Novo documentário discute o resgate da natureza para infâncias urbanas
A partir do depoimento de especialistas e famílias de diferentes países, o filme aborda a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento integral das crianças
Por Stephanie Kim Abe
Durante a pandemia, uma das principais preocupações tem sido a saúde mental, não só de adultos, mas também de jovens e crianças. Seja porque as pessoas têm se isolado, sem contato com seus pares, ou porque ficam em casa, sem contato com o mundo lá fora.
Esses sentimentos foram captados na pesquisa Emoções Momentâneas, realizada em junho deste ano pelo programa Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), que buscou compreender a percepção da população sobre as medidas de distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19. Entre os seus resultados, 86% dos entrevistados sentiram falta de ocupar as áreas verdes da cidade.
Essa falta de espaço e contato com a natureza pode ser ainda mais determinante no caso das crianças, já que é comprovado que a privação dessa vivência pode levar a problemas no desenvolvimento e saúde delas – como obesidade e sedentarismo. Mais do que isso, há diversos benefícios nessa relação dos pequenos com a natureza, em todos os aspectos de seu desenvolvimento (físico, socioemocional, cognitivo etc).
Essa discussão é o foco do novo documentário “O Começo da Vida 2: Lá Fora”. Mesmo tendo sido produzido entre 2018 e 2019, ou seja, antes da pandemia de Covid-19, ele se faz ainda mais atual e necessário.
O filme revela o contexto das infâncias urbanas, que hoje, com a pandemia, todo mundo sente, mas que já existia antes: o fato de as crianças estarem confinadas e institucionalizadas. Por outro lado, ele mostra os benefícios e a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento integral delas e para que tenhamos um planeta mais saudável
Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana
O tema é discutido por especialistas nacionais e internacionais das áreas do meio ambiente e infância – entre eles a Dra. Jane Goodall, famosa antropóloga britânica, e também por famílias e crianças de grandes centros urbanos, como São Paulo (Brasil), Santiago (Chile) e Cidade do México (México).
Para Laís Fleury, esse recorte latinoamericano na produção é importante para contextualizar melhor o tema na realidade brasileira e dos países vizinhos, e dar luz à grande produção de conhecimento sobre a relação entre criança e natureza que existe nessa região.
O filme tem direção de Renata Terra e foi idealizado e produzido pela Maria Farinha Filmes em parceria com o Instituto Alana e Fundação Grupo Boticário. Ele já está disponível no Netflix e em outras plataformas, como YouTube, Now, iTunes, Google Play e Vivo Play.
Priorizando espaços abertos na reabertura das escolas
Foi pensando nesse cenário de confinamento e em como refletir sobre o uso de espaços abertos e naturais no retorno às aulas presenciais que o Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, lançou, em agosto, o documento Planejando a reabertura das escolas – A contribuição das pesquisas sobre os benefícios da natureza na educação escolar.
O documento traz informações e dicas sobre como as redes de educação e as escolas podem fazer esse planejamento, garantindo espaços mais seguros e que tragam mais saúde para as crianças – tanto agora no momento de reabertura, como também pensando em médio e longo prazos.
“Primeiro, as secretarias de educação poderiam assumir esse papel articulador e criar comissões intersetoriais para pensar a reabertura das escolas que envolvam as pastas de Meio Ambiente, Saúde, Urbanismo, Cultura. A partir daí, fazer um mapeamento das escolas desse município: quais têm espaços ao ar livre? As que não tem, poderiam usufruir de outros espaços do território, como praças e parques? As áreas verdes estão recebendo manutenção? Como a escola pode ajudar?”, explica Laís Fleury.
Outras dicas para incentivar o contato com a natureza e garantir espaços abertos e mais saudáveis nas instituições são a criação de salas de aulas temporárias, o uso de materiais naturais (ao invés do plástico), a formação de docentes para conduzir aulas e atividades ao ar livre e a reestruturação da rotina escolar para contemplar mais tempo e uso de espaços como o pátio escolar.
“Não é só a estrutura física. É rever as rotinas das escolas e reconhecer que essas áreas também têm um potencial de aprendizagem muito alto. É realmente colocar em prática o conceito da Educação Integral, não no sentido de preencher o tempo da criança na escola, mas de que, em diferentes territórios, diferentes atores são muito importantes para compor esse currículo escolar e contribuir para a formação das crianças. É uma mudança de paradigma mesmo, de inverter valores e dar importância à essas áreas naturais e abertas”, defende Laís.
Brincar e meio ambiente no Portal CENPEC Educação
Dada a importância das brincadeiras ao ar livre e do contato com a preservação do meio ambiente em atividades escolares, o Portal CENPEC Educação já produziu diversos materiais sobre o assunto. Selecionamos os principais abaixo:
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.