Por Stephanie Kim Abe
Retrospectiva e expectativas. Estas costumam ser as duas principais marcas desse período de fim de ano. Enquanto pensamos em tudo o que passou no ano que está acabando, também nos voltamos para o que queremos do ano que vem a seguir.
Não à toa, a retrospectiva costuma alimentar as expectativas. Se focarmos na Educação, esse movimento fica mais evidente. Afinal, o que desejamos para a Educação brasileira costumam ser avanços e foco em áreas que ora não foram tratadas ou não tiveram o progresso que gostaríamos.
Os desejos de Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, para a Educação brasileira em 2024 evidenciam bem isso:
Para 2024, espero que avancemos em importantes pautas educacionais. Por exemplo, que as discussões do Plano Nacional de Educação (PNE) sejam produtivas e que o Novo Ensino Médio seja aprovado com cuidado e cautela – sempre com o horizonte em uma educação mais equitativa e mais antirracista. Também espero que o programa de Educação Integral tenha condições de implementação em vários municípios – nesse sentido, estamos aqui para contribuir com nossa expertise para quem precisar”.
Os temas para os quais ela olha foram muito debatidos em 2023, mas ainda há muito o que caminhar para garantir que as políticas públicas citadas sejam aprovadas, planejadas e/ou implementadas de forma a, de fato, garantir uma educação pública gratuita de qualidade com equidade para todas e todos.
Com a palavra, a comunidade escolar
Ela não é a única que almeja essas conquistas. O Portal Cenpec perguntou a diferentes atores da comunidade escolar sobre o que desejam para a educação brasileira em 2024. Veja, a seguir, as respostas dadas:
✏️
E você, o que deseja para a Educação brasileira em 2024?
Aproveite para deixar, no quadro abaixo, os seus votos para educação no ano que vem!
Veja também
Políticas educacionais em 2023: em quais áreas tivemos avanços e em quais estagnamos
O Novo Ensino Médio em xeque
Para mergulhar nos temas prioritários da educação em 2023
2023: rumo à equidade na educação
A sua doação pode impactar a educação e a vida de muita gente!