Gestores e professores articulados em torno da alfabetização
Início da formação presencial do Projeto Letra Viva Alfabetiza (CENPEC Educação) no polo Apiaí. Fotos: acervo CENPEC
Em fevereiro, iniciou-se o segundo ano de formação presencial do Projeto Letra Viva Alfabetiza no polo Apiaí, em continuidade à parceria estabelecida entre o CENPEC Educação e as redes de ensino locais. Esse polo é composto pelos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Itapirapuã Paulista e Ribeira, região do Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo. Os encontros de formação aconteceram entre 9 e 10/2.
No primeiro dia, a coordenadora do projeto, Maria Alice Junqueira, e a formadora Patrícia Calheta se reuniram com coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de educação dos cinco municípios.
No dia 10, a escola Profª Honorina Albuquerque sediou o encontro do Núcleo de Alfabetização e Letramento, formado por técnicos das secretarias de educação, coordenadores pedagógicos e um professor alfabetizador de cada escola dos municípios participantes.
Nesse encontro, o grupo começou a elaborar sequências didáticas de leitura e de escrita que serão desenvolvidas ao longo de 2020 na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas dessas redes.
Importância das visitas técnicas às escolas e observação em sala de aula
Na formação com os técnicos das secretarias, discutiu-se o papel desses profissionais na formação dos coordenadores pedagógicos e de diretores de escola. Nesse sentido, ressaltou-se a importância das visitas técnicas às escolas e de se definir o foco de cada visita para que se saiba o que observar e registrar.
Com os coordenadores pedagógicos, discutiu-se seu papel na formação docente e falou-se na importância da observação em sala de aula e das devolutivas aos professores para o aprimoramento de seu trabalho.
Diagnóstico de alfabetização: ninguém para trás
Entre os dias 4 e 10/3, os cinco municípios realizaram o 1º diagnóstico do ano para avaliar os níveis de escrita dos alunos da educação infantil (4 e 5 anos) e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
O objetivo é monitorar a aprendizagem dos estudantes desde o início do ano para que nenhuma criança fique para trás. Os resultados serão enviados ao CENPEC Educação para elaboração de gráficos que mapearão o desempenho dos alunos.
As metas a serem alcançadas em cada ano escolar foram discutidas e acordadas com os técnicos das secretarias e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Por que desenvolver sequências didáticas?
No encontro do Núcleo de Alfabetização e Letramento, discutiu-se com os professores, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias a contribuição das sequências didáticas para a apropriação dos diferentes gêneros do discurso.
Os educadores analisaram alguns livros para identificar diferentes tipos de texto: narração, relato, exposição, argumentação e instrução. Como informa a coordenadora do projeto:
Nosso objetivo com essa atividade foi aprofundar os conhecimentos de todos para, em seguida, iniciar a elaboração de sequências que possibilitem aos nossos alunos apropriarem-se de diversos gêneros do discurso.”
Maria Alice Junqueira
Sobre a importância de trabalhar com sequências didáticas na alfabetização, a especialista explica:
Trata-se de uma estratégia que permite articular a faceta linguística à faceta do letramento na alfabetização. Ao longo de 2020, a cada encontro presencial, vamos construir as etapas de uma sequência didática que será aplicada na sala de aula.”
Maria Alice Junqueira
As formações presenciais estarão intimamente ligadas a dois cursos a distância, um deles apresentando princípios didáticos para produção textual e outro com orientações para a revisão de textos na alfabetização. Atualmente, a participação nos cursos on-line do Letra Viva é fechada a professores, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de Educação dos municípios integrantes do polo Apiaí.
Fruto da parceria iniciada em 2016 entre o CENPEC Educação e Magda Soares (UFMG), o projeto Letra Viva Alfabetiza leva a metodologia desenvolvida pela docente em Lagoa Santa (MG) a outros municípios brasileiros.
Com duração prevista de dois anos, o projeto busca qualificar processos e práticas de alfabetização e letramento por meio de formação de rede, em parceria com as secretarias municipais de Educação. Saiba mais.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.