Que tal apresentar às(aos) estudantes noções de educação financeira, trabalhando as diferenças entre pagamento a prazo e à vista? Autoria: Educação&Participação.
Sensibilização para se distinguir os benefícios e os prejuízos de comprar a crédito.
Computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet, folhas de papel pardo.
Conscientizar-se sobre a diferença de custos dos produtos e serviços na situação de pagamento à vista ou a prazo.
Identificar os juros embutidos nas prestações de compras a crédito; saber optar pela melhor forma de pagamento.
Adolescentes e jovens
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
1 encontro de 1h30 cada
Início de conversa
O contexto atual aproximou crianças, adolescentes e jovens dos temas da educação financeira. A convivência mais próxima em razão do distanciamento social para o combate da pandemia de Covid-19, assim como a crise econômica, evidenciada pela alta dos preços dos produtos de diversos gêneros, acompanhada do aumento do desemprego passaram a ser assuntos do cotidiano da maioria.
Com isso, a importância de tratar de temas como poupança, crédito, juros, dívida tanto no ambiente familiar como na escola e em outros ambientes educativos se tornou inegável.
Desde 2018, a educação financeira é um dos temas a serem trabalhados no currículo escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que ela deve estar presente de forma transversal nas diferentes disciplinas.
Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.”
BNCC do Ensino Médio (MEC, 2018.)
Apesar disso, os temas da educação financeira ainda são pouco tratados na educação. No entanto, é preciso sanar essa lacuna, já que se trata de conhecimentos que ajudarão crianças, adolescentes e jovens a fazer escolhas conscientes para realizarem sonhos, planejarem o futuro e adotar atitudes responsáveis na coletividade.
Os conceitos de educação financeira devem ser trabalhados de forma transversal por todas as áreas do conhecimento na educação básica.
A abordagem transdisciplinar contribui para que o conhecimento construído extrapole o conteúdo escolar, uma vez que favorece a flexibilização das barreiras que possam existir entre as diversas áreas do conhecimento, possibilitando a abertura para a articulação entre elas. Essa abordagem contribui para reduzir a fragmentação do conhecimento ao mesmo tempo em que busca compreender os múltiplos e complexos elementos da realidade que afetam a vida em sociedade.”
MEC, 2019
Na prática
Um dia antes da oficina, que prestem atenção nas propagandas veiculadas pela TV, na internet ou em revistas ou jornais, escolham uma e anotem:
o nome do produto da propaganda;
preço do produto;
condições de pagamento ofertadas para a compra do produto: à vista e a crédito.
Abra a roda do dia, socializando as informações trazidas. Enquanto vão falando, registre na lousa ou numa apresentação compartilhada, conforme o quadro a seguir:
Produto
Preço à vista
Número de prestações
Valor das prestações
Preço final
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
————
A seguir, proponha que calculem juntas(os) o preço final de cada produto, multiplicando o valor de cada prestação pelo número delas, para identificar e comparar esse valor com o preço à vista.
É o mesmo? Se for, Vocês acham que vale a pena a compra? E se for maior? Não se compra?
Dê um intervalo de tempo para a discussão e, em seguida, projete o vídeo “Eu vou levar”, da série Eu e meu dinheiro (Banco Central do Brasil):
Em seguida, proponha uma reflexão sobre a ação dos protagonistas do vídeo:
Que atitude acham que foi a mais adequada? Por qual motivo? Quais as consequências de se comprar por impulso? Essas consequências atingem apenas a pessoa, individualmente?
Considere que o consumo contribui para a devastação dos recursos do planeta. Chame a atenção da turma para as estratégias de vendas. Ao tomar consciência do que o marketing e o comércio fazem para vender, elas e eles terão mais subsídios para resistir às tentações do consumo e das armadilhas que aparecerem.
E por que é importante resistir a tais armadilhas?
Porque elas podem levar ao endividamento. A pessoa tem a sensação de que as prestações são baratas, por isso fazem outras compras à prestação, aparentemente, baratas, também, e seu orçamento fica comprometido, não conseguindo pagar o que tem normalmente de gastos com casa, comida e roupa e mais as prestações. Não pagando os juros, das prestações se avolumam e a dívida se torna uma bola-de-neve, aumentando cada vez mais…
Deixe claro que algumas atitudes são mais saudáveis e trazem benefícios e sossego para as pessoas, como poupar para poder comprar à vista, comprar quando realmente se têm necessidade e após várias pesquisas de preço.
E se o produto ou serviço for de muita necessidade e poupar para chegar ao valor total do produto levar muito tempo?
É importante ter flexibilidade para enxergar as condições e circunstâncias que nos envolvem em determinados momentos da vida e tomar a decisão mais adequada.
É claro que é bom ter a atitude de poupança constante, para manter uma reserva financeira, mas nem sempre essa poupança dará conta de resolver o problema que estamos enfrentando num determinado momento de nossa vida. Nesse caso, se a compra de um produto ou de um serviço for muito necessária, comprar a prazo pode ser uma opção. Em tal circunstância, é importante procurar por prestações com taxas menores de juros e associar qualidade adequada a preço.
É importante reconhecer que nossas escolhas envolvem emoção e razão e ambas devem estar equilibradas na hora do consumo. Se prevalecer a emoção, podemos tomar atitudes por impulso e momentâneas, mas, por outro lado, se formos estritamente racionais, poderemos nos privar de algo necessário ou que nos dará prazer.
Há alguns cuidados que devemos tomar quando formos consumir. Pergunte a elas e eles o que indicariam após terem assistido e discutido o vídeo e aponte outros, como os do quadro abaixo, registrando num cartaz para ficar afixado na sala ou numa apresentação compartilhada.
Cuidados na hora de comprar:
1. Se a pessoa tem o dinheiro para a compra:
– Informar-se sobre o valor de desconto do custo do produto se for à vista. É muito comum vermos anúncios com a condição de pagamento de “10x sem juros no cartão” , por exemplo. Mas, na verdade, os juros estão embutidos no valor do produto. Outras vezes, os vendedores dão desconto para pagamento em dinheiro (à vista) ou em cheque para se livrarem das taxas do uso de cartões. Se já possui metade do valor da compra poupado, melhor esperar ter o restante para comprar à vista e obter mais desconto.
2. Se a pessoa não tem o dinheiro poupado para a compra:
– Perguntar se a prestação estipulada cabe no orçamento ou se é possível cortar algum gasto para que ela caiba no orçamento, pois, a partir do contrato feito, todo mês deverá estar disponível a quantia para efetuar esse pagamento.
– Pesquisar preços em vários locais e na internet.
– Calcular o valor das prestações e ver se coincide com o valor ofertado à vista.
Hora de avaliar
Terminado o debate, avalie com eles como foi a oficina:
Ajudou a compreender melhor o incentivo do consumo e suas estratégias para convencer a comprar?
O que aprenderam com as atividades desenvolvidas?
Para ampliar
Em grupos, poderão criar e encenar uma situação de consumo, em que apareçam as atitudes mais compatíveis com o consumo consciente.
Agora é com você: o que mais faria?
Publique suas sugestões nos comentários desta oficina.
Para saber mais
Banco Central do Brasil: Especialistas debatem o episódio “Eu vou levar”:
Fontes de referência
Dessen, Marcia Belluzo. Cuide bem do seu dinheiro. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.