Em meio à prorrogação da consulta pública sobre o Novo Ensino Médio pelo MEC, entenda quais propostas têm surgido e o que se espera do governo federal para implementar uma política voltada a essa etapa da educação básica de forma efetiva e sem retrocessos
Por Stephanie Kim Abe
O debate sobre o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/17) segue aquecido. A consulta pública aberta sobre essa política, que se encerraria no dia 6 de junho, foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) no começo do mês. Agora, ela segue aberta mais um mês, até o dia 6 de julho.
Qualquer pessoa pode entrar na Plataforma Participa + Brasil e responder às 11 questões da consulta pública referente à avaliação e à reestruturação da política nacional de ensino médio.
No final de maio, a consulta pública já tinha mais de 3 mil contribuições, de acordo com Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC.
Ana Gardennya Linard, gerente de políticas educacionais do Todos pela Educação, vê com bons olhos o aceno do MEC à discussão e revisão da política:
Sabemos que o desenho da reforma foi uma coisa e a implementação foi outra, completamente diferente. Acreditamos que essa consulta pública foi uma medida muito acertada do Ministério da Educação, ao agir de forma democrática neste momento, em que há necessidade de ajustes substanciais no que foi a implementação do Novo Ensino Médio, principalmente para ouvir aqueles que estão na linha de frente desse processo.”
Mas esta é apenas uma das diversas ações e eventos que têm acontecido nos últimos três meses sobre a reforma. Tanto a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados quanto do Senado realizaram audiências públicas sobre a temática em maio. O próprio MEC e diferentes entidades educacionais, como o Fórum Nacional de Educação (FNE) e a Anped, organizaram debates e seminários para subsidiar a consulta pública e pensar caminhos para essa etapa final da educação básica.
Toda essa intensa e importante discussão com diferentes segmentos da sociedade tem gerado diferentes propostas e possibilidades de caminhos. Em 16 de maio, foi apresentado, na Câmara dos Deputados, um novo projeto de lei (PL 2601/2023), que pede a revogação do Novo Ensino Médio.
Na mesma semana, o Todos pela Educação, que é contrário à revogação, entregou uma nota técnica ao MEC com proposições para a política do Novo Ensino Médio.
Para Fernando Cássio, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante da Rede Escola Pública e Universidade (Repu) e do comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação:
Todo esse movimento de debate só está acontecendo porque o Novo Ensino Médio é uma tragédia. Há evidências de todas as ordens (pesquisas, dados, relatos de estudantes nas escolas, reportagens) que indicam essa situação – inclusive quem defende a reforma foram obrigadas(os) a se curvar e admitir que mudanças precisam ser feitas.”
Jade Beatriz, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), alerta para a importância de garantir continuidade:
Foi muito positiva a abertura da consulta pública pelo MEC, porque demonstrou que o Ministério está aberto a ouvir as pessoas. E isso é importantíssimo, porque foi algo que não ocorreu nos outros governos. Mas os resultados da consulta precisam ser encaminhados.“
Com base nas observações de diferentes especialistas e de integrante de entidade educacional, entenda melhor quais propostas têm surgido para o ensino médio e o que se espera do governo federal para implementar uma política voltada à etapa final da educação básica de forma efetiva e sem retrocessos.
(👇🏾Clique em cada um dos itens a seguir para ler mais):
Os caminhos
Além de estimular a participação nos debates, especialistas, organizações e instituições do campo educacional também pressionam o governo para garantir que a consulta pública resulte em mudanças efetivas no desenho do Novo Ensino Médio.
Para tal, será preciso ação legislativa – mas a inércia do MEC nesse sentido preocupa.
Até agora, o MEC não moveu uma palha que sinalize lutar por realizar essas mudanças. O que ele pretende fazer são ajustes cosméticos. Fosse o caso, talvez o Projeto de Lei 2601/2023 nem fosse necessário. Mas nesse cenário, o PL serve para mostrar que quem está a favor da revogação tem proposta – ou seja, não quer voltar para o ensino médio anterior, como muitas(os) acusam –, e ela começa por impedir o retrocesso.“
Fernando Cássio
A presidente da Ubes, Jade Beatriz, relembra que a entidade que representa mais de 40 milhões de estudantes no Brasil se posiciona contra o Novo Ensino Médio desde antes de ser sancionado por meio de uma Medida Provisória no governo Temer em 2017.
Nossa mobilização incluiu, à época, a ocupação de escolas em todo Brasil. De lá pra cá, sempre enfatizamos que a reforma, por não ter sido construída com a nossa participação e da sociedade como um todo, não atende às nossas necessidades e é prejudicial a nós e o nosso futuro.”
Por isso, a representante da Ubes espera um movimento mais amplo e um projeto construído a muitas mãos, não apenas por especialistas:
“Nós acreditamos que, antes de ser elaborado um projeto de lei, precisamos realizar uma conferência nacional de educação que vai realmente ouvir todos os setores. A partir dela, vamos chegar a considerações finais e encaminhamentos para então construir um projeto de lei popular. Não importa que esse processo demore mais, pois nada é mais prejudicial para as(os) estudantes e para o Brasil do que desistir de estudar – e é isso o que vemos acontecendo com a implementação dessa reforma.”
Para Ana Linard, a revogação não é o melhor caminho porque é preciso preservar alguns pontos importantíssimos do Novo Ensino Médio, como a expansão da carga horária, a nova arquitetura curricular e o incentivo à formação técnica profissional. Ela aponta que, além das reestruturações já apontadas, é essencial que o governo federal estabeleça um novo cronograma e garanta apoio na implementação do Novo Ensino Médio nos estados:
As escolas públicas ficaram esperando uma orientação nacional, um sistema de informação, um apoio técnico financeiro que nunca veio, mesmo com o cronograma de implementação correndo e uma pandemia acontecendo. Essa foi a grande angústia de quem estava na linha de frente da implementação, sejam eles professores ou equipe técnica. Por isso, o MEC precisa apoiar efetivamente cada etapa desse processo, seja com programas de formação continuada, com acompanhamento da execução dos recursos repassados, criação de materiais de apoio etc.“
Ana Gardennya Linard
Novo Ensino Médio: O que é preciso entender?
Com o objetivo de colaborar para a melhor compreensão do cenário, das complexidades e controvérsias em torno da implantação do Novo Ensino Médio, o Portal Cenpec publicou, em 2022, a série Novo Ensino Médio: O que é preciso entender?.
A cada mês, publicamos uma reportagem com diferentes atores da comunidade escolar e especialistas que trazem os seus olhares sobre aspectos variados desse processo. A ideia foi dar voz tanto a quem está no chão da escola (estudante ou docente) como a quem está na gestão pública planejando essas mudanças ou pesquisadoras(es) que se debruçam sobre as consequências dessa política pública.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.