Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
Quinto episódio do podcast "Educação na ponta da língua" discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora
Por Stephanie Kim Abe
Assim como as demais etapas de ensino, a aprendizagem das(os) estudantes dos anos finais do ensino fundamental foi impactada pelos anos de pandemia.
Mas há duas questões que talvez agravem os desafios que professoras(es) enfrentam com o ensino fundamental II. A primeira é que eles ultrapassam o momento atual, sendo históricos e que envolvem desde a questão da etapa de desenvolvimento dessas(es) estudantes (que estão ali na fase da pré-adolescência) até a falta de conexão e apoio nessa transição entre fundamental I e II.
A segunda questão é o fato de que pouco se olha para essa etapa do ensino, com poucas políticas voltadas especificamente para essas(es) estudantes.
Diante desse cenário desafiador, como educadoras e educadores podem ajudar a enfrentar as desigualdades educacionais nos anos finais do ensino fundamental? E quais caminhos e estratégias podemos adotar para fortalecer a recomposição das aprendizagens nessa etapa?
Quem traz insights para essas perguntas são as pedagogas Eliana Rodriguez Moreno e Telma Almeida Barreto, em uma conversa descontraída no quinto episódio do podcast Educação na ponta da língua. Elas falam das particularidades desta etapa, como vistas a partir de quem está na escola, e também em formas de pensar práticas pedagógicas e se relacionar com as(os) estudantes e famílias dos anos finais.
O vínculo é importantíssimo para a aprendizagem, porque quanto mais eu confio, mais eu acredito no que você está me ensinando, e mais eu me esforço para lhe agradar. Então esse vínculo é necessário, e dentro dos anos finais isso se quebra muito. E a impressão que eu tenho é que a gente recebe as crianças do quinto ano, que chegam no sexto, como se eles já soubessem que a escola nos anos finais têm 10 professores, 20 minutos só de intervalo… a impressão é que eles já vêm preparados, mas eles não vêm“, diz Telma.
Telma Almeida Barreto, pedagoga
“Eu penso que uma parte do prejuízo que acontece no ensino fundamental tem a ver muito com essa própria estrutura dos tempos e espaços escolares e do tempo do professor”, explica Eliana.
Ela ainda dá muitas dicas, como:
Como propor práticas que o aluno se sinta mais protagonista, que tenha assuntos que sejam de fato do interesse dele, que ele realmente se engaje com o que a escola propõe? (…) Precisamos lançar mão dessas estratégias que faz com que o aluno escreva não para o professor, mas que ele escreva para publicar numa rede social, num blog da escola… pensar em estratégias que o aluno se sinta motivado a fazer a atividade, interagir com os seus colegas, e pensar o quanto o espaço escolar dialoga com isso”.
Saiba mais sobre as pessoas participantes deste episódio
Eliana Rodriguez Moreno é pedagoga formada pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em educação pela Unicamp. Atuou como orientadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP), onde também implementou o Programa Educar Mais – escolas de tempo integral. Participa de diversos grupos de pesquisas em educação, entre eles o Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (Grupad), vinculado à Unicamp.
Telma Almeida Barreto é formada em pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Coordenação Pedagógica e Serviço de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Ao longo de 25 anos, foi professora dos anos iniciais e finais no município de Conceição do 80Jacuípe (BA), e desde 2015 atua como coordenadora pedagógica na rede municipal de Camaçari (BA).
Ouça todos os episódios do podcast Educação na ponta da língua
O podcast Educação na ponta da língua é um bate-papo de educadora(or) para educadora(or) sobre temas relevantes da educação brasileira. As(Os) convidadas(os) são professoras(es) e especialistas engajadas(os) com o dia a dia da escola pública. Além de refletir e informar, o programa apresenta experiências inspiradoras que comprovam o potencial transformador das escolas por todo o país.
Apresentado pela professora Gina Vieira, o podcast é uma iniciativa do Cenpec, em parceria com o programa Escrevendo o Futuro, apoiado pelo Itaú Social.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.