Confira o balanço do Plano Nacional de Educação, que completa 7 anos de vigência com apenas 5 das suas 20 metas parcialmente cumpridas, e entenda por que é importante defendê-lo
Por Stephanie Kim Abe
Prestes a completar o seu 7º aniversário, o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/2014) segue sendo colocado de lado e as suas metas, infelizmente, cada vez mais difíceis de serem atingidas.
De acordo com o balanço realizado anualmente pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, apenas 5 das 20 metas apresentam um cumprimento parcial. No total, dos 41 dispositivos mensurados, apenas seis têm perspectivas de serem alcançados ao final dos seus respectivos prazos.
Em carta à sociedade brasileira, a coordenadora geral da Campanha, Andressa Pellanda, alerta para a falta de financiamento e o programa do governo federal “baseado em negacionismo científico, em privatizações, em fundamentalismos, em militarismos e em discriminações”, que seguem na direção oposta à agenda do PNE.
O principal retrocesso, que impacta no cumprimento de todos os dispositivos do Plano, é quanto ao financiamento da educação, que sofre com a política de austeridade e os cortes frequentes e gravíssimos. A Emenda Constitucional 95, do Teto de Gastos, segue vigente em um momento em que deveríamos fazer um esforço redobrado de investimentos nas políticas sociais, notadamente a educação. A Lei Orçamentária Anual de 2021 foi aprovada com 27% de corte na área, seguida de bloqueio de R$ 2,7 bilhões por parte do governo federal, tendo sido a área que mais sofreu.”
Se os desafios educacionais do Brasil já eram enormes, com a pandemia o cenário tem ficado cada vez mais preocupante. De acordo com o estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, realizado pelo Cenpec e o Unicef, em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil – número semelhante ao que o país tinha no início dos anos 2000.
Desses, mais de 40% eram crianças de 6 a 10 anos, etapa em que a escolarização estava praticamente universalizada antes da Covid-19.
Diante dessa situação, é cada vez mais importante manter o PNE como norte para a educação brasileira, como defende Cleuza Repulho, conselheira do Conselho de Administração do Cenpec:
Precisamos continuar acompanhando o PNE, exatamente como o CENPEC Educação tem feito – trazendo evidências, colocando o que está acontecendo e não está acontecendo, e pautando o que precisamos fazer para que possamos alcançar suas metas e garantir o direito à educação de todos e todas.”
Cleuza Repulho
Confira a entrevista completa com a conselheira a seguir:
Cleuza Repulho: mobilização em prol do Plano Nacional de Educação
Portal CENPEC: O que mais te marcou na época da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014?
Cleuza Repulho: Principalmente a mobilização e o envolvimento de todas as redes, de todos os setores, no Brasil inteiro, com as conferências municipais, estaduais e depois as nacionais de educação. Foi um movimento que começou da ponta até chegar ao Ministério da Educação (MEC). Isso foi fundamental até para as pessoas entenderem o que estava acontecendo, porque dessa forma as informações puderam chegar a todos(as).
Portal CENPEC: Quais as principais conquistas do PNE?
Cleuza Repulho: Foi muito difícil – mas muito importante – inserir no PNE as questões de diversidade e também as de inclusão das pessoas com deficiência. A participação popular intensa, por si só, também foi uma conquista, porque gerou movimentos que culminaram em um plano que tinha a cara do Brasil. Além disso, essa participação trouxe entendimento e, a partir dele, o acompanhamento e o controle social.
Portal CENPEC: Você fala que o PNE tinha a “cara do Brasil”. Porém, a cada ano que passa, o PNE segue sendo escanteado e descumprido. Por que não conseguimos manter a centralidade do PNE e quais as consequências do seu descumprimento?
Cleuza Repulho: Em primeiríssimo lugar, porque a gente teve uma guinada na gestão. A escolha democrática que o Brasil fez foi por um projeto que não contempla o respeito à diversidade, a parceria do poder público, o controle social, o respeito a todos e todas. Essa mudança impactou não só no controle, mas no investimento – que é absolutamente importante. Sem recurso, não tem Plano Nacional que vá pra frente.
Portal CENPEC: Tivemos avanços nos últimos anos, em relação à qualidade da educação?
Cleuza Repulho: Infelizmente não. Não conseguimos garantir condições essenciais para esse avanço, como um plano de governo que siga o que está posto no PNE e investimento para que os recursos cheguem na ponta. Algumas pessoas apontam a aprovação do novo Fundeb – que foi uma vitória -, mas ele já era uma legislação que garantia parte dos recursos para a educação. Ainda nos falta o investimento de 10% do PIB, como está no PNE.
Portal CENPEC: Não só não avançamos nos últimos anos, como também, com a pandemia, corremos o risco de aumentar a evasão, o número de crianças fora da escola, a defasagem do aprendizado. Como devemos trabalhar os desafios atuais da educação brasileira, sem perder de vista a agenda do PNE?
Cleuza Repulho: A pesquisa Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, realizada pelo Cenpec junto com o Unicef, evidenciou como a situação, que já era difícil em nosso país, pode se tornar um caos, com o impacto da pandemia. O que precisamos nos perguntar é como lidar com tudo isso e quais as políticas públicas que precisamos para minimizar o que a Unesco está chamando de “mitigação dos impactos da pandemia”.
Portal CENPEC: Olhando as metas e os dispositivos que temos estabelecidos no PNE, devemos priorizar alguns deles ou conseguimos e devemos tratar de todos ao mesmo tempo?
Cleuza Repulho: Nós devemos sim tratar de todas as metas. Diante do cenário da própria pandemia, porém, devemos priorizar o que é essencial e importante, como tem sido feito com relação à BNCC. Não podemos continuar como se a pandemia não tivesse acontecido – até porque, o Brasil foi o país que ficou por mais tempo com as escolas fechadas. É difícil nos comparar com qualquer outro lugar.
Nesse contexto, precisamos prioritariamente investir na formação de professores, na infraestrutura das escolas e na questão do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), justamente para garantir a questão dos protocolos sanitários de segurança.
Portal CENPEC: Então mesmo nessa situação de políticas emergenciais ainda é possível ter o PNE como norte?
Cleuza Repulho: Sim. Aliás, seria um bom caminho, que já está traçado há muito tempo.Nós fizemos um plano nacional de estado e não de governo. Não precisamos mais discutir sobre o que é importante. O que é importante está lá. Infelizmente, a atual gestão não tem levado isso em consideração. Estamos lidando hoje com as consequências das escolhas democráticas realizadas pelos(as) cidadãos(ãs) brasileiros(as).
O PNE, claro, nunca previu uma pandemia. Ninguém estava preparado para isso, mas tínhamos ano a ano metas para serem acompanhadas e investimentos alocados para isso. O que precisamos agora, não só em razão da pandemia, mas diante de todos os nossos desafios educacionais, é fazer o controle social das metas e pensar nas revisões que podem ser feitas.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.