Veja o diagnóstico de formação inicial docente do seu território e entenda como ela impacta na aprendizagem das(os) estudantes e no enfrentamento das desigualdades educacionais
Por Stephanie Kim Abe
Entre os primeiros dados disponibilizados no Painel de desigualdades educacionais no Brasil, elaborado pelo Cenpec, estão aqueles referentes à formação inicial docente. É possível visualizar números provenientes do Censo Escolar 2020 por município, estado, etapa de ensino, dependência administrativa e/ou localização, sempre com a possibilidade de fazer comparativos em relação a estados e ao Brasil como um todo.
É possível constatar, por exemplo, que do universo de quase 2,2 milhões de professores(as) na educação básica no país, 81,3% deles(as) possuem ensino superior com licenciatura e 5,3% com ensino superior sem licenciatura. Mas é o olhar com mais atenção aos diferentes filtros que ilumina cenários de desigualdades regionais – como o fato de que a porcentagem de docentes apenas com ensino médio na zona rural (25%) é mais que o dobro do que em área urbana (10,9%).
Entre docentes que lecionam nos anos finais do ensino fundamental, apenas 3,9% têm formação de ensino médio sem magistério. Mas alguns estados, como Acre, Amazonas e Roraima, todos na região norte, têm uma porcentagem muito maior que a média nacional (respectivamente 18,1%, 13,4% e 16,4%).
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, explica de que forma esses dados se articulam com os demais encontrados no Painel:
A formação inicial docente é a condição primeira de trabalho das(os) educadoras(es). A(o) docente precisa ter a formação para poder, enfim, exercer a sua atividade. Ao mesmo tempo, precisamos considerar as barreiras educacionais e analisar como elas afetam a permanência na escola (como a distorção idade-série, o abandono e a reprovação). É preciso observar também esse fator articulado com a condição da oferta educacional.”
Anna Helena Altenfelder
Impactos da formação docente
É sabido que, dentre os fatores internos da escola que impactam a aprendizagem dos(as) estudantes, o papel do(a) professor(a) é um dos mais importantes. São inúmeras as pesquisas que tratam desse tema, como as da professora Linda Darling-Hammond, presidente e CEO do Learning Policy Center. Em uma delas, ela diz que:
Estudantes com sorte suficiente de terem professores que sabem os conteúdos que devem ensinar e a melhor maneira de ensiná-los alcançam resultados substancialmente maiores. Os efeitos de um professor muito bom (ou muito ruim) duram mais do que um ano, influenciando a aprendizagem dos estudantes nos anos seguintes. De fato, professores experts são o recurso mais fundamental para melhorar a educação.”
DARLING-HAMMOND, 2007, p. 67.
No artigo traduzido A importância da formação docente, de 1999, publicado nos Cadernos Cenpec de 2014, em número dedicado à temática, a autora cita outras consequências de uma formação defasada dos(as) educadores(as):
… estudos com professores admitidos com uma preparação curta constatam que os novatos tendem a ser menos satisfeitos com sua formação e têm maior dificuldade para planejar o currículo, ensinar, gerenciar a sala de aula e diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos alunos. São menos capazes de adaptar o ensino para promover o aprendizado e há menos probabilidade de que vejam isso como parte de seu trabalho, tendendo a culpar os alunos quando o ensino não é eficiente. Diretores e colegas avaliam pior as habilidades instrucionais desses professores e eles abandonam a profissão em índices acima da média. O mais importante é que seus alunos aprendem menos, especialmente em áreas como leitura, escrita e matemática, que são cruciais para o sucesso escolar mais tarde.”
Para Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da educação e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), há um conjunto de boas práticas que são de natureza interna à docência que são comprovadamente efetivas. Ainda que o seu impacto na educação das(os) estudantes possa ser pequeno, elas podem fazer uma grande diferença quando acumuladas durante todos os anos de escolaridade obrigatória. Como ele explicou durante evento de lançamento do Painel:
Digamos que quando temos um(a) professor(a) que dá aula em uma só escola, em vez de várias, o aprendizado dos alunos tem uma melhora de um ponto em mil. Ao longo de 14 anos, são 14 pontos. Se tivermos um(a) docente que tem a formação adequada para a disciplina que leciona, melhoramos um pouco mais a qualidade da educação. Ao juntarmos esses vários pontos, de grão em grão se chega a um milhão”.
Renato Janine Ribeiro
Valorização da carreira docente
Renato Janine também foi categórico ao afirmar que não há enfrentamento das desigualdades educacionais sem valorização docente, que seria “um imperativo ético, moral e econômico”.
Não tem como ter educação boa sem professor bom. E isso quer dizer professor bem formado, bem remunerado.”
Renato Janine Ribeiro
Infelizmente, o Brasil não tem caminhado bem nesse sentido. Segundo o relatório Education at a Glance 2021, da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), o piso salarial dos(as) professores(as) brasileiros(as) dos anos finais do ensino fundamental é o menor entre 40 países avaliados pela organização, ficando atrás de outros países latino-americanos como México e Chile.
Das quatro metas do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14) que versam sobre a formação e a valorização docente, apenas uma tem cumprimento parcial, de acordo com o último balanço da Campanha Nacional pelo Direito à Educação sobre o PNE. A meta 15 estipula que seja assegurada formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam, para todos(as) professores(as) brasileiros(as) até 2024. A meta 17 tinha como objetivo equiparar o salário médio das(os) docentes aos de outras(os) profissionais da mesma escolaridade até 2020. Ambas não foram cumpridas.
Sempre me impressiona o fato de que as crianças passam várias horas por dia, 200 dias no ano, por 14 anos, na frente de professoras(es). No entanto, essas(es) adultas(os) não são ideais para elas. Se fossem, elas pensariam em seguir a profissão como carreira. Mas todas as pesquisas indicam que elas não querem ser professoras(es). Essa desvalorização da profissão docente é um fato muito triste e, que se não for revertida, todo o resto não vai adiantar.”
Renato Janine Ribeiro
Anna Helena ressaltou que a pandemia trouxe um olhar um pouco mais atento à importância do papel das(os) educadoras(es) na garantia de uma educação de qualidade, à medida que ficou claro o quanto a falta de mediação docente com as aulas remotas prejudicou a aprendizagem dos(as) estudantes.
Mas ainda é preciso esforço da gestão municipal, estadual e federal para olhar os dados disponíveis e pensar programas e políticas públicas que garantam formação e enfrentem as desigualdades educacionais:
O que acontece muitas vezes é o que vemos nos dados do Painel: professores com menor formação atuando nos territórios e nas escolas mais vulneráveis, com alunos que são mais afetados pelas barreiras de aprovação, distorção idade-série e abandono. Então, a nível estadual e municipal, o gestor precisa olhar a locação dos professores, atentar para as escolas com maiores necessidades e pensar como compor um grupo capacitado e heterogêneo que possa atuar com qualidade. E o governo federal deve desenvolver programas de formação, em parceria com os institutos federais e as universidades, que incentivem e apoiem os municípios e estados a formar seus profissionais de educação.”
DARLING-HAMMOND, Linda. A importância da formação docente. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.4, n.2, p. 230-247, dez. 2014.
DARLING-HAMMOND, L. Building a system for powerful teaching and learning. In: WEHLING, R. (Org.). Building a 21st Century U.S. education system. Washington, DF: National Commission on Teaching and America’s Future, 2007.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.