrumentos como parte do processo educativo. É um caminho sem volta. Quanto antes nos prepararmos para equipar toda a população para o acesso ao ensino remoto, melhor.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.