Como aproximar a cultura digital e o currículo escolar? Qual é o papel das tecnologias digitais no cotidiano de educadores e alunos? Que estratégias podem ser adotadas na escola para promover multiletramentos críticos, seletivos e criativos?
Publicada pelo CENPEC Educação em 2011, a coleção Ensinar e aprender no mundo digital apresenta propostas didáticas para incorporar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) ao currículo escolar com base em uma abordagem interdisciplinar.
Os cinco fascículos que compõem a série organizam-se em quatro eixos temáticos − Arte e Cultura; Sujeitos, Espaços e Meio Ambiente; Línguas e Linguagens; e Resolução de Problemas. Alinhados metodologicamente entre si, os cadernos trabalham habilidades básicas para ensinar e aprender na internet: pesquisar, comunicar-se, publicar e trabalhar utilizando a internet como instrumento e suporte.
As reflexões e propostas apresentadas são um ponto de partida para a construção coletiva e colaborativa de ações didáticas a serem adotadas por qualquer professor do Ensino Fundamental II que deseje ampliar as possibilidades de um currículo escolar apoiado nas TICs.
Baixe a seguir os cinco volumes da coleção Ensinar e aprender no mundo digital.
- Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital
- Arte e cultura: o audiovisual
- Sujeitos, espaços e meio ambiente: redes virtuais
- Resolução de problemas: interpretação de dados
- Línguas e linguagens: blogs
Veja também