Panorama do uso de Internet e tecnologias pela comunidade escolar brasileira
Veja dados sobre os desafios de conexão para estudantes, as dificuldades dos professores em utilizar tecnologias e a relação da escola e família por meio da Internet
Por Stephanie Kim Abe
Ainda que 74% da população brasileira com 10 anos ou mais já seja usuária de Internet, ainda existem 47 milhões de cidadãos brasileiros desconectados. Além disso, mais de 20 milhões de domicílios não possuem conexão à Internet – sendo esse cenário mais evidente na região Nordeste (35%) e em famílias com renda de até um salário mínimo (45%).
Esses são alguns dos dados sobre o acesso à Internet trazidos pela TIC Domicílios 2019, pesquisa divulgada no final de maio pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O Centro de Estudos apresenta estatísticas e indicadores sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil.
Em junho, o órgão divulgou outras duas importantes pesquisas, realizadas anualmente, que olham mais detalhadamente para alguns recortes da população brasileira e a sua relação com o uso da tecnologia e da Internet.
A TIC Educação 2019 traz dados sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas e particulares brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, por meio de entrevistas com a comunidade escolar.
Já a TIC Kids Online 2019 busca entender de que forma crianças e adolescentes utilizam a Internet e como lidam com os riscos e as oportunidades advindas dessa prática, por meio de entrevistas com crianças e pais/responsáveis.
Considerando a importância de se olhar para esse cenário neste momento de pandemia da Covid-19, em que muitas políticas e ações estão sendo tomadas pensando no ensino remoto e no uso de tecnologias, destacamos abaixo alguns dos principais resultados das pesquisas TIC Educação 2019 e TIC Kids Online 2019:
Desafios de conexão para crianças e adolescentes
De acordo com a pesquisa TIC Kids Online 2019, 89% da população de 9 a 17 anos é usuária da Internet no Brasil, o que equivale a 24,3 milhões de crianças e adolescentes conectados.
Ainda assim, 1,4 milhões de crianças e adolescentes nunca acessaram a internet (TIC Kids Online 2019)
Essa desigualdade se revela nos percentuais menores encontrados principalmente nas áreas rurais (75%), nas regiões Norte e Nordeste (79%) e nos residentes em domicílios das classes D e E (80%).
4,8 milhões de crianças e adolescentes vivem em domicílios que não possuem acesso à rede (TIC Kids Online 2019)
Esse acesso desigual também é perceptível quando olhamos para a escola, e a forma como os alunos acessam a Internet. Nas escolas urbanas de Ensino Fundamental e Médio, 83% dos alunos são usuários da Internet. Nas regiões Norte (73%) e Nordeste (78%), a porcentagem de alunos com acesso é menor.
Computador de mesa, notebook e tablet são dispositivos que perdem força frente ao celular, utilizado para acessar a rede por 98% dos alunos, de acordo com a TIC Educação.
1 milhão de estudantes de escolas urbanas de Ensino Fundamental e Ensino Médio acessam a Internet exclusivamente pelo celular – sendo que 96% deles estão nas escolas públicas municipais e estaduais (TIC Educação 2019)
O fato de que 39% dos alunos de escolas públicas não possuem tablet, computador de mesa ou computador portátil em casa também deve ser levado em conta no momento dos educadores pensarem a realização de atividades pedagógicas de forma remota.
Dificuldades do uso das tecnologias pelos educadores
Os resultados da TIC Educação 2019 não mostram desafios de conectividade para os professores, mas isso não quer dizer que eles não encontrem problemas para utilizar as tecnologias.
As principais dificuldades apontadas pelos educadores de escolas urbanas são relacionadas às questões estruturais da escola: número insuficiente de computadores por aluno, de computadores conectados à Internet, equipamentos obsoletos, baixa velocidade e ausência de suporte técnico, entre outros.
Mas 53% relataram que a ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas dificulta muito a utilização dos equipamentos em atividades pedagógicas.
93% dos professores relataram se manter atualizados sobre o uso das tecnologias sozinhos; 82% com contatos informais com outros professores e 81% por meio de vídeos ou tutoriais on-line (TIC Educação 2019)
Além disso, apenas 38% deles se mantêm atualizados com cursos específicos sobre computador e Internet e 26% por meio de formações oferecidas pela secretaria de ensino.
Relação escola e família mediada por tecnologias
Um dos dados mais relevantes da TIC Educação sobre o uso da tecnologia pelas escolas refere-se aos recursos de comunicação utilizados por elas.
Apenas 28% das escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio localizadas em áreas urbanas contam com um ambiente ou plataforma de aprendizagem a distância (TIC Educação 2019)
Dentre esse pequeno percentual de escolas que possuem um ambiente ou plataforma de aprendizagem a distância, há uma expressiva diferença entre as da rede pública e da rede privada: apenas 14% das escolas públicas (municipais e estaduais) possuem esse recurso de comunicação, contra 64% das escolas particulares.
Comparando a série histórica, é possível perceber que houve ainda diminuição dessa porcentagem, nas escolas públicas, em relação à mesma pesquisa do ano anterior (de 17% para 14%), enquanto nas particulares houve avanço (de 47% para 64%).
Com relação a outros recursos de comunicação utilizados pelos estabelecimentos de ensino, as escolas públicas seguem atrás em relação ao uso de blogs (16% das escolas públicas, contra 28% das particulares), e perfil ou página em redes sociais (73% das escolas públicas, contra 94% das particulares).
Redes sociais são o principal canal de comunicação entre escolas e família (54% das escolas públicas, e 79% da rede privada) – (TIC Educação 2019)
Atividades pedagógicas com o uso das tecnologias
Sobre o uso da Internet em atividades escolares, a pesquisa TIC Educação2019revela que 65% dos alunos que são usuários de Internet a utilizam para fazer trabalhos escolares a distância, e 28% para falar com o professor.
A porcentagem de alunos que utilizam a Internet para fazer trabalhos a distância cresce significativamente conforme avançam os anos escolares (42% dos alunos do 5º ano do EF, 73% do 9º ano e 80% para os do 2º ano do EM).
O WhatsApp é a rede social mais usada pelos alunos de escolas urbanas (85%), sendo que 61% deles a utilizam para fazer tarefas escolares (TIC Educação 2019)
Em relação aos diversos usos de tecnologia em atividades escolares, a TIC Educação 2019 revela que apenas 24% dos alunos afirmaram ter utilizado a rede para fazer provas e simulados e 16% para participar de cursos a distância.
Entre as atividades gerais que os alunos realizam na Internet, destacam-se assistir vídeos, programas, filmes ou séries, mandar mensagens por aplicativos e usar as redes sociais para aprender a fazer algo que não sabiam ou que sentiam dificuldade em fazer.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.