Para pensar a educação pública no Brasil no pós-pandemia
Publicação do Cenpec traz artigos de quatro estudiosos de diferentes áreas sobre a educação pública no contexto atual e perspectivas para o futuro; saiba mais
Por Stephanie Kim Abe
As ruas de Paris estavam praticamente vazias, com os comércios de portas fechadas, apenas pontilhadas pelas crianças que iam ou voltavam das escolas em determinados horários. Essa foi uma das cenas mais emblemáticas do período pandêmico para o professor doutor Leandro de Lajonquière, que mora na capital francesa e é psicanalista.
Após o confinamento inicial de 45 dias, em que tudo foi fechado, as escolas foram as primeiras a reabrir na França. Isso é um indicativo da importância fundamental que o fato de as crianças frequentarem a escola tem para a sociedade francesa — não só para o desenvolvimento delas, como para a construção da nação”, explica.
Leandro de Lajonquière
Essa análise da postura, da estratégia educacional e da experiência da França no enfrentamento da pandemia é o tema do seu artigo Por que ir à escola? De respostas adultas e ensinamentos em tempos de Covid, que compõe a nova publicação Educação pública no Brasil no contexto atual e perspectivas para os próximos anos.
Produzida pelo Cenpec, a publicação apresenta a visão de cinco estudiosos de diferentes campos do conhecimento sobre os dilemas, os desafios e as possibilidades da educação pública no Brasil, frente à pandemia. Fruto de um ciclo de debates realizado no final do ano de 2021 no âmbito do Programa Ecoa Formação, o estudo foi organizado em torno de quatro artigos.
Implicações da experiência escolar para o desenvolvimento das crianças
Em seu artigo, o prof. Leandro conta que não é nenhuma surpresa a forma como o governo francês tomou decisões relacionadas às políticas de educação durante o período pandêmico. Ele escreve que:
A escolarização é um sintoma social. Na França, a escola possui um valor indiscutível para a quase totalidade da população. Nesse sentido, ninguém deve se surpreender que o orçamento destinado à educação constitui de longe a primeira despesa nacional, assim como o Ministério da Educação é o maior empregador do país”. (p. 15)
prof. Leandro de Lajonquière
Professor em Ciências da Educação na Université Paris 8 – Vincennes – Saint-Denis e também na Universidade de São Paulo (onde passa metade do ano letivo), Leandro se dedica aos estudos psicanalíticos na educação, na infância e na formação docente.
Na sua visão, há dois grandes motivos pelos quais a experiência escolar é respeitada e valorizada nas sociedades modernas. Uma delas tem a ver com a convivência com a outra pessoa, com o diferente, com o que não é familiar — no sentido de que não é conhecido:
O fato de irmos à escola nos possibilita construir certo funcionamento psíquico que nós não construiríamos se não a frequentássemos, e que tem a ver com o confronto com a alteridade. Quando vamos à escola, aprendemos certas coisas que não necessariamente aprendemos em casa, não só em relação ao conteúdo, mas à forma de estar e se comportar. Precisamos seguir regras, agradecer, aprender a conviver com os outros, que podem até ficar nossos amigos, mas que são desconhecidos no primeiro momento. Há sempre uma questão estranha”.
prof. Leandro de Lajonquière
É justamente essa experiência da alteridade que nos permite também construir a cidadania, que é tão importante e essencial para as sociedades atuais.
“Se você está permanentemente confinado apenas aquilo que lhe é familiar, a sua participação cidadã falha, não é completa. Porque cidadania é alteridade. O que é o Congresso Nacional se não adultos que representam partes da população tentando persuadir os outros que não partilham da mesma ideia, buscando chegar em um consenso? Ou seja, a experiência escolar é peça essencial na construção do espírito democrático”, explica o prof. Leandro.
A educação brasileira sob diferentes perspectivas
Além de entender como a pandemia afetou essa experiência escolar na França sob o ponto de vista da psicanálise, a publicação Educação pública no Brasil engloba artigos sobre outras áreas de estudo.
O artigo O desafio de (re)imaginar o espaço escolar: desigualdade e diferença na socialização mediada tecnologicamente, assinado pelo Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, traz o ponto de vista da Sociologia, abordando a estrutura desigual e as discrepâncias sociais a respeito do acesso à internet e aos equipamentos tecnológicos (computadores e celulares) no país.
A partir do olhar da Ciências Política, o prof. doutor Fernando Luiz Abrucio discorre sobre a agenda educacional a nível global e os efeitos da pandemia na educação brasileira, apontando três desafios centrais para reconstruir o sistema educacional brasileiro após esse fenômeno — a criação do Sistema Nacional de Educação e a transformação do modelo pedagógico são alguns deles.
Por fim, o professor doutor Alexsandro do Nascimento Santos e a professora mestre Luciana Vitor Cury discutem a respeito do papel das(os) dirigentes municipais dos sistemas de ensino e das capacidades institucionais, a fim de garantir a equidade educacional, a partir do que consideram ser uma escola mais justa para tempos (pós) pandêmicos.
Na apresentação da publicação, o diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec Romualdo Portela lembra que:
Compreender o que está acontecendo é condição sine qua non para qualificar a luta dos trabalhadores da educação e da população para defender e garantir o direito à educação. Compreendê-la é condição para enfrentá-la”.
Romualdo Portela
Pandemia como uma oportunidade de mudança
O professor Leandro reconhece que muitos governos tiveram que inventar ações ou pensar diferentes estratégias para minimizar os impactos da pandemia nas políticas como um todo, mas acredita que elas seguiram a forma como eles já pensavam o convívio social e a saúde pública.
“Aqui na França, não me surpreendeu que os testes para Covid eram disponibilizados gratuitamente, por exemplo, porque essa disponibilização segue o funcionamento do sistema de saúde francês. As ações traduziram um modus operandi que já estava em curso”, diz.
O Brasil não se exime dessa análise. Ou seja, se as escolas demoraram para serem reabertas ou outras ações mais urgentes não foram tomadas a tempo para lidar com os efeitos da pandemia na educação, pode-se dizer que o lugar da educação brasileira na nossa sociedade ainda não está tão consolidado.
E, para que isso mude, a população precisa “se implicar mais na educação das crianças”, como defende o prof. Leandro:
A pandemia, em si mesma, não produz mudanças — elas vão depender da forma como os adultos se implicam na educação das crianças. Isso significa que a educação precisa de investimentos constantes, carreiras docentes e salários dignos aos professores etc. A pandemia é apenas mais uma oportunidade para fazer a educação ser de qualidade e igualitária como ela deveria ser. Podemos deixá-la passar — e aí serão mais 500 anos de injustiça e desigualdade social”.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.