Especialistas avaliam educação no primeiro ano de Bolsonaro
Renovação do CNE e paralisia de políticas públicas na área preocupam educadores, para quem o Ministério da Educação (MEC) prioriza uma gestão ideológica
Por João Marinho
Escolas de tempo integral, reforma do ensino médio, Política
Nacional de Alfabetização (PNA), Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação (Fundeb).
São muitos os desafios da educação que ou não avançaram ou andaram lentamente no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro. “Ano perdido é a expressão mais usada por educadores para resumir o que houve com as políticas públicas da área em 2019”, diz o jornal Valor Econômico, que, na semana passada, consultou especialistas para publicar uma avaliação sobre a atuação do governo federal no último ano.
“O papel do MEC de indução e coordenação de políticas não ocorreu”, avalia Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação.
Segundo a educadora, o primeiro ano do Ministério da Educação (MEC) foi caracterizado por uma falta de articulação que afetou o avanço das políticas. “Desde o início do governo temos visto uma total falta de articulação, uma equipe que não é da área e não conhece as políticas públicas”, afirma.
Gestão ideológica
A reportagem, assinada pelo jornalista Hugo Passarelli, conclui que, de acordo com especialistas, tanto a curtíssima gestão Vélez Rodríguez quanto a atual, sob Abraham Weintraub, procuraram imprimir a marca do governo Bolsonaro na educação, mas essas ofensivas se concentraram majoritariamente no campo ideológico.
A
gestão de Ricardo Vélez Rodríguez, encerrada logo após o primeiro trimestre de
2019, “foi marcada por paralisia administrativa e sucessivas polêmicas, como o
pedido para que os alunos de escolas públicas e privadas cantassem o hino
nacional – algo impensável uma vez que cabe ao MEC a gestão direta apenas do
ensino superior”, lembra a reportagem.
Ainda segundo o texto, Weintraub assumiu na sequência, com a promessa de diminuir a temperatura do debate, mas acabou intensificando a guerra ideológica. A atitude teria impulsionado a popularidade do ministro no núcleo bolsonarista, mas o levou a ser criticado por setores à direita e à esquerda do espectro político.
O MEC está colocando foco em questões que não são importantes para a educação.”
Claudia Costin, da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Inconsistências nas políticas
O comentário de Costin diz respeito a uma das poucas ações realmente concretas da gestão do MEC em 2019: a primeira leva de escolas que adotarão o modelo cívico-militar. Segundo a especialista, porém, a discussão sobre esse modelo “não ajudou em nada”, já que as evidências de que estimula a aprendizagem dos alunos são escassas.
A PNA, lançada a fim de priorizar o método fônico em detrimento do construtivista na alfabetização, é também polêmica – e caminha a passos lentos. “O MEC teorizou corretamente a questão. A teoria mais recente mostra que a leitura não é algo inato como a fala. É uma competência adquirida que funciona melhor se você ensinar a ler e decodificar com intencionalidade”, diz Claudia Costin, que, no entanto, critica a pouca experiência e a gestão do secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, que avançou pouco além da teoria.
O debate entre os métodos, porém, é infrutífero para outra corrente de especialistas, segundo o qual a atenção deveria estar em alfabetizar adequadamente as crianças, independentemente do método escolhido.
Um bom professor, bem formado, que domine o seu método, dá conta de alfabetizar.”
“É muito sério termos um ministro que é contra as universidades e faz apologia do anticientificismo. Mas não acredito que isso vá mudar se deixar o MEC”, diz Anna Helena Altenfelder, para quem os atuais problemas de administração do MEC deverão manter-se, independentemente do ministro escolhido.
Além
disso, o Future-se esbarra na divisão da atenção que receberia no Congresso
Nacional devido à urgência na tramitação do Fundeb, que se encerra neste ano. “As
eleições municipais no segundo semestre deste ano são elemento extra que torna
urgente a tramitação célere da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O
risco, lembram analistas, é colapsar os sistemas estaduais e municipais de
ensino ou jogar pelo ralo a chance de aprimorar o financiamento educacional”,
diz o texto.
Aproximação entre estados e municípios
De positivo, o Valor cita a aproximação entre estados e municípios, que buscaram completar debates que se encontravam ainda em andamento, como as mudanças curriculares gestadas desde o governo de Dilma Rousseff.
Além disso, teria havido um alívio, por parte dos estados, devido
à interlocução com o secretário de Educação Básica, Janio Endo. “Foi um ano
produtivo no avanço do regime de colaboração entre estados e municípios. Isso
nos deu segurança para avançar independentemente de políticas da União”, afirma
Cecília Motta, presidente do Conselho Nacional dos
Secretários de Educação (Consed).
No entanto, diz a reportagem, a própria aproximação entre estados e municípios ocorreu no vácuo das ações do governo federal quanto a políticas públicas que combatam desigualdades educacionais. Além disso, reconhecem os representantes estaduais, o diálogo tem limitações sem o aval de Abraham Weintraub.
Outros dos desafios que terão lugar na área da educação em 2020 é a renovação do Conselho Nacional de Educação (CNE). Responsável pela normatização de políticas da área, o CNE terá metade de seus integrantes substituídas: dos 24 conselheiros, 12 terão o mandato vencido e os substitutos serão escolhidos pelo governo.
A renovação foi tema de reportagem do jornal O Globo da última terça-feira (7). De acordo com o texto assinado pela jornalista Paula Ferreira, a mudança “acendeu o alerta entre atores da área, de especialistas a membros do Legislativo, que temem uma guinada conservadora no órgão”.
A maior parte dos conselheiros que termina o mandato no primeiro semestre pertence à Câmara de Educação Básica (sete). Outros cinco poderão ser substituídos na de ensino superior. Embora o governo possa reconduzir conselheiros que estão no primeiro mandato, há aposta de que escolherá representantes mais alinhados às políticas atuais.
Anna Helena Altenfelder também foi chamada a comentar o tema, dada a atuação do CENPEC Educação na área da educação pública.
“O CNE tem um papel bastante importante na normatização da educação, atuou em políticas fundamentais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a definição de diretrizes de formação docente”, comenta Altenfelder, para quem o CNE é um órgão republicano e democrático, mas há a preocupação de que uma composição conservadora passe por cima dessa característica.
Observando as indicações feitas para o MEC, vemos que corremos o risco de uma ascensão conservadora. Sem dúvida as nomeações estarão mais suscetíveis a esses grupos.”
Anna Helena Altenfelder
Para o deputado Idilvan Alencar
(PDT-CE), é possível que o MEC faça nomeações desconsiderando
instituições que historicamente participam do processo.
Já para educador Mozart Neves
Ramos, conselheiro cujo mandato não termina em 2020, seria fundamental para o
governo nomear ao menos as indicações da União
Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Consed.
Recentemente, o CNE teve homologado o Parecer nº 22/2019, que traz novas orientações curriculares para a formação de professores e institui a Base Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
Para qualquer gestão do MEC, é fundamental que haja base de sustentação com Undime e Consed. A bancada evangélica tem seus interesses, eles vão se movimentar e vão ter possíveis indicações, mas acredito que Consed e Undime vão manter seus indicados, porque, independentemente de quem for o ministro, ele sabe da importância disso.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.