Iniciativa do Cenpec e Escrevendo o Futuro, o podcast conversa com professoras(es) sobre temas relevantes da educação; ouça o primeiro episódio sobre educação e história e culturas indígenas
Por Stephanie Kim Abe
É bem possível que o primeiro contato que você teve na escola a respeito dos povos indígenas tenha sido a partir da história sobre o “descobrimento” do Brasil, não é mesmo? Ou que os tenha estudado como povos do passado, como se eles já não existissem hoje em dia.
Mas, na realidade, os primeiros povos desta terra não foram os navegantes portugueses, e sim os povos originários. Assim como eles ainda existem no Brasil: de acordo com o último Censo Demográfico do IBGE, de 2022, atualmente são quase 900 mil indígenas pelo país, presentes nas cinco regiões brasileiras.
Foi a diversidade cultural, étnica e os saberes ancestrais desses povos que marcaram a constituição do Brasil, habitado por tantas e diferentes pessoas. Apesar disso, a história do nosso país é marcada pela violação de direitos dos povos originários, muito por conta do avanço do capitalismo e das políticas expansionistas.
Na educação, houve um tempo em que, ao frequentar escolas, as pessoas indígenas eram proibidas de falar na própria língua e expressar-se nas suas culturas e de acordo com seus costumes. Além disso, os saberes e valores dessas comunidades eram pouco abordados ou praticamente ausentes nos currículos das escolas não indígenas – ou mesmo tratados de forma estereotipada e preconceituosa. Por vezes, esses conteúdos eram restritos a datas específicas, em alusões reducionistas sobre suas vivências e saberes ancestrais.
Com a criação da Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, o ensino da história e cultura indígena tornou-se obrigatório no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares do país. Embora seja um marco para a construção de uma educação com mais equidade e que promova o respeito e a valorização das culturas indígenas, a efetividade dessa lei ainda encontra desafios no chão da escola.
É dessa importante temática que trata o primeiro episódio do podcast Educação na ponta da língua, nova iniciativa do Cenpec, em parceria com o programa Escrevendo o Futuro, apoiado pelo Itaú Social, e que já está disponível gratuitamente em diferentes plataformas de streaming.
No episódio, o tema é tratado pelas professoras Silmara Francisca, arte-educadora e professora da rede municipal de São Paulo (SP), e Adriana Pesca(Hitxá Pataxó), professora indígena atuante na Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha e no Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA). A apresentadora do bate-papo é Gina Vieira Ponte, que também é professora, especialista em desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar.
Foi muito inspirador conversar com essas duas professoras incríveis sobre a importância de promover a temática indígena na escola, os desafios envolvidos nesse ensino e como nós, educadoras(es), podemos garantir o cumprimento da lei 11.645″, conta Gina.
Fernanda Ribeiro, coordenadora de comunicação do Cenpec, reforça:
Falar da história e cultura indigena no currículo é uma das pautas prioritárias a serem discutidas, haja visto os massacres que aconteceram nos últimos meses com o grupo Yanomami. Valorizar e preservar as culturas indígenas é fundamental e deve ser aprendido na escola. E, apesar de a lei 11.645 ser de 2008, sua implementação nas escolas é ainda um grande desafio. Por isso, convidamos professoras com muita experiência em pesquisa e em sala de aula para conversar com as(os) educadoras(es) que nos seguem“.
Ao longo do ano, serão lançados mais sete episódios do podcast Educação na ponta da língua. Serão diversos os temas tratados e, a cada episódio, docentes e especialistas irão trocar ideias e refletir sobre questões que tocam a vida e o cotidiano das(os) profissionais de educação. A apresentação é de Gina Vieira Ponte.
“A ideia do podcast Educação na ponta da língua é ampliar e diversificar a comunicação com professoras e professores de diferentes regiões do país acerca de temas importantes da educação, como educação antirracista, recomposição da aprendizagem e políticas educacionais. Estamos buscando nova forma de conversar com as(os) profissionais da educação e expandir a discussão de temas que se fazem urgentes na educação“, conta Fernanda.
A fala da coordenadora se baseia nas pesquisas que indicam o hábito da população brasileira com relação a esse novo formato. Segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e Ibope, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts.
Um dos passos para enfrentarmos as desigualdades educacionais é, justamente, dialogar e refletir sobre elas. Educação na ponta da língua vem ao encontro desse propósito. Queremos chegar a mais educadoras(es) e ampliar o debate sobre educação. Temas importantes devem ser abordados de diferentes formas, em diferentes veículos, para que a discussão chegue a um número maior de pessoas. Com mais conhecimento e debate, se faz uma educação mais democrática. Isso é primordial.”
Fernanda Ribeiro
Todos os episódios estarão disponíveis nas plataformas de streaming Spotify, Deezer, Google Cast, iTunes e Amazon Music.
Saiba mais sobre as participantes deste episódio:
Adriana Pesca (Hitxá Pataxó) é licenciada em História pela e graduada em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na turma pioneira nas licenciaturas interculturais da Bahia. Fez mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/ UFSB) e é especialista em História da Cultura Afro-brasileira e africana pela Faculdade Santo Agostinho (FACSA). Pesquisa autoria indígena e processos de escrita-resistência indígena por meio da literatura e produção científica.
Silvania Francisca de Jesus é graduada em Letras Português/Inglês, mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutoranda no programa Diversitas/FFLCH-USP. Leciona na rede municipal e estadual de São Paulo como professora e atualmente como coordenadora no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Perus, no município de São Paulo. É também contadora de histórias e pesquisadora de diferentes culturas. Atua como educadora Griô resgatando a ancestralidade indígena e africana.
A apresentadora Gina Vieira Ponte atuou como professora da educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal por mais de 30 anos. É graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília, mestra em Linguística pela Universidade de Brasília, especialista em EAD, em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais. É autora do projeto Mulheres Inspiradoras, agraciada com 15 prêmios – entre eles, o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos.
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