Caminhos para trabalhar o currículo dos anos finais do ensino fundamental
Por Stephanie Kim Abe A organização curricular é um entre os muitos problemas que encontramos nos anos finais do ensino fundamental – como uma transição entre 5o e 6o… Leia mais >
Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino
Compartilhando práticas de educação antirracista na escola
Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas
O Novo Ensino Médio em xeque
Entenda quais propostas têm surgido e o que se espera do governo federal para implementar uma política voltada a essa etapa
Percursos Alternativos para a educação étnico-racial
Esta plataforma traz conteúdos gratuitos sobre a temática para estudantes, docentes e gestoras(es)
Material de apoio à recomposição das aprendizagens
Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental
Por que ainda é preciso avançar na descolonização do currículo
Apesar de considerar as leis 10.639/03 e 11.645/08, a Base Nacional Comum Curricular faz pouco para trazer uma visão crítica e novas perspectivas sobre o ensino de História
Recomposição das aprendizagens: ações do APC no combate às desigualdades
As etapas propostas auxiliam o trabalho com diferentes níveis de aprendizagens, promovendo avanços
Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia
Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >
Como potencializar a recomposição da aprendizagem pós-pandemia
Considerar os aprendizados que ocorreram na pandemia, reorganizar as redes de ensino e entender que não estamos em uma corrida são algumas das bases desse processo para o Cenpec; saiba mais
6 obras literárias para trabalhar com adolescentes e jovens
Protagonismo juvenil, questões raciais e diálogo com a BNCC são alguns dos aspectos presentes nesses livros, aprovados no PNLD 2021 para o ensino médio
PNLD: livros didáticos na garantia de educação de qualidade com equidade
Entenda mais sobre essa importante política pública, conheça o histórico do Cenpec na elaboração dos seus guias e confira dicas para fazer escolhas fundamentadas
Apoio Pedagógico Complementar: tutorias para recomposição de aprendizagens
Técnicas(os) e pontos focais dos 17 municípios do Conisul Alagoas participaram de encontros sobre planejamento e diagnóstico
Tecnologias digitais nos currículos escolares
Conheça o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, produzido pelo Cieb, e entenda a importância de docentes e estudantes desenvolverem competências digitais
A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício?
Os autores Aldeir Rocha e Maria de Salete Silva falam sobre a importância da intencionalidade pedagógica e dos aspectos cognitivos no cotidiano escolar
Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização
Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem
#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?
Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia
Como implementar os currículos alinhados à BNCC
Princípios, tempos e espaços de ensino e aprendizagem, materiais pedagógicos e priorização curricular são abordados no guia do Movimento pela Base