Por Stephanie Kim
Para abordar as contribuições que a Psicologia traz no cotidiano das medidas socioeducativas, o CENPEC Educação realiza a 4ª edição do Socioeducação em Debate, com o tema “A Psicologia nas Medidas Socioeducativas: Olhares Possíveis”. A live acontece na próxima quarta-feira (dia 23/09), das 14h30 às 16h30, pelos canais do CENPEC Educação.
Acompanhe pelo canal no YouTube ou na página no Facebook do CENPEC Educação
De acordo Marília Rovaron, cientista social e Coordenadora do Projeto Educação com Arte pelo CENPEC Educação, a Psicologia é um dos elementos centrais nas medidas socioeducativas e, por isso, é necessário aprofundar a reflexão sobre quais são as práticas dessa área que realmente contribuem para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens no atendimento socioeducativo.
Quando falamos dos ‘olhares possíveis’, queremos trazer a ideia de que se trata de um campo de saber que é múltiplo. Assim, a prática do profissional de Psicologia precisa estar muito alinhada com os marcos regulatórios e, principalmente, considerar esses indivíduos e suas trajetórias, para romper com os projetos estigmatizantes.”
Marília Rovaron, Coordenadora do Projeto Educação com Arte pelo CENPEC Educação
O debate também busca chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental dos adolescentes e jovens em medidas socioeducativas de internação, em um contexto de pandemia, em que esse público perdeu ainda mais o contato com familiares e educadores.
Os especialistas
Por ser totalmente on-line, esta 4ª edição do Socioeducação em Debate pode trazer profissionais de diferentes estados. Participam:
- Beatriz Saks Hahne: Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Trabalhou como técnica em meio aberto e na coordenação de cursos de qualificação profissional na Fundação CASA. É educadora, psicóloga clínica e supervisora técnica;
- Frederico Dantas Vieira: Psicólogo, administrador Estadual do SIPIA SINASE WEB e coordenador de Monitoramento e Avaliação do sistema socioeducativo no Estado de Sergipe. Atuou como coordenador técnico em unidade de internação masculina e internação provisória;
- Paulo Cardoso: Psicólogo, professor universitário e Integrante do Grupo de trabalho de Saúde prisional da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Possui experiência no Sistemas Prisional e Socioeducativo no estado da Bahia.
Além de ampliar o debate, eles trazem diferentes perspectivas regionais sobre o tema.
“Esta também é a primeira vez que trazemos profissionais da mesma área, a Psicologia. Mas trataremos o tempo todo da interligação dela com as demais áreas, já que a Psicologia deve ser conjugada com os outros saberes – principalmente a Pedagogia – dentro do atendimento socioeducativo”, explica Marília Rovaron, que mediará o debate.
Socioeducação em debate
Promovido pelo CENPEC Educação desde o ano passado, o Socieducação em Debate é um espaço de diálogo voltado às questões que compõem e atravessam o sistema socioeducativo brasileiro. Em cada uma das edições, um tema diferente é colocado em pauta, para tratar das diferentes abordagens que fazem parte do campo socioeducativo.
Aqueles que atuam em medidas socioeducativas não têm uma formação específica sobre o assunto. Estamos falando de profissionais da Pedagogia, da Psicologia, do Serviço Social, do Direito, que se formaram nos seus respectivos campos, mas que muitas vezes não tiveram nenhuma informação sobre como é atuar com adolescentes em conflito com a lei. O Socioeducação em Debate vem para ser esse espaço que fortalece e qualifica a prática cotidiana de profissionais e pesquisadores da área.”
Marília Rovaron, Coordenadora do Projeto Educação com Arte pelo CENPEC Educação
A 5ª e próxima edição também será on-line e está prevista para acontecer em novembro. Mais informações, em breve, aqui no Portal CENPEC Educação.
Veja como foi a 3ª edição do Socioeducação em Debate, que tratou dos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Veja também
Arte: Karine Oliveira