Tudo sobre alfabetização e letramento

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Tudo sobre alfabetização e letramento

Confira nossa seleção de especiais multimídias, especiais, vídeos, oficinas e entrevistas publicadas no Portal Cenpec sobre alfabetização e letramento

Por Stephanie Kim Abe

Desde 1966, o Dia Nacional da Alfabetização é comemorado no dia 14 de novembro. A data foi instituída por meio de decreto e busca celebrar a importância de garantir o direito à aprendizagem de todas e todos. 

Ainda assim, o Brasil ainda tem 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais analfabetas – o que representa uma taxa de analfabetismo de 5,6% (dados da PNAD Contínua 2022). Apesar desse número seguir uma tendência decrescente, ele evidencia que ainda temos um longo caminho pela frente.

Mesmo quando olhamos para estudantes que estão na escola, vemos que a aprendizagem da língua escrita também não está realmente conquistada.

56,4% das(os) estudantes que estavam no 2o ano em 2021 não estavam alfabetizadas(os), levando em conta o novo parâmetro de alfabetização de 743 pontos na escala Saeb, lançado pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2019, esse percentual era de 39,7% – ou seja, houve uma piora na aprendizagem das(os) estudantes.

O Cenpec tem uma longa trajetória de trabalho com alfabetização e letramento, com projetos renomados como o Letra Viva (1988) e o Alfaletrar (2016).

Além desse acúmulo de conhecimento e experiências, também buscamos tratar do assunto com profundidade e de forma prática por meio de diversos materiais, oficinas, entrevistas e reportagens publicadas no Portal Cenpec.

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Diferentes maneiras de trabalhar alfabetização e letramento

  • Escutando quem manja do assunto

Um exemplo mais recente desse rico acervo que existe aqui é o episódio do podcast Educação na ponta da língua dedicado a falar sobre alfabetização e letramento na ponta da língua. Essa nova iniciativa do Cenpec, em parceria com o programa Escrevendo o Futuro, traz educadoras(es) para debater temas em voga na educação brasileira. 

Para este episódio, foram convidadas Aline Nascimento, professora da rede pública municipal de Salvador (BA), e Claudia Vóvio, professora do curso de pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ouça aqui:

✏️ Saiba mais sobre o episódio aqui

Também vale ler a entrevista com Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, que comenta sobre os caminhos percorridos até aqui na última gestão federal e os desafios que o governo Lula enfrenta para garantir que todas as crianças saibam ler e escrever na idade certa. Acesse aqui

  • Brincando

Por que não  inserir meninas e meninos no universo letrado por meio de uma atividade lúdica e interativa? Por exemplo, aprender as letras enquanto defende um casal de namorados de um ataque zumbi ou protege o planeta de uma chuva de meteoros.

Essas são as propostas dos jogos on-line Ataque das letras zumbis e Conquista da Palavra, respectivamente. Há ainda o Jogo da Fotografia, em que a(o) jogadora(r) lidam com seres e objetos dos mais diversos lugares do nosso universo. 

Todos os jogos foram criados por especialistas e podem ser acessados gratuitamente. Para quem preferir, também existe uma oficina que traz sugestões didáticas de como usar esses jogos de alfabetização. 

Veja mais brincadeiras orais para alfabetização no vídeo abaixo:

✏️ Saiba mais sobre essas brincadeiras aqui

  • Aprofundando-se na teoria

São inúmeras as reportagens presentes no Portal Cenpec sobre alfabetização e letramento. Uma das mais recentes faz uma devida homenagem à Emilia Ferreiro, educadora e psicolinguista argentina que revolucionou a alfabetização e faleceu em agosto de 2023, explicando as suas principais contribuições à área.

A matéria Estratégias de leitura na alfabetização se baseia nos materiais da Plataforma Alfaletrar (Cenpec/Magda Soares) para explicar de forma didática como as crianças aprendem as relações entre a fala e a escrita na alfabetização e como apoiar esse processo. Há uma matéria homenageando também a professora Magda Soares, que faleceu no início de 2023.

Em 2019, no auge da discussão da Política Nacional de Alfabetização (PNA), publicamos uma série de reportagens #CenpecExplica com foco em alfabetização, trazendo entrevistas com especialistas sobre os diversos métodos de alfabetização e as diferenças conceituais entre letramento e literacia, entre outros assuntos.

Para quem prefere algo mais dinâmico, mas não menos informativo, os vídeos curtos da série Tirando de Letra são a pedida certa. Ao todo, são 16 pílulas de cerca de um minuto que dão dicas práticas ou tratam de assuntos complexos numa linguagem leve e acessível.

Confira o primeiro deles abaixo: 

✏️ Saiba mais sobre a série de vídeos Tirando de Letra aqui

  • Diversificando o olhar

Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Esse tema é tratado na entrevista com a professora Josélia Gomes Neves da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Clique aqui para saber mais

Já o Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva traz, em formato multimídia, orientações de como trabalhar com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares. O Guia é composto por conteúdo e orientações para professoras(es) e educadoras(es) trabalharem com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares, além de links, vídeos de obras literárias e um glossário acessível na Libras (Língua Brasileira de Sinais), todos com recursos de acessibilidade.

  • Descobrindo novos materiais interativos

A interatividade ajuda a aprender de forma diferente, não apenas lendo ou ouvindo, mas colocando a mão na massa. 

No especial multimídia Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização, o objetivo é relembrar conceitos e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Publicado já há 10 anos, ele continua atual e interessante.

Quem busca saber mais sobre a trajetória da alfabetização no Brasil, do final do Império e início da República até os dias atuais pode explorar o especial Das primeiras letras aos multiletramentos: caminhos na história brasileira

  • Aprendendo com outras experiências

Conhecer e compartilhar relatos de experiências de diferentes projetos, escolas e redes de ensino com alfabetização é essencial para se inspirar e pensar em diferentes maneiras e estratégias que podem ser adaptadas e adequadas ao seu contexto. 

Por exemplo, é possível conhecer as estratégias da rede municipal de Ribeira do Pombal, na Bahia, para enfrentar os desafios da alfabetização no pós-pandemia, ou de Itaóca (SP).

Durante a pandemia, o projeto Letra Móvel, desenvolvido pela Comunidade Cenpec em parceria com a Fundação Tide Setubal com estudantes do 1º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da periferia de São Paulo, apoiou com sucesso crianças em alfabetização e letramento por meio de chamadas de vídeo de WhatsApp durante o período de escolas fechadas.

Confira abaixo o vídeo-relato dessa experiência inédita:

✏️ Saiba mais sobre o projeto aqui


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