Reaproveitamento do lixo e de materiais considerados “sucata” com a construção de esculturas.
Sucatas de diversos tipos (jornais e revistas velhos, embalagens plásticas, garrafas tipo PET usadas, retalhos de tecido).
Tesoura.
Cola.
Pincel atômico.
Tintas variadas.
Flip chart ou cartolina para registros e cartazes.
Imagens (fotografias ou reproduções) de obras de escultores brasileiros e estrangeiros.
Despertar a consciência sobre a importância do reaproveitamento do lixo e de materiais considerados “sucata”.
Desenvolver o senso estético e a capacidade de produção artística. Promover a formação cidadã dos estudantes.
Crianças e adolescentes.
Sala ampla ou espaço aberto, com mesas ou bancada.
1 encontro de 90 min
Início de conversa
Em nosso cotidiano, muitos materiais são usados e descartados, gerando imenso volume de lixo que se acumulam em aterros, lixões a céu aberto ou mesmo em rios e na rua. Os danos ambientais e à saúde causados por esse descarte inadequado são inúmeros.
Apesar de as práticas de coleta seletiva, reciclagem e compostagem estarem cada vez mais conhecidas, este é ainda um grande problema em nossa sociedade. O sistema de coleta seletiva ainda ser restrito, a reciclagem envolve gasto de água e energia também prejudiciais ao meio ambiente, e ainda há poucas informações que estimulem as pessoas a adotarem a compostagem em seu dia a dia.
Dar um novo uso a materiais que a princípio iriam para o lixo pode ser um caminho criativo para esse problema socioambiental.
Muitos artistas usam diversos tipos de materiais considerados lixo ou sucata como matéria-prima para suas composições. Um dos mais peculiares artistas brasileiros nessa tendência é o sergipanoArthur Bispo do Rosário (1909-1989). Outro destaque é o polonês Frans Krajcberg (1921-2017), que viveu mais de 50 anos no Brasil.
Na prática
Preparação
Antes de mais nada, mobilize sua turma (e a comunidade) para separar materiais que seriam jogados no lixo mas que possam ser reaproveitados (veja a oficina “De onde vem esse lixo?”). Alguns materiais, como embalagens plásticas de alimentos, precisam ser higienizados antes de serem guardados e reaproveitados. Lavá-los com água e sabão costuma ser suficiente para retirar possíveis detritos orgânicos. Oriente a turma a proceder a essa higienização antes de guardar os materiais.
Uma vez separados os materiais, num dia combinado com a turma, reúna no centro da sala o que foi recolhido. Promova uma conversa a respeito dos materiais, discuta sobre possíveis formas de aproveitamento desses materiais, ouça suas opiniões a respeito e estimule-os a tomar parte da conversa. Se achar adequado, registre, por escrito, uma síntese desse momento.
E se? Em certas circunstâncias, você poderá precisar de um local (uma sala, um armário, uma caixa, etc.) para armazenar os materiais recolhidos pelos meninos e meninas. Verifique se isso é possível na sua instituição/escola.
É importante verificar também se os pais ou responsáveis concordam em que os meninos e meninas recolham os materiais para a realização da oficina. Caso não seja possível, você mesmo se organiza para recolher os materiais necessários. Em todo caso, será importante envolver a comunidade nessa tarefa, porque os objetivos dessa oficina consistem em conscientizar a turma sobre a importância do reaproveitamento do lixo. Envolver a comunidade poderá ser produtivo para todos.
Observação e debate sobre as esculturas
Em seguida, monte na sala uma pequena exposição com as imagens selecionadas por você. Para obter essas imagens, você pode consultar sites ou livros especializados em arte, imprimir as imagens e organizá-las em cartazes.
Lista de alguns escultores brasileiros e estrangeiros a partir do século XX (os links levam para páginas da Enciclopédia Itaú) :
Estimule a turma a observar essas esculturas e, depois de alguns momentos, converse sobre as obras visualizadas:
Do que são feitas?
Como podem ter sido feitas?
Como podem ter sido feitas?
O que representam?
Que sensações, sentimentos e ideias despertam?
Etc.
Criando esculturas com sucata
Terminada a conversa, convide os meninos e as meninas a se imaginarem como escultores: organize pequenos grupos e proponha que cada turma produza uma escultura, modelando, colando, reaproveitando os materiais selecionados. Cada escultura deve apresentar um título e o nome dos seus autores. Ao final, cada grupo expõe o seu trabalho aos demais, explicando como foi feito, com o quê, o que representa.
Com essas esculturas, você poderá organizar uma pequena exposição com os meninos e meninas , convidando a comunidade a fazer parte nesse momento.
Hora de avaliar
Após ter realizado a oficina e depois da exposição dos trabalhos, retome a conversa sobre os materiais utilizados e verifique se os meninos e meninas conseguiram perceber a importância do reaproveitamento do lixo e, principalmente, o fato de que muitos materiais podem servir a finalidades diversas, mesmo depois de utilizados para o fim a que se destinam originalmente.
Assim, você verificará se a turma pôde desenvolver a noção do que é “REUTILIZAR” (um dos cinco Rs do consumo sustentável: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar, recusar).
O que mais pode ser feito?
Em muitas centros urbanos, em feiras e mercados de pulgas, há trabalhos realizados por artistas populares. Muita dessa produção artística é feita com base no reaproveitamento de materiais. Pode ser interessante levar a turma a conhecer alguns desses artistas, ocasião na qual eles poderão conversar sobre como as obras são feitas, os materiais utilizados, a procedência etc. dos materiais.
É possível que em sua cidade ou região haja centros de coleta e tratamento/reaproveitamento de lixo e resíduos. Você pode organizar com sua turma uma visita a um desses locais.
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