Fruto do Programa Ecoa Formação, a publicação traz mais de 70 relatos das equipes escolares e das secretarias municipais de educação de Poços de Caldas (MG), Juriti (PA) e São Luís (MA); saiba mais
Por Stephanie Kim Abe
Muito se fala sobre a importância de olhar e refletir sobre a prática e de aliar o conhecimento teórico com o prático para potencializar a formação docente. Como levar isso a cabo, de fato, na formação continuada de profissionais da rede de ensino?
No Programa Ecoa Formação, esse exercício foi realizado por meio da escrita de textos reflexivos pelas equipes escolares e das secretarias municipais de educação de Poços de Caldas (MG), Juriti (PA) e São Luís (MA) ao longo de 2021.
São essas produções que compõem a publicação Relatos docentes: reflexões sobre a construção da identidade profissional do professor, lançada no dia 22/6.
Como explica Pâmela Félix Freitas, pesquisadora do Cenpec e atuante no Programa Ecoa Formação:
O livro buscou articular os conhecimentos teórico e tácito (advindo da prática), por meio da investigação, da autorreflexão e da reflexão coletiva entre docentes sobre as suas práticas. Ele também cristaliza a relação de confiança estabelecida nesse processo produtivo para que houvesse uma rica troca de impressões e ideias entre as participantes.”
O Programa Ecoa Formação, iniciativa do Instituto Alcoa com coordenação técnica do Cenpec, é alicerçado em quatro eixos – formação continuada, assessoria técnica, produção e disseminação do conhecimento e criação de tecnologias educacionais – e envolve cerca de 450 educadoras(es) e técnicas(os) de 37 escolas das redes municipais de ensino de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
A publicação Relatos docentes materializa a convergência de ações desenvolvidas no âmbito de dois deles: formação e produção do conhecimento. Ao todo, são mais de 70 relatos de profissionais dos três municípios em que o Programa atua.
O professor doutor Guilherme do Val Toledo Prado, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Unicamp, conta que esses relatos docentes têm sido chamados de “narrativas pedagógicas” para as(os) pesquisadoras(es) que estão atuando no Programa:
‘Narrativas’ porque são narrações de vivências do cotidiano que, se partilhadas por escrito, passam a fazer parte de uma ‘biblioteca’ docente, que pode ser guardada e acessada em outros momentos, principalmente aqueles relativos à formação profissional, seja inicial ou continuada. ‘Pedagógicas’ porque são produzidas em contextos educativos e partilhadas, principalmente, entre os educadores. Por isso, tornam-se partilhas pedagógicas, que podem ensinar o exercício da docência, as práticas profissionais docentes.”
Guilherme do Val Toledo Prado
O livro tem como público as equipes escolares, professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es), mas também pode ser direcionado a equipes técnicas que atuam nas Secretarias Municipais de Educação e todas(os) aquelas(es) interessadas(os) na Educação, de modo geral.
Para Pâmela, a forma como os relatos foram construídos, recuperando memórias para a elaboração dos relatos, foi muito potente:
As(Os) participantes transformam suas lembranças em registros reflexivos, sistematizando a experiência vivida. Essa forma de expressão potencializa a consciência de suas experiências e práticas, contribuindo para seu desenvolvimento profissional.”
Pâmela Félix Freitas
Além disso, a troca de experiências, por meio da leitura dos relatos, permite a interação com seus pares.
“Ao ser lido por outros colegas de profissão é possível perceber como sua prática é vista pelo outro, podendo assim desenvolvê-la e aprimorá-la. Os leitores dos relatos também poderão ter a oportunidade de conhecer práticas inspiradoras que poderão experimentar à sua maneira. Esta publicação consolida experiências que materializam esse processo de aprendizado”, diz ela.
A formadora Adriana Stella Pierini, da equipe do Programa Ecoa Formação, também celebra a divulgação da publicação, lembrando que:
O tornar público serve justamente para ampliar essa possibilidade de discutir, de pensar, de divulgar, de socializar as vozes dessas professoras e professores, não somente sobre essa formação específica que foi possibilitada ano passado, mas sobre esse caráter do inacabamento da formação. Além de evidenciar esse processo, traz o lugar das(os) professoras(es) pesquisadoras(es), que olham para aquilo que fazem, indagam sobre aquilo, escrevem sobre isso e leem outras escritas, independentemente de se institucionalizar esse lugar de pesquisa.”
Adriana Stella Pierini
Debate sobre formação docente
Além do lançamento do livro Relatos docentes, a live desta quarta-feira (dia 22/6), às 18h, terá um debate sobre formação docente, que contará com a participação das pesquisadoras(es) Ana Maria de Aragão (Unicamp), Liana Arrais Serrodio (Unicamp) e Guilherme Toledo Prado. Também haverá falas institucionais de Monica Espadaro, do Instituto Alcoa, e de Anna Helena Altenfelder, do Cenpec. A mediação será de Pâmela Félix Freitas.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.