Romualdo Portela de Oliveira chega ao CENPEC Educação e esclarece as principais propostas que impactarão a área de pesquisa institucional
Por João Marinho
Graduado em Matemática, mestre e
doutor em Educação e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenador
de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES), Romualdo Luiz Portela de
Oliveira é um dos nomes mais respeitados quando se fala em políticas
educacionais, avaliação, administração escolar, financiamento e direito à
educação no Brasil.
Nos últimos anos, vem desenvolvendo três linhas de pesquisa: o impacto da financeirização da economia na educação; educação e desigualdade; e qualidade da educação básica, em especial no que diz respeito aos indicadores que vêm de avaliações em larga escala, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Essas contribuições, Romualdo Portela de Oliveira traz agora para o CENPEC Educação, uma vez que acaba de ser incorporado como diretor de Pesquisa e Avaliação. Confira, na entrevista a seguir, o que ele diz sobre os projetos que passa a liderar no CENPEC Educação e o impacto dessas ações para a educação pública do País.
Diagnóstico para gestores
Portal CENPEC Educação: Quais contribuições
do trabalho que você vinha desenvolvendo serão agora trazidas para a Diretoria
de Pesquisa e Avaliação (DPA) do CENPEC Educação?
Romualdo Portela de Oliveira: Há duas áreas em que tenho trabalhado que certamente terão um forte diálogo com o que o CENPEC Educação faz. A primeira é o tema da educação e desigualdade.
O CENPEC Educação já vinha desenvolvendo várias pesquisas sobre desigualdades, especialmente sobre educação e desigualdades em territórios vulneráveis, que definiu como temática principal para a pesquisa institucional.”
A segunda diz respeito ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de indicadores que deem subsídios para tomadas de decisão por parte de gestores educacionais, tanto do ponto de vista do diagnóstico da situação educacional do município ou do estado quanto do ponto de vista da aprendizagem.
Portal CENPEC Educação: Já há iniciativas
que contemplem essas duas áreas?
Romualdo Portela de Oliveira: Sim, com certeza. Nossa entrada, na verdade, aconteceu exatamente nessas duas frentes, com o desenvolvimento de duas ferramentas.
A primeira é uma ferramenta de diagnóstico com o
objetivo de ser um apoio para a gestão educacional em municípios e estados, já desenvolvida
e com os primeiros municípios estabelecendo contratos.
A segunda, que
está em desenvolvimento, é uma ferramenta
de análise da aprendizagem – e a qualificação da informação nessas duas
áreas é uma grande contribuição que o CENPEC Educação vem trazer para a gestão
de redes públicas.
Portal CENPEC Educação: O que podemos falar para os gestores sobre a ferramenta de diagnóstico, que já está pronta?
Romualdo Portela de Oliveira: Ela se propõe a dar um diagnóstico rápido da situação educacional do município em quatro dimensões:
Uma análise dos indicadores que já existem e que, portanto, é uma sistematização;
Um avanço na análise dos resultados do município nas provas nacionais tomando como uma primeira referência a desigualdade. Em suma, nesses dois primeiros itens, tratamos de analisar a situação do município em termos de proficiência e desigualdade, que são dois processos com dinâmicas diferentes, que não caminham juntos;
A terceira dimensão é avaliar como os gastos que o município está realizando têm impactado a proficiência. Em outras palavras, identificar que tipo de gasto o município vem fazendo que explica a maior desigualdade de resultados. Essa é uma dimensão importante porque nem sempre os municípios têm essa percepção, por utilizar uma medida que não se usa costumeiramente no dia a dia, que é o gasto por aluno no nível escola. Em geral, são avaliados apenas os gastos por aluno no nível rede. O que fazemos nessa dimensão é, na verdade, separar o gasto geral do gasto estritamente pedagógico e analisar a eficiência desse último gasto;
Finalmente, a quarta dimensão é avaliar as iniciativas que o município tem à luz das boas práticas já consolidadas na literatura, dando ao município um rol de possíveis ações ele poderia aplicar para potencializar seus resultados.
Portal CENPEC Educação: Como funciona essa
ferramenta? Um sistema que pode ser acessado pela internet, por exemplo?
Romualdo Portela de Oliveira: Não, não. É uma avaliação conduzida pelo CENPEC Educação: nós entregamos para o município uma caracterização de sua situação educacional e um rol de ações possíveis que ele poderia tomar para melhorá-la, tendo como foco a aprendizagem e a redução das desigualdades.
O CENPEC Educação primeiro analisa dados secundários e depois faz uma avaliação qualitativa em terreno, ou seja, nossa equipe vai ao município, faz observações, entrevistas, etc. e desenvolve um diagnóstico do município.”
Portal CENPEC Educação: Há planos de publicar os resultados da ferramenta em um artigo especializado?
Romualdo Portela de Oliveira: Existe a questão do sigilo das informações que são fornecidas pelo município. Então, a princípio, não há planos para publicar um artigo nesse sentido.
Depois, porém, certamente vamos refletir sobre a ferramenta em si, sem citar especificamente os municípios, para que ela possa ser usada e replicada em geral, como uma sistematização.
Portal CENPEC Educação: Falando especificamente desigualdades, é um fato que a expressão “desigualdade” pode ser entendida em diferentes recortes: étnico-raciais, de gênero ou territoriais, por exemplo. Quais estariam incluídos na ferramenta de diagnóstico?
Romualdo Portela de Oliveira: As desigualdades de origem que você menciona são referências para abordar a desigualdade de resultados educacionais – mas são essas últimas, que podem ser enfrentadas diretamente pela ação do sistema de educação ou pela escola, que estão no nosso foco.
Podemos explicar isso dando um exemplo: por fatores individuais e sociais, os estudantes chegam em condições diferentes ao sistema escolar. O sistema pode, então, ampliar essas desigualdades de origem, ser neutro em relação a elas ou pode reduzi-las.
Aí é que entra o foco da ferramenta: que ação a escola, ou o sistema de educação, pode fazer para diminuir essas desigualdades de origem, ainda que não a suprima, dadas suas origens sociais.
Dessa forma, como o foco está na escola, não vamos priorizar uma ou outra desigualdade de origem: trataremos as desigualdades em geral dentro das ações que a escola pode fazer para diminui-las.
Portal CENPEC Educação: Uma pesquisa do CENPEC Educação mostrou que, dependendo do desenho que é realizado, as políticas públicas de educação integral podem induzir o aumento das desigualdades. Essa ferramenta vai apontar caminhos para o gestor reduzir esse risco?
Romualdo Portela de Oliveira: Se houver demanda, sim. Agora, é preciso considerar que, enquanto não há uma generalização da educação integral, existe essa possibilidade de aumento das desigualdades por uma questão própria dos períodos de transição: ela vai ser oferecida a alguns alunos e a outros não, e como a educação integral demanda mais gastos, também o estado ou município gastará mais com alguns alunos que com outros.
O CENPEC Educação realmente tem uma opção pela educação integral, porque entende que ela tem condições de garantir uma formação mais ampla de cada ser humano, incorporando diferentes linguagens e práticas à formação, o que conversa de forma bem mais abrangente com a diversidade.”
No entanto, não há uma relação direta com as propostas que estamos desenvolvendo no sentido de que a decisão pela educação integral depende de uma opção política do município ou do estado, que vai determinar se haverá ampliação ou não dessa oferta.
Se o município ou estado quiser ampliar a educação integral, o CENPEC Educação tem, sim, experiência e conhecimento para propor ações dentro do sistema escolar – mas a proposta é disponibilizar a ferramenta mesmo para aqueles municípios ou estados que não optarem pela educação integral. Mesmo nesse contexto, em que não se amplia essa oferta, ainda é possível melhorar o desempenho e reduzir as desigualdades.
Conheça a pesquisa do CENPEC Educação sobre políticas de educação integral e desigualdades:
Avaliação de aprendizagem
Portal CENPEC Educação: Vamos falar um
pouco sobre a segunda ferramenta, que ainda está em desenvolvimento e vai
trabalhar mais de perto com a aprendizagem. Qual é a proposta por trás dela?
Romualdo Portela de Oliveira: Desenvolver testes adaptativos e informacionais que permitam uma análise da proficiência – ou seja, da aprendizagem – nas escolas do município, com um custo muito mais baixo e mais rápido que as provas em larga escala de hoje permitem.
O interessante dessa segunda ferramenta é que ela pode tanto ser incorporada à avaliação de cada município e estado quanto se constituir um instrumento de avaliação dos projetos que o próprio CENPEC Educação desenvolve.
Na verdade, nós pretendemos utilizar essa ferramenta tanto nos diagnósticos iniciais que o CENPEC Educação faz antes de propor uma ação qualquer no município quanto ao final, para avaliar os efeitos dessa ação – e aí também vamos ofertar para os interessados em geral.
Portal CENPEC Educação: As provas em larga
escala, no Brasil, hoje privilegiam as áreas de língua portuguesa e matemática.
Essa segunda ferramenta vai contemplar outras disciplinas?
Romualdo Portela de Oliveira: Não, porque a proposta passa por tomar como referência exatamente os resultados das provas nacionais.
De outra maneira,
seria necessário desenvolver outras provas, o que seria muito mais complexo, até
por haver mais controvérsias curriculares nas outras disciplinas.
Talvez seja esta, inclusive, a contradição básica atual, até porque, enquanto sociedade, realmente esperamos que os resultados de aprendizagem transcendam os de língua portuguesa e matemática.
Nesse sentido, o que faremos, isso sim, é não enfatizar como indicador de qualidade apenas o resultado dessas provas. As provas são parte de um indicador de qualidade, mas que têm de ser levadas em conta com outros elementos.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.