Retrospectiva: os principais acontecimentos de 2020 na Educação
Três especialistas da área fazem um balanço deste ano tão atípico e analisam os impactos da pandemia no direito à Educação
Por Stephanie Kim Abe
2020 foi um ano tão atípico que nem o tradicional dicionário Oxford, que todo ano define uma “palavra do ano” em inglês, conseguiu encontrar apenas um termo para representá-lo.
Entre as “Palavras de um ano sem precedentes”, como se intitula o documento, estão termos que expressam os movimentos e ativismos sociais e ambientais (como “Vidas negras importam” e “queimadas”); que descrevem o trabalho remoto, o uso da tecnologia e as redes sociais (como “no mudo”, “cultura do cancelamento”); e, claro, que serviram para caracterizar e explicar essa pandemia (como “lockdown”, “distanciamento social”, “reabertura”, “máscaras”).
A Educação, como todas as outras áreas, também foi muito afetada pela pandemia e todos esses acontecimentos que marcaram 2020. Os protestos do movimento “Vidas negras importam” ressoaram no Brasil e nos fazem discutir a importância de uma educação antirracista e da valorização da diversidade.
As eleições e a polarização política mostram a importância de ensinar os estudantes a criar pontes e diálogo, e a ter um olhar crítico. O fechamento das escolas e o trabalho e ensino remoto trouxeram desafios para gestores(as) e professores(as), assim como afetaram a aprendizagem dos alunos.
O Portal CENPEC Educação conversou com três especialistas para fazer um balanço de 2020 na Educação, e entender como elas veem as conquistas, os impactos e as consequências dos acontecimentos deste ano para milhões de estudantes e profissionais da educação de todo o país.
Para ela, o que a pandemia fez foi trazer à superfície e aprofundar problemas estruturais na educação – tal como a exclusão escolar, por falta de infraestrutura de atendimento e pelas desigualdades de oferta e atendimento.
“Essa crise que a educação está passando decorre, especialmente, da Emenda Constitucional 95, do Teto de Gastos, que asfixiou o Plano Nacional de Educação, a espinha dorsal da educação brasileira. Diante do cenário de desinvestimentos e de retrocessos na área, com o agravante da pandemia, os estados e municípios tiveram que agir rápido, de forma inédita, para construir políticas emergenciais para a educação”, explica Andressa.
Daí a importância da aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), principal conquista deste ano.
O Novo Fundeb estabelece o aumento da complementação da União de 10% para 23%, com recursos novos e preservado o Salário-Educação; a inclusão do Custo Aluno Qualidade (CAQ) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb) como parâmetros para o Fundo; o aumento do percentual de recursos que podem ser destinados ao pagamento dos profissionais da educação para 70% e a aprovação de um sistema híbrido de distribuição de recursos, que preserva as redes que ganham com o modelo atual e que garante equidade para os novos recursos.
Na última terça-feira (dia 15/12), o Senado Federal aprovou, com alterações, o PL 4.372/2020, que regulamenta o Fundeb. O relator Izalci Lucas (PSDB-DF) retirou do texto as alterações polêmicas que foram feitas pela Câmara dos Deputados, como a destinação de 10% dos recursos do Fundo para instituições filantrópicas comunitárias, confessionais e para educação profissionalizante, inclusive do Sistema S. O texto volta para a Câmara dos Deputados.
De acordo com Andressa, o financiamento é crucial para enfrentar os desafios de infraestrutura que as escolas vão encarar para garantir uma retomada das aulas presenciais com segurança e adotando todas as medidas sanitárias necessárias. Mesmo com o avanço do Fundeb, ela acredita que o prognóstico segue ruim já que a política de austeridade segue em voga.
Entre os equívocos cometidos pelas gestões, especialmente as estaduais, Andressa alerta para a falta de gestão democrática na construção das políticas emergenciais e a implementação em massa de educação remota com uso de plataformas privadas, sem garantir acesso e qualidade para todos e, portanto, de forma excludente, e sem cuidar da proteção dos dados dos estudantes e profissionais da educação.
“Duas medidas precisavam ser tomadas e não foram: somente com gestão democrática e com financiamento adequado podemos construir políticas educacionais – sejam elas emergenciais ou não – que garantam o direito à educação de forma inclusiva e efetiva. Espero que sejam aprendizados que levaremos”, defende Andressa Pellanda.
“Não queremos que nenhum aluno fique para trás”, diz Alice Ribeiro, secretária executiva do Movimento pela Base
É essa a razão de ser da Base Nacional Comum Curricular e a importância de sua implementação, de acordo com Alice. 2020 seria o ano em que a Base chegaria às salas de aula, mas com a pandemia, a implementação do documento precisou encontrar outros caminhos.
“A BNCC se fortaleceu como grande referencial para a aprendizagem, sendo utilizada por professores no planejamento das atividades a distância. A nossa principal conquista foi perceber que já temos um documento que aponta para uma aprendizagem mais significativa, mais conectada aos desafios do nosso tempo, um documento que propõe uma aprendizagem por áreas de conhecimento, em vez de compartimentar os saberes em caixinhas”, explica Alice.
Apesar das dificuldades, o Movimento lançou em dezembro o Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. A plataforma traz dados e análises sobre a implementação. De acordo com ela, há 4.337 currículos municipais, de Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à Base. No caso do Novo Ensino Médio, já existem 15 referenciais curriculares entregues para aprovação de Conselhos estaduais, cinco em consulta pública, e sete em construção.
A secretária executiva destaca a atuação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no apoio aos municípios e estados para tomar as medidas emergenciais, e do Conselho Nacional de Educação (CNE) na elaboração de diretrizes para o ensino remoto, tomando a BNCC como norte pedagógico.
Ela também reconhece a capacidade de educadores(as) e redes de ensino de adaptação e mobilização, com iniciativas que tinham como principal objetivo manter o vínculo entre familiares e escola.
“Houve roteiros de estudos sendo entregues por agentes de saúde que visitam as famílias de casa em casa, houve diversos exemplos de professores se superando no uso de tecnologias e inventando novas formas de dar continuidade à aprendizagem: professores que criaram aulas nos moldes dos Youtubers, professor que desenvolveu podcast… Há muitos formatos possíveis”, diz Alice Ribeiro.
Confira a retrospectiva do processo de construção e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) até o momento:
“Sem uma política nacional, as desigualdades educacionais que a pandemia escancarou permanecerão”, diz Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação
A dívida histórica que o Brasil já tem com relação à garantia do direito à Educação foi acentuada com a pandemia, e as desigualdades educacionais foram colocadas em pauta, mais do que nunca. Para Anna Helena, tem sido mais difícil diminuir esses impactos devido à atuação do Ministério da Educação (MEC), quase inexistente.
“Enfrentar esses desafios da pandemia requer um esforço conjunto coletivo, principalmente se considerarmos o município que tem menos condições técnicas e financeiras e as escolas que estão em territórios vulneráveis. Mas o MEC se eximiu do seu papel de coordenador da política nacional e de fomento técnico e financeiro dos municípios e estados”, diz.
Anna Helena compartilha a visão de Alice Ribeiro de que tivemos muitas iniciativas importantes, e que devem ser frutos de estudos e pesquisas. “Houve muito conhecimento produzido sobre educação à distância, ensino remoto, articulação família-escola, cooperação entre estados e municípios, uso da tecnologia”, diz. Mas ressalta que elas foram pontuais, não um esforço articulado e sistêmico.
Para ela, um dos principais aprendizados foi o fortalecimento da relação entre familiares e professores, escola e comunidade; a potência de olhar o(a) estudante em todos os seus aspectos cognitivos, sociais, afetivos, culturais; e o papel fundamental do professor como mediador, mesmo diante das novas tecnologias.
“As experiências que foram bem sucedidas tiveram essa marca da Educação Integral, essa concepção (que nós sempre defendemos) do olhar para o sujeito na sua totalidade e da valorização da interação com o território”, explica Anna Helena.
Na volta às aulas presenciais, ela chama atenção para a necessidade de olhar para uma avaliação diagnóstica que não seja em larga escala, que garanta o acolhimento de professores(as) e alunos(as) e que garanta um planejamento de médio e longo prazos – já que as consequências deste ano pandêmico devem ser sentidas ainda por algum tempo.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.