Por Stephanie Kim Abe
Fôlego de uma retomada. É assim que Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, expressa a sua expectativa com relação ao novo governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
“Eu entendo que esse novo governo traz um fôlego de retomada de um processo que foi interrompido nos últimos seis anos como política pública mais ampla de educação. Há uma sinalização de retomar a preocupação com as desigualdades educacionais“, analisa.
Nesse sentido, ela acredita que há muito alinhamento entre o que defende esse novo governo e o Cenpec.
“Claro que teremos divergências ao longo do caminho e talvez discordemos de alguns posicionamentos ou encaminhamentos que este governo venha a tomar. Mas a expectativa é de que agora haja mais diálogo e convergência de agendas“, diz Beatriz.
Agendas para 2023
Durante o governo de Jair Bolsonaro, vimos uma guinada conservadora na agenda política do Ministério da Educação, que priorizou temas como educação domiciliar, proibição da abordagem de gênero, raça e sexualidade nas escolas, e escolas militarizadas.
Apesar de ainda ser muito recente a posse do presidente Lula e de seus ministros, as declarações do ministro da Educação Camilo Santana e de outros membros da equipe de transição e da nova equipe ministerial têm sinalizado uma pauta mais progressista e voltada para os reais desafios da educação pública brasileira de garantir educação de qualidade para todos e todas.
Um dos assuntos que têm ganhado destaque é a política do Novo Ensino Médio, que foi implantada em todas as escolas de ensino médio do Brasil no ano passado. “Essa será uma das agendas sob as quais devemos todos nos debruçar este ano, para entender o quanto essa reforma está respondendo às demandas da juventude”, explica Beatriz.
Para a diretora executiva do Cenpec, há ainda outros temas importantíssimos a serem trabalhados ao longo deste e dos próximos anos:
Devemos ter como prioridade em 2023 a retomada de uma política de alfabetização mais eficiente e entender as reais necessidades de recomposição das aprendizagens. Um caminho possível para isso é a educação integral – mas vale lembrar que essa educação integral tem que ter como foco tanto a valorização do território e da sua cultura, como a apresentação de resultados curriculares consistentes.”
Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec
Atuando sobre as urgências
O Cenpec tem uma longa tradição atuando em alguns dos pontos levantados por Beatriz e que são prioritários para o país, como a questão da alfabetização e do letramento.
Há uma expectativa quanto a como será feita essa política de alfabetização, se o ministro tentará reproduzir no Brasil inteiro a experiência de Sobral (CE). Entendemos que será preciso rever essa política e incorporar as críticas que se têm feito a ela, antes de escalá-la em nível nacional. Precisamos entender melhor quais serão essas diretrizes de execução e ter um posicionamento mais claro sobre as propostas. Vamos continuar atuando de acordo com os nossos valores e missão, e buscando resultados nos índices de alfabetização“, explica.
Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec
Já em relação à recomposição de aprendizagens – uma pauta que nasceu decorrente dos impactos negativos da pandemia na educação no mundo todo –, Beatriz destaca que a atuação do Cenpec tem ocorrido por meio de diversos projetos que chegam até a ponta.
“Em todos os atuais projetos do Cenpec (como o Apoio Pedagógico Complementar, o Parceria pela Valorização da Educação e o ImpulsiONar), esse olhar para recomposição de aprendizagens está muito presente. Vale lembrar que esses são projetos que fazem um atendimento direto a secretarias municipais de educação, o que indica que essa é uma urgência muito presente para gestoras e gestores de todo Brasil“, diz.
Portal Cenpec: para saber mais sobre as principais pautas educacionais
Como um portal de educação que está antenado no que acontece no cenário nacional e internacional e que busca apoiar as(os) profissionais de educação e interessadas(os) na área em se apropriar dos temas e exercer uma prática mais alinhada aos princípios democráticos e ao combate às desigualdades educacionais, o Portal Cenpec abriga diversos materiais e reportagens sobre as temáticas citadas por Beatriz Cortese – e muito mais.
Há também conteúdos sobre educação antirracista, educação digital, valorização e formação docente, Sistema Nacional de Educação (SNE) etc. São temas caros para o Cenpec como um todo, que se alinham ao propósito da instituição de busca por equidade na educação.
Confira abaixo algumas das principais matérias publicadas recentemente no Portal Cenpec a respeito desses temas:
Educação integral
🏫 Educação integral: um conceito em busca de novos sentidos
🏫Centenário de Darcy Ribeiro: relembre suas propostas e o seu legado
🏫 Caminhos para o protagonismo de crianças e adolescentes
🏫 A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício?
🏫 Direitos humanos e cultura de paz: como abordar na escola?
🏫 Investigação cartográfica na educação integral
🏫 #InclusãoPraTodoMundo: livro reúne artigos com argumentos favoráveis à educação inclusiva
Valorização e formação docente
👩🏽🏫 De que formação continuada precisamos?
👩🏽🏫 O mito dos anos dourados na educação e a questão docente
👩🏽🏫 Professoras(es): protagonistas na construção de uma educação com equidade étnico-racial
👩🏽🏫 Gênero, sexualidade e docência
👩🏽🏫 Manifesto por políticas públicas efetivas de valorização docente
👩🏽🏫 #PriorizaAProfessora: por que focar na valorização docente?
Educação antirracista
✍🏽 20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo à uma educação antirracista
✍🏽 Mais que um projeto, um plano municipal de educação antirracista
✍🏽 Vídeo: O papel da educação na luta antirracista
✍🏽 Autodeclaração de raça/cor: por que fazer?
✍🏽 Por que ainda é preciso avançar na descolonização do currículo
Recomposição de aprendizagem
📙 Como potencializar a recomposição da aprendizagem pós-pandemia
📙 Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia
📙 Recomposição das aprendizagens no Brasil e no mundo
📙 Recomposição das aprendizagens: ações do APC no enfrentamento às desigualdades educacionais
📙 #CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?
📙 Como a escola pode atenuar as desigualdades e melhorar a aprendizagem
Alfabetização e letramento
✏️ Das primeiras letras aos multiletramentos: caminhos na história brasileira
✏️ Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização
✏️ Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia
✏️ #CenpecTiradeLetra: alfabetização na pandemia, como avançar?
✏️ Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos
✏️ Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização
✏️ APC: priorização curricular para alfabetização
Educação digital
💻 Aprendizagem híbrida: orientações para regulamentação
💻 Tecnologias digitais nos currículos escolares
💻 Letramento digital e professores(as): experiências inspiradoras
💻 Regulamentação da aprendizagem híbrida: todo cuidado é pouco!
💻 Letra móvel: uma experiência alfabetizadora em contexto remoto
💻 Além da conectividade
💻 As novas linguagens e a educação: entrevista com Lucia Santaella
Sistema Nacional de Educação
📡 Por dentro do SNE
📡 Sistema Nacional de Educação na prática
📡 Precisamos falar sobre o Sistema Nacional de Educação
📡 Agendas prioritárias para a educação 2021
📡 Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022
📡 Agenda 227: prioridade absoluta para crianças e adolescentes
Protagonismo juvenil
👩🏽🎓 Novo Ensino Médio: entre divergências, impasses e consensos
👩🏽🎓 Reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil
👩🏽🎓 Live Educação antirracista: Cenpec apoia iniciativa de escola em SP
👩🏽🎓 6 obras literárias para trabalhar com adolescentes e jovens
👩🏽🎓 Série Novo Ensino Médio: estudantes relatam as suas experiências
Veja também