Por Stephanie Kim Abe
Secretarias municipais e estaduais de educação, diretorias regionais de ensino, escolas e organizações estudantis que tenham realizado ações de enfrentamento à evasão escolar com recorte de cor/raça, gênero, territórios, deficiências e comunidades tradicionais entre 2020 e 2021 têm até o dia 7/3 para se inscrever no I Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica.
Iniciativa do Geledés – Instituto da Mulher Negra, em parceria com o Instituto Unibanco, a premiação busca mapear, reconhecer e inspirar ações de combate à evasão escolar que tenham uma perspectiva de reversão das desigualdades educacionais.
Acesse o edital e se inscreva!
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2019, são 781 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos autodeclaradas(os) pretas(os), pardas(os) e indígenas excluídas(os) da escola – o que corresponde a 71,3% do total de crianças e adolescentes fora da escola no Brasil. Além disso, as chances de evasão se tornam 8 vezes maiores entre estudantes com idades entre 15 e 17 anos pertencentes ao grupo dos 20% mais pobres em relação aos 20% mais ricos.
Jaqueline Lima Santos, consultora de projetos no Geledés, explica que, com a pandemia, os avanços no enfrentamento da evasão escolar dos últimos anos no Brasil sofreu um revés, e as desigualdades foram aprofundadas:
Sem o vínculo com o espaço presencial da escola e sem estrutura adequada para acompanhar o ensino remoto, mais estudantes ficaram sem acesso à educação – principalmente as(os) mais vulnerabilizadas(os). Por isso, nós acreditamos que as estratégias de busca ativa de crianças e adolescentes têm que considerar as especificidades, as realidades e os contextos dos diferentes grupos para promover ações que garantam seus direitos, de acordo com as suas necessidades. Isso é equidade.”
Jaqueline Lima Santos
A consultora lembra os resultados da pesquisa A educação de meninas negras em contexto de pandemia: o aprofundamento das desigualdades, realizada pelo Geledés em 2020 na rede pública da capital paulista, que evidencia como as meninas negras foram as que tiveram menos acesso às atividades escolares durante o ensino remoto, fossem elas impressas ou on-line.
Essa realidade tem a ver com vários fatores relacionados a questões sociais e de gênero. As famílias negras estão entre as mais empobrecidas, com menos acesso a equipamentos, banda larga. Muitas delas não tiveram direito ao trabalho remoto, porque os pais e as mães negras trabalham em sua maioria em serviços considerados essenciais, como cobrador ou motorista de ônibus, operador de caixa de supermercado, auxiliar de limpeza etc. Assim, crianças e adolescentes negras(os) tiveram menos acompanhamento do ensino remoto pelos seus cuidadores em casa durante a pandemia, tendo o seu direito de aprendizagem violado.”
Jaqueline Lima Santos
Nesse momento de retorno presencial às escolas no começo de um novo ano letivo, a ideia é que as gestões escolares e educacionais se debrucem sobre o problema da evasão escolar buscando justamente essas crianças e adolescentes que tiveram mais dificuldades e que podem ter ficado para trás.
Se as gestões não olharem para essas especificidades, para a questão da raça, de gênero, de classe, de deficiência etc., nós podemos até avançar nos indicadores, mas continuaremos a perpetuar as desigualdades entre os diferentes públicos.”
Jaqueline Lima Santos
Prêmios
Serão contempladas até três iniciativas em três categorias: Gestão educacional, gestão escolar e estudantes. Os projetos ganhadores da categoria gestão educacional receberão uma certificação de Secretaria Promotora de Estratégias de Enfrentamento à Evasão Escolar. Já os da Gestão Escolar ganharão um kit multimídia (projetor, computador, tela, caixa de som e microfone), e da categoria Estudantes um kit Rádio Escolar (computador, mesa de som, fone de ouvido, caixa de som, microfone e cabos).
Além disso, as iniciativas comporão um banco de boas práticas de equidade no enfrentamento à evasão escolar, que deverá inspirar outras secretarias de educação e escolas Brasil afora.
Veja também