Esta é a nona de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
Prática de consciência corporal e brincadeiras tradicionais
Computador, tablet ou celular com acesso à internet; tapetinhos; barbante.
Explorar as linguagens expressivas das crianças, por meio de trava-línguas e das brincadeiras cama de gato e elefante colorido.
Desenvolver a expressividade, a comunicação e a sociabilidade entre as crianças por meio do brincar espontâneo.
Crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
2 encontros de 1h30 cada
Início de conversa
Na Educação Infantil há lacunas na justificativa e nos fundamentos para o brincar na infância. É importante ampliar esses conteúdos, situando o brincar como elemento vital de aprendizado expressivo e estruturante.
O brincar espontâneo precisa ser ainda mais valorizado entre educadoras e educadores, que acabam se responsabilizando pelas escolhas de materiais e pela organização geral das brincadeiras.
Nesta oficina, sugerimos atividades que envolvam o brincar espontâneo por meio de trava-línguas e das brincadeiras cama de gato e elefante colorido.
Na prática
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:
Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?
Escolha um lugar seguro para as crianças ficarem descalças ou disponibilize tapetinhos. Oriente-as a formar um círculo. Com elas, faça respirações e expirações para liberar tensões e acalmar a mente.
Ambiente remoto Peça às crianças que façam a atividade corporal sobre um tapetinho em casa. Explique previamente como serão feitas as respirações. À medida que você orientar os movimentos respiratórios, aguarde alguns minutos para que cada criança repita o movimento. Nesta oficina, é interessante que a criança esteja acompanhada de um adulto ou uma criança mais velha para praticar as brincadeiras, especialmente a cama de gato.
Pergunte:
Como você está se sentindo agora?
Deixe que as crianças se expressem livremente. Peça que digam quais as brincadeiras de que mais gostam.
🐱 Cama de gato
Pergunte se elas conhecem a cama de gato.
Divida a turma em duplas e disponibilize pedaços de barbante com as pontas unidas por um nó. Explique que cada criança deve trançar o barbante entre os dedos, formando um “X”. O colega pegará o “X” e fará um novo trançado.
Se julgar necessário, demonstre a brincadeira com uma das crianças. Circule entre as duplas. Deixe que brinquem livremente.
Ambiente remoto Apresente o vídeo com as instruções da cama de gato. Oriente a criança a fazer a brincadeira com um adulto ou outra criança em casa.
🤪 Trava-língua
O trava-línguas é uma brincadeira que contribui para o desenvolvimento da dicção na Educação Infantil. Apresente alguns trava-línguas:
A abelha abelhuda abelhudou as abelhas. O bode bravo berra e baba na barba. Dorme o gato, corre o rato e foge o pato. José junta jabuticabas na jarra. Pedro pregou um prego na porta preta. O rato roeu a roupa do rei de Roma. Sabia que o sabiá sabia assobiar? Alô, o tatu taí? Não, o tatu não tá.
Você também pode ouvir com eles esta canção em ritmo de RAP, do Mestre P:
Promova a participação coletiva, deixando as crianças brincarem. Se julgar apropriado, apresente uma imagem com os elementos dos trava-línguas (abelha, bode, gato, rato, pato, jabuticaba…) e explore as cores e as formas ou traga uma canção de seu repertório em que apareçam esses elementos.
🐘 Elefante colorido
Fale para as crianças:
Elefante colorido.
Elas perguntam:
Que cor?
Responda:
Eu quero a cor…
Indique uma cor. As crianças devem buscar objetos que tenham a cor indicada. Elas têm 10 segundos para apresentar o objeto. Enquanto isso, você bate palmas em contagem regressiva. Ganha quem localizar mais objetos. A cada cor, oriente-as a contar o número de objetos localizados.
Ambiente remoto Promova a brincadeira Elefante colorido. Oriente as crianças a buscar a participação de um adulto ou de outra criança em casa.
Para inspirar
O brincar é a linguagem da criança, é a forma como a criança aprende, conhece e experimenta o mundo, o outro e a si mesma.
Resgate brincadeiras e construa um repertório de brincadeiras. As educadoras mais velhas costumam ser guardiãs das brincadeiras e dos brinquedos tradicionais e podem ser uma fonte de aprendizado e troca.
Sugerimos dois vídeos com o educador Francisco Marques. No vídeo Apresentação de Chico dos Bonecos, ele apresenta na prática as brincadeiras com as crianças e os pais.
Em Percursos da arte na educação, Chico dos Bonecos reflete sobre o papel da brincadeira na Educação Infantil e para além dela.
Assista também ao documentário Caramba, carambola: o brincar na escola! Produzido pelo Itaú Social com base no projeto Brincar (Cenpec), é uma fonte de depoimentos de educadoras e pesquisadoras da infância e de imagens de contextos considerando o brincar não apenas como linguagem da infância, mas também como forma de estar em contato consigo.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.